A HJ Tinturaria foi fundada em 1992, ou seja, conta com quase 30 anos de mercado. A empresa nasceu da vontade de desenvolver soluções têxteis de valor, buscando o aprimoramento constante através de ideias criativas. É com esta atitude de parceria e troca de experiências que eles se uniram a pessoas e empresas para oferecer serviços de tingimento e acabamento têxtil com inovação, tecnologia e sustentabilidade.
A HJ é parceira da Microservice há quase 10 anos em projetos e sustentação de infraestrutura, backup e agora firewall. Antes de terem a solução de backup como serviço junto com a Microservice, algumas regras de segurança eram feitas pelo próprio time de TI interno e nem sempre estavam adequadas às melhores práticas de mercado.
Em janeiro de 2019 uma invasão por ransomware em parte da infraestrutura de TI da empresa teve acesso diretamente aos servidores, os deixando offline. Ao perceber o ocorrido, o time da HJ tentou acessá-los, mas já não era possível, seu acesso estava bloqueado.
A Microservice foi acionada para analisar a causa do problema. Foi então identificado pela equipe de suporte que o ambiente de virtualização estava criptografado, sendo impossível iniciar as máquinas virtuais e isto estava sendo causado por um ransomware.
Imediatamente foi solicitado ao time da HJ o bloqueio de entrada no firewall e a alteração de todas as senhas dos usuários do Active Directory. Após algumas tentativas de descriptografar os dados e visto que não estava sendo efetivo no processo, foi repassada a tratativa ao especialista em backup da Microservice, Maurício Carvalho, que analisou a situação e informou ao Deivison, gerente de TI da HJ, a gravidade da situação.
Imediatamente foi tomada a decisão de iniciar a formatação dos hosts de virtualização e restore de todas as máquinas virtuais do Cloud Backup. Ao iniciar o restore do ambiente foi priorizada a cópia do backup que estava local, porém, após estimativa do restore, foi percebido que seria 5 vezes mais lento recuperar os dados localmente, assim, a melhor opção neste caso foi recuperar todo o ambiente que estava em nuvem sem utilizar a cópia local.
O tempo de restauração foi de meia noite até cerca de 16h do dia seguinte.
“O pessoal ficou impressionado por ter reestabelecido todo o ambiente em menos de 24 horas.” ressalta Deivison.
Para Deivison
“O backup é um aspecto que as organizações veem somente como uma despesa, mas só entendem a importância quando ocorre algo como uma invasão. Mesmo que as equipes de TI já estejam mais atentas a este fato, os níveis de diretoria acabam ignorando a necessidade de ações preventivas como o backup. Depois do ocorrido a diretoria da HJ passou a perceber a TI como um setor de valor para a empresa.”
O diretor de Marketing da HJ, Guilherme, declara que reconhece a Microservice como parceiro estratégico e que o diferencial está no atendimento, e destaca:
“O maior ganho foi com a segurança. Depois dessa invasão e da rápida resposta, deram mais atenção à necessidade de segurança da informação na empresa”
cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail
Criação de Sites em Blumenau por Vale da Web