Case de sucesso | HJ Tinturaria recupera dados roubados através de backup em nuvem e volta a operar em tempo recorde

1024 356 Microservice

A HJ Tinturaria foi fundada em 1992, ou seja, conta com quase 30 anos de mercado.  A empresa nasceu da vontade de desenvolver soluções têxteis de valor, buscando o aprimoramento constante através de ideias criativas. É com esta atitude de parceria e troca de experiências que eles se uniram a pessoas e empresas para oferecer serviços de tingimento e acabamento têxtil com inovação, tecnologia e sustentabilidade.

A HJ é parceira da Microservice há quase 10 anos em projetos e sustentação de infraestrutura, backup e agora firewall. Antes de terem a solução de backup como serviço junto com a Microservice, algumas regras de segurança eram feitas pelo próprio time de TI interno e nem sempre estavam adequadas às melhores práticas de mercado.

O problema

Em janeiro de 2019 uma invasão por ransomware em parte da infraestrutura de TI da empresa teve acesso diretamente aos servidores, os deixando offline. Ao perceber o ocorrido, o time da HJ tentou acessá-los, mas já não era possível, seu acesso estava bloqueado.

A solução

A Microservice foi acionada para analisar a causa do problema. Foi então identificado pela equipe de suporte que o ambiente de virtualização estava criptografado, sendo impossível iniciar as máquinas virtuais e isto estava sendo causado por um ransomware.

Imediatamente foi solicitado ao time da HJ o bloqueio de entrada no firewall e a alteração de todas as senhas dos usuários do Active Directory. Após algumas tentativas de descriptografar os dados e visto que não estava sendo efetivo no processo, foi repassada a tratativa ao especialista em backup da Microservice, Maurício Carvalho, que analisou a situação e informou ao Deivison, gerente de TI da HJ, a gravidade da situação.

Imediatamente foi tomada a decisão de iniciar a formatação dos hosts de virtualização e restore de todas as máquinas virtuais do Cloud Backup. Ao iniciar o restore do ambiente foi priorizada a cópia do backup que estava local, porém, após estimativa do restore, foi percebido que seria 5 vezes mais lento recuperar os dados localmente, assim, a melhor opção neste caso foi recuperar todo o ambiente que estava em nuvem sem utilizar a cópia local.

O tempo de restauração foi de meia noite até cerca de 16h do dia seguinte.

“O pessoal ficou impressionado por ter reestabelecido todo o ambiente em menos de 24 horas.” ressalta Deivison.

Para Deivison

“O backup é um aspecto que as organizações veem somente como uma despesa, mas só entendem a importância quando ocorre algo como uma invasão. Mesmo que as equipes de TI já estejam mais atentas a este fato, os níveis de diretoria acabam ignorando a necessidade de ações preventivas como o backup. Depois do ocorrido a diretoria da HJ passou a perceber a TI como um setor de valor para a empresa.”

O diretor de Marketing da HJ, Guilherme, declara que reconhece a Microservice como parceiro estratégico e que o diferencial está no atendimento, e destaca:

“O maior ganho foi com a segurança. Depois dessa invasão e da rápida resposta, deram mais atenção à necessidade de segurança da informação na empresa”

MATRIZ - BLUMENAU / SC (47) 3322-2343   |  DEMAIS LOCALIDADES:   SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 MG (31) 4063-7161 PR (41) 4063-7161 RS (51) 4063-7161 PE (81) 4062-9072