Proteção de dados

Perda de dados: 6 impactos negativos para as empresas

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A transformação digital mudou o modelo dos negócios. Existe mais conectividade, mais interação, troca de informações e dados, o que também aumentou a vulnerabilidade das empresas. Ter a garantia da integridade de seus dados, principalmente os considerados críticos para a organização, tornou-se ainda mais importante e necessário. Os impactos da perda de dados podem trazer resultados bastante negativos para a empresa.

Veja também as Preocupações do negócio na transformação digital

Alguns exemplos de casos de perdas de dados

Há muitas possibilidades de ocorrências que podem causar perda de dados nas empresas como desastres naturais, incêndios, roubos, ou até mesmo erro humano, o que não é difícil de acontecer.

Por exemplo, alguns casos de desastres naturais recentes no mundo:

– o Furacão Maria devastou a República Dominicana e Porto Rico,

– o terremoto de magnitude 7.1 atingiu a cidade do México

– Furacão Irma provocou muita destruição no Caribe e seguiu pela Flórida nos Estados Unidos.

– o fogo de incêndios florestais destruiu a costa da região de Ática, um típico paraíso de resorts de verão no sul da Grécia.

Casos de perdas de dados

World Trade Center: Empresas tiveram que encerrar seus negócios

Outro exemplo importante é o atentado ao World Trade Center, nos Estados Unidos, quando as torres gêmeas foram atingidas pelos ataques aéreos. Muitas empresas tiveram que encerrar completamente seus negócios em unção da completa perda de dados, pois faziam seus backups no local.

Os casos podem parecer distantes da nossa realidade, mas no Brasil também sofremos com alguns desastres naturais que podem ocasionar a perda de dados de forma inesperada como as fortes chuvas de verão, alagamentos ou enchentes, tempestades com muitos raios. Lembre-se que o Brasil é considerado uma área onde ocorrem muitas descargas elétricas desse tipo. Confira o case dos servidores do Google na Bélgica, o qual foram atingidos por 4 raios e perderam os dados armazenados.

Precisamos levar em conta ainda a interferência humana como possível impacto deperda de dados. Pode ser apenas um erro involuntário como apagar acidentalmente alguma informação importante. Ou com propósito definido, aonde ao sair da empresa por uma demissão mal resolvida, o colaborador leva junto algum dado importante ou apaga de propósito antes de deixar a companhia.

 Os impactos que esses incidentes podem trazer

Incidentes que atingem os recursos tecnológicos da empresa e provocam a perda de dados ou interferem no uso das aplicações podem trazer diversos impactos negativos:

1- Parada na produção

Se ocorre uma perda de disponibilidade ou integridade dos dados, isso pode refletir diretamente na parada de produção da empresa. Hoje em dia, com a chegada da Indústria 4.0, máquinas dependem de determinadas informações para funcionar. E uma falha neste sentido pode parar completamente um processo produtivo.

2- Produtividade afetada

Uma parada de produção, seja ela de quanto tempo for, sempre impacta na produtividade. Uma indústria que produz um determinado item, vai fazer uma quantidade menor de peças, por exemplo. Um comércio que vende pode reduzir o número de artigos comercializados porque precisou ficar parada em razão de uma falha na disponibilização dos dados.

3- Perda financeira

Se a empresa produz menos ou vende menos isso logo pode trazer prejuízo financeiro, já que as margens de ganhos estão cada vez mais justas e qualquer parada pode ser significativa para os resultados.

Leia mais em Como evitar prejuízos com o vazamento de informações. 

4- Experiência de usuários e clientes

A perda de dados pode interferir no funcionamento dos sistemas, das aplicações, o que interfere diretamente no uso desses mecanismos. Isso pode trazer uma experiência negativa para usuários e clientes. Por exemplo, a pessoa quer comprar um determinado produto e não consegue acessar a loja virtual ou incluir aquele item específico que está procurando porque ele desapareceu do sistema. Isso pode fazer com que a pessoa não faça uma nova tentativa de interagir com aquela empresa.

5- Imagem da empresa no mercado

Uma companhia que não consegue produzir seu produto adequadamente por falhas no processo ou não consegue atender seus consumidores com eficiência por falhas nos sistemas logo acaba tendo sua imagem afetada no mercado. Além de utilizar serviços e comprar, os consumidores também costumam compartilhar suas experiências, e se a ocorrência foi negativa, certamente será multiplicada na rede e vai atingir a credibilidade da organização.

6- Fechamento das operações

O impacto mais extremo seria o fechamento completo das operações. Se a empresa tem uma perda de dados grave, que afete seus processos ou denigra completamente sua imagem, isso pode levar até mesmo à falência do negócio.

Leia também sobre os 4 desafios atuais das empresas com relação a segurança

O que fazer para se proteger?

O que fazer então para se proteger e evitar tantas possibilidades de impactos negativos para os negócios?

Em primeiro lugar é preciso se programar e se prevenir com antecedência. Os gestores não podem esperar que aconteça algum evento imprevisto para só então agir e proteger a empresa. Pensar em um plano de recuperação somente depois que o problema ocorrer pode ser tarde demais.

A empresa precisa definir qual a importância das aplicações e qual o impacto que as falhas podem trazer para o negócio. Precisam ser estabelecidas ações e protocolos que devem ser colocados em prática imediatamente quando for necessário enfrentar algum desastre, para que as perdas sejam as menores possíveis.

Confira o case de backup em nuvem da Iris Monitoramento

Adote algumas práticas de proteção de dados

  • Tenha o backup alinhado ao seu negócio.
  • Tenha claro seu RTO (Recovery Time Objective: Tempo de Recuperação) e o e RPO (Recovery Point Objective: Ponto de Recuperação).
  • Tenha mapeada a criticidade de cada solução.
  • Tenha controle do que entra e do que sai do seu ambiente.
  • Monitore e aprimore sempre a eficiência do seu backup.
  • Use um processo claro para tornar a gestão mais simplificada e dinâmica.
  • Adote processos documentados, de fáceis ajustes e atualizações.
  • Integre a solução de backup ao seu ambiente.
  • Tenha controle dos backups.
  • Faça validações periódicas.

Quer mais informações sobre como fazer um backup eficiente que proteja os dados de sua empresa? Conheça a nossa solução Microservice Cloud Backup ou entre em contato com os especialistas da Microservice.

 

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