Case de sucesso | Acearia Frederico Missner conquista performance e retorno do investimento com e-mail Microsoft 365

Localizada na cidade de Luiz Alves, Santa Catarina, a Acearia Frederico Missner tem mais de 50 anos de história na fundição de peças em aço e ferro nodular sob encomenda. Ao todo, a empresa conta com mais de 450 colaboradores e mantém clientes fidelizados desde sua fundação, em 1971.

O desafio

Com cerca de 50 usuários de TI, a empresa sofria com as variações dos custos de licenciamento de e-mail para todos os colaboradores, que flutuavam segundo a cotação do dólar. Para resolver esta questão, foi feita a migração dos e-mails para um ambiente interno vinculado ao firewall – mas a ação não teve os resultados esperados.

A despeito de resolver o desafio dos altos custos, a nova solução para os e-mails apresentava sérios problemas de desempenho, performance e velocidade. A carga que era exigida do firewall comprometia a produtividade dos colaboradores e até mesmo a segurança da empresa.

André Vieira, Analista de TI responsável pela Infraestrutura de tecnologia da Acearia, complementa:

Na solução interna, os usuários demoravam cerca de 15 minutos para encontrar um e-mail antigo, isso comprometia as entregas e o relacionamento com o cliente.

A solução

Ao cotar soluções para a melhora na performance dos e-mails, a empresa procurava por uma ferramenta que proporcionasse redução de custos em relação à primeira solução contratada, mas sem perder em usabilidade, produtividade e desempenho.

Foi assim que a solução escolhida foi o Microsoft 365, ferramenta completa com gestão de e-mails corporativos e conectividade com a gama de soluções Microsoft.

A AFM já era parceira Microservice para outras soluções e, segundo André, dentre todas as cotações feitas, foi a que ofereceu melhores preços e condições de pagamento devido à parceria de nível Gold com a Microsoft, além do bom relacionamento entre as empresas e excelentes experiências prévias.

Começou, então, o processo de migração para o Microsoft 365. Embora a quantidade de usuários de e-mail fosse relativamente pequena, a volumetria dos e-mails era grande, o que preocupava André e a gestão da empresa.

Apesar do desafio, em um esforço conjunto de planejamento e estratégia entre a Microservice e a AFM, o plano de migração foi claramente instituído, com etapas, gatilhos e soluções para possíveis problemas, deixando o cliente sempre ciente do processo e seus resultados.

A migração foi finalizada dentro do tempo esperado, com todos os desafios transpostos e entregue conforme estabelecido no plano inicial.

O técnico Hantuanne me passou muita segurança sobre a migração em si devido ao alto conhecimento técnico da Microservice. A migração ocorreu dentro do prazo esperado e do que foi acordado. Sempre fui bem atendido e tive acompanhamentos próximos das etapas pelo Hantuanne, a executiva da conta e o Eduardo Zim, Gerente de Projetos da Microservice.

Os resultados

Para surpresa de André e da diretoria da AFM, os usuários se adaptaram muito melhor do que o esperado. Segundo ele, a solução Microsoft 365 é intuitiva e promove a usabilidade de forma mais rápida e prática.

Agora, a performance de e-mails atende às necessidades da empresa e é muito mais fácil encontrar os e-mails e organizá-los. Além disso, as práticas da Microsoft promovem mais segurança e disponibilidade, com o benefício de que a gestão da nuvem não está sob responsabilidade da AFM, permitindo à equipe técnica focar em estratégias para o core do negócio.

Outro benefício é que os e-mails podem ser acessados pelos colaboradores da Acearia de qualquer lugar com acesso à internet, promovendo acessibilidade com gestão de acessos e segurança.

Para finalizar, André destaca:

Gostaria de parabenizar a Microservice pelo desempenho, cuidado e zelo, do início ao fim do projeto. Não tenho o que reclamar, foi muito boa a migração!”

5 vantagens de contar com o serviço de e-mail do Microsoft 365

A jornada de sucesso da Acearia Frederico Missner comprova a eficácia do sistema de e-mail comercial do Microsoft 365, um dos principais diferenciais do pacote de soluções para empresas.

A seguir, acompanhe 5 vantagens de migrar para o serviço:

Interface intuitiva para administração

Simplificada e de uso intuitivo, a interface de administração do Office 365 permite gerenciar domínios/licenças; solicitar suporte e adicionar recursos, usuários e grupos em pouco tempo.

Vale mencionar, ainda, que é possível lançar mão do PowerShell para acionar comandos mais específicos, além de ficar a par de todas as atualizações da plataforma com facilidade. A interface também oferece exibição personalizada de todos os recursos em uso no seu negócio!

Capacidade de armazenamento

A Microsoft oferece nada menos do que 50 GB de espaço para cada usuário (o que contempla mais de 600 mil e-mails ou 50 mil documentos em PDF), assim como 1 TB em hospedagem de arquivos na nuvem via OneDrive (serviço de armazenamento cloud incluído no Office 365).

Recursos de auditoria e segurança digital

Com as ferramentas de auditoria e geração de relatórios do Microsoft 365, é possível verificar o uso de um determinado serviço por usuário, disponibilizando licenças específicas sob demanda de acordo com as necessidades de cada colaborador.

A solução também engloba o rastreamento de todas as ações de caixas de correio, assim como a exportação de logs de auditoria para reduzir incidentes de cibercrime e roubo de dados corporativos confidenciais.

Integração completa com o Active Directory

O Active Directory (AD ou “serviço de diretório”) é um recurso da Microsoft aplicado para a gestão dos usuários de rede.

Nesse sentido, por meio da integração do Office 365 com o AD, o administrador consegue gerenciar e sincronizar as contas de usuários para ambos os ambientes. Uma vantagem é que não é preciso migrar todo o ambiente para a cloud de uma só vez: é possível manter os dois ambientes simultaneamente por tempo indeterminado.

A partir da implementação de login único (SSO) ou da adição de sincronizações de senha, os usuários podem se logar normalmente nos dois locais com suas credenciais.

Nível de qualidade Microsoft e integração com o Outlook

Serviço de e-mail do Office 365 mais utilizado no mundo, o Microsoft Exchange mantém todas as famosas funcionalidades do Outlook com o mesmo layout para web. De fato, todas as informações do Outlook (como tarefas, contatos, calendários e notas) são sincronizadas na nuvem e podem ser acessadas com facilidade de qualquer dispositivo.

Vale a pena mencionar também que a integração entre os serviços acontece através do protocolo de comunicação MAPI (o que o diferencia da concorrência, que utiliza o IMAPI).

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail