Case de sucesso | Kohler & Cia Tinturaria e Estamparia opta por processo de adequação à LGPD com solução Microservice

Com uma capacidade de produção superior a 64 toneladas diárias e instalada em um parque fabril de mais de 30 mil metros quadrados, a Kohler & Cia Tinturaria e Estamparia é uma das maiores empresas do segmento no estado de Santa Catarina, com clientes por todo o Brasil.

O desafio

Com a obrigatoriedade da implementação de práticas e atividades relativas à adequação à lei nº 13.709 – mais conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Kohler sentiu o desafio de mapear e determinar as ações necessárias para promover mais segurança da informação e proteção de dados na empresa.

Assim, a companhia foi em busca de um parceiro que fornecesse a orientação concernente com suas necessidades e que aceitasse o desafio de tornar a Kohler totalmente adequada à LGPD.

A solução

Por se tratar de um processo complexo, Fabiano Siegel, Coordenador de TI e responsável pela adequação à lei na Kohler, optou por contratar mais uma vez a Microservice. Visto a importância do tema e a necessidade de se ter especialistas em Segurança da Informação e Direito Digital para implementar a LGPD. O projeto foi totalmente adequado ao porte da empresa, que avalia, cria o plano de ação e acompanha todas as atividades relacionadas em todos os setores da empresa, buscado assim a adequação total nos âmbitos jurídico, tecnológico e processual.

A Kohler já é cliente Microservice há anos, uma relação de confiança nas soluções, entregas e na marca. Não poderia confiar em outra empresa para esse processo.

Afirma, Fabiano Siegel.

Na primeira fase do processo de adequação, referente à entrega do Assessment com a visão geral das atividades necessárias na empresa, Fabiano Siegel confessa que ficou um tanto assustado. Segundo ele, mesmo conhecendo tão bem os setores e operações da Kohler, não tinha ideia de todas as melhorias e implementações necessárias para mitigar os vazamentos de dados e invasões que resultam em sanções e multas que podem chegar até R$50 milhões, limitado a 2% do faturamento anual da empresa. Tamanho susto se deu, pois a LGPD tem questões bem particulares, que até então nenhum setor de TI tinha a necessidade de olhar.

Os resultados

Ao falar dos ganhos obtidos por meio da solução Microservice, Fabiano destaca inicialmente a importância de ter um parceiro externo para a adequação, com uma visão de fora e que seja especializado na área.

A visão dos especialistas sobre as práticas e cultura de segurança de dados na Kohler foi essencial para que houvesse um mapeamento claro de tudo que precisava ser feito.

Outro ponto destacado por Siegel é que os atendimento periódicos e planejados no início do projeto agilizam as ações e possibilitam que os especialistas conversem com todos os setores da empresa e tirem as dúvidas dos gestores. Todo o projeto foi seguido conforme combinado inicialmente, o que confere agilidade e produtividade.

Na TI, um dos principais ganhos foi a mudança na política de acessos, que determinou corretamente a que cada um deve ver e ter acesso. Para isso, foram feitas conversas de aconselhamento e explanação da cultura de proteção de dados, os envolvendo e engajando no processo.

Além disso, quanto à segurança da infraestrutura, por já serem clientes Microservice, a Kohler já possuía uma boa camada de proteção, como firewall e antivírus contratados, e poucas contratações adicionais foram necessárias nesse sentido.

Sobre a solução, Fabiano a considera completa, oferecendo o que a Kohler precisava para garantir mais segurança para seus colaboradores, clientes e parceiros.

A Microservice não pegou leve na avaliação por já sermos cliente. Os especialistas avaliaram clinicamente nossas práticas e ambientes. Isso demonstra a seriedade e o comprometimento com o resultado real.

Finalmente, Siegel faz um alerta para empresas que consideram a adequação um mero cumprimento da lei:

Os ganhos com a adequação, como organização de documentos vitais, cultura e gestão de acessos, clareza das informações para toda a empresa, funcionários engajados e clientes que confiam na marca superam qualquer investimento necessário e ainda evitam processo trabalhistas, perdas financeiras e de imagem. Para esta e outras soluções, sempre indico a Microservice.

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail