Case de sucesso | Start-up Somei conquista alta disponibilidade em cloud e redução de custos com Smart Cloud da Microservice

A Somei é uma inovadora empresa brasileira que fornece um aplicativo de gestão e controle de vendas para microempreendedores. Ao todo, já são mais de 100mil usuários do aplicativo, que entrega gestão descomplicada e otimização de tempo.

O problema

A Somei tem uma média de 30mil usuários do app ativos simultaneamente. Isso demanda alta disponibilidade dos serviços e qualquer queda pode ser altamente prejudicial ao negócio, já que os usuários podem dar feedbacks na plataforma em que o aplicativo é disponibilizado e afetar diretamente no volume de vendas – bem como afetar o negócio dos clientes da Somei.

Como uma empresa em plena expansão, a Somei precisava de uma infraestrutura de TI que suportasse o rápido crescimento e a elasticidade da aplicação e que não demandasse um time extenso ou conhecimentos técnicos avançados no assunto. Além disso, como o gerenciamento dos ambientes era feito internamente, o esforço em garantir que o app estaria disponível 24 horas por dia demandava muito mais do que o time poderia entregar.

Após pesquisas, a Somei entendeu que ter seus ambientes de TI on-premisses não corresponderia às necessidades de elasticidade ou disponibilidade, bem como elevaria os custos de operação. No desejo de partir para a nuvem, compreendeu-se também que a empresa não possuia mão de obra ou conhecimento especializado para montar e gerenciar o ambiente cloud como o negócio demandava.

Outro desafio da start-up era o baixo orçamento. Após pesquisas de mercado, se depararam com propostas muito fora da realidade da Somei na época. Como crescer sem uma empresa que fosse parceira nessa jornada e entendesse que o negócio escalaria rapidamente?

A solução

Wellington Barbosa, Programador PI na Somei, partiu então em busca de uma empresa parceira. Seu contato com a Microservice ocorreu por indicação da Microsoft, já que a Microservice é Cloud Gold Partner da gigante global de tecnologia. Desde a primeira conversa, Wellington declara que a Microservice se esforçou em ouvir e se mostrou maleável para oferecer à Somei produtos e serviços conforme a real necessidade e personalizadas conforme a demanda, sem pacotes engessados ou soluções prontas. Acontecia aí seu primeiro contato com a solução de sustentação de Cloud Microservice, um produto realmente oferecido como serviço, do jeito que o cliente precisa, com a robustez necessária para operações estratégicas.

Outro aspecto que impressionou a Somei foi a habilidade do executivo, Jonatan Ressel, e dos técnicos Microservice em transformar informações técnicas em uma linguagem que até mesmo o CEO da Somei compreendesse e pudesse opinar, um trabalho conjunto.

Na decisão de firmar a parceria, uma das coisas que deixou Wellington muito satisfeito com o time técnico da Microservice foi que os profissionais sempre lhe apresentaram caminhos de melhoria. Mesmo quando ainda estavam no processo de contratação e não tinham certeza se fechariam a parceria, eram fornecidos insights de quais seriam os melhores caminhos para o serviço oferecido pela Somei. E então, após algumas análises de novas aquisições de tecnologia, configurações, melhorias e inovações apresentadas, Microservice e Somei chegaram ao cenário ideal. Além disso, contavam agora com monitoramento 24×7 da Microservice, sempre atenta a alterações no ambiente e com rápida resposta de profissionais qualificados em caso de incidentes.

E o orçamento que era um desafio? Sobre isso, Kauê Bueno, CEO da Somei, destaca:

É importante ressaltar o direcionamento de precificação consultivo que é um diferencial da Microservice perante as outras empresas. A Microservice teve a maleabilidade de adaptar seus produtos e preços para uma start-up. A Microservice não tinha isso modelado, mas os profissionais se adaptaram e procuraram entender sobre as melhores soluções para o cenário da Somei (muitas empresas não entendem que start-ups não tem muito dinheiro no começo, mas que são de rápido crescimento).

Resultados

A nível de negócios, Kauê declara como é importante poder contar com um parceiro que age de forma autônoma e bem orientada quanto à infraestrutura de TI, para que o time interno possa focar seus esforços no crescimento da empresa.  É a tranquilidade de saber que estão bem assessorados para manter o core do nosso negócio rodando.

Wellington, Programador PI, vê ainda outros benefícios técnicos além da rápida escalabilidade e disponibilidade conquistados com a solução Cloud Microservice. Sobre o monitoramento 24×7, ele declara:

Dormir tranquilo sabendo que tem o apoio de uma empresa olhando para a aplicação 24×7 e que tem a capacidade de corrigir o mais breve possível com especialistas é o total diferencial de qualquer outra empresa.

Wellington ainda destaca o valor do capital humano e intelectual da Microservice, que em todo o tempo procurou entender as necessidades da empresa e propor soluções inovadoras, que se adaptassem às necessidades e momento da Somei, sempre com empatia, expertise e sinergia com o negócio.

Hoje a Somei conta com alta disponibilidade e escalabilidade na infraestrutura em cloud, rápida resposta a incidentes com o monitoramento 24x7x365 e redução de custos em comparação a ambientes on-premisses.

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

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