Ações para evitar o ataque de phishing

6 DICAS PARA NÃO SER ALVO DE UM PHISHING

910 313 Microservice

O ataque de phishing continua sendo uma das principais portas de entrada dos criminosos cibernéticos nas empresas. Apesar de toda informação e conhecimento que há sobre o assunto, infelizmente ainda acontecem muitos ataques bem-sucedidos. Segundo relatório da Trend Micro, tivemos mais de 270 milhões de bloqueios em mensagens de e-mail apenas no mês de setembro deste ano, colocando o Brasil na segunda posição como país que mais recebe ameaças pelo meio eletrônico.

Neste post abordamos 6 dicas para auxiliar você a preparar a sua empresa para não ser alvo de um phishing. Confira.

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1.Prepare sua equipe

A frase “a prevenção é o melhor remédio” aplicasse também ao meio online. Sabemos que o principal alvo do phishing é o usuário e uma equipe preparada e informada diminuirá em muito as chances de um ataque vitorioso.

Uma das formas é simular um ataque de phishing, aonde é enviado um e-mail falso aos colaboradores com estratégias similares as usadas pelos cibercriminosos. No teste é possível visualizar as interações dos usuários com o e-mail: se abriram, clicaram no link, forneceram as credenciais ou não. A partir dos resultados da simulação, com um plano de ação bem aplicado, você terá uma equipe muito mais preparada e informada para evitar um possível ataque real.

Teste de Phishing

 2. Conscientização dos colaboradores

Uma das principais ameaças das empresas é o comportamento do usuário. Colaboradores desavisados podem compartilhar informações sigilosas, como senhas, abrindo um caminho muito mais fácil para um hacker, ou pessoa mal-intencionada, roubar informações e muitas vezes causar danos financeiros ou de imagem perante ao mercado. 

Portanto, além de realizar um teste de phishing, crie ações de conscientização como agendas periódicas com as equipes de negócio e/ou um newsletter de TI para compartilhar dicas e informações sobre segurança da informação. A equipe de tecnologia precisa mostrar aos colaboradores os modelos frequentes de spear-phishing, como identificar esses e-mails e instigá-los a se questionar antes de abrir algum conteúdo suspeito e inserir as credenciais.

 3 Análise de Vulnerabilidade 

Além de entender o quão propício os usuários estão para um ataque spear-phishing, é importante conhecer as vulnerabilidades que um hacker poderá explorar no ambiente da empresa. Uma forma eficaz de ter a visibilidade das ameaças que possam estar presentes no próprio negócio é realizar uma Análise de Vulnerabilidade.

A Análise de Vulnerabilidade consiste em simular um ataque real ao ambiente da empresa, como se fosse realizado por um hacker. A partir disso é feito uma análise, com levantamento de todos os pontos de falhas, e o desenvolvimento de um plano de ação para correção e mitigação das vulnerabilidades.  Desta forma, a empresa se previne contra possíveis ataques.

Análise de Vulnerabilidade

4.  Proteção dos usuários

Atuar com uma camada de proteção anti-malware robusta para usuários, corrige comportamentos inadequado no âmbito de segurança, protegendo de ataques direcionados a eles. Contudo, é fundamental que seja aplicada uma camada de anti-spam, anti-malware e anti-phishing que atue antes mesmo do servidor de e-mail, filtrando conteúdos maliciosos e bloqueando para que não cheguem ao serviço de e-mail.

No mercado existem várias opções de ferramentas, porém é importante a consciência que só a tecnologia não adianta. Atualmente para uma proteção eficaz é importante possuir diversas soluções com atuação nas múltiplas camadas da segurança e uma equipe especializada para o gerenciamento. Para evitar investimentos desnecessários e garantir a proteção da empresa, uma forte tendência é a escolha de um serviço de segurança gerenciada, com profissionais especializados e vantagens em relação ao investimento.

Entenda mais em POR QUE NÃO ADQUIRIR AS TECNOLOGIAS MAIS CARAS EM SEGURANÇA?

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5.Proteção de rede

 Outra camada de segurança de suma importância é a proteção de rede. Elementos como firewall, sistema de prevenção de intrusos e filtro web, garantem que o usuário não realize acessos indevidos a páginas mal-intencionadas, por exemplo.

Existem inúmeras tecnologias e fornecedores no mercado, no entanto, como no caso do antispam, é importante se atentar que não basta apenas ter uma tecnologia de ponta para garantir a proteção do ambiente. Um serviço de segurança gerenciada com uma empresa especializada engloba tecnologia e profissionais que garantirão proteção contra ameaças conhecidas e dia zero.

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6.Política de Gestão de Senhas

Para evitar a invasão em redes e contas específicas é preciso fazer uma gestão adequada das senhas, adotar uma política interna e orientar os usuários sobre a importância de prezarem para o sigilo da senha.  

Trabalhar a conscientização do usuário para que não criem senhas óbvias, fracas, fáceis e, principalmente, a mesma senha para todas as contas.  E, parece óbvio, mas vale reforçar a orientação para nunca compartilharem as senhas.  

Ter rotinas como a troca de senha periodicamente e estipular padrões de senha utilizando caracteres, letras e número ajudam a fortalecer a segurança da empresa. Já que o ataque não acontece no momento exato em que o usuário forneceu a senha, o que pode auxiliar a evitar o a invasão à empresa. 

 Confira 8 boas práticas de gestão de senha

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