A arquitetura Multitenant é uma das novidades mais importantes que a Oracle trouxe na versão 12c do seu banco de dados.
A empresa está reestruturando a sua estratégia de mercado, direcionando seu portfólio para a nuvem.
Podemos apontar inúmeras vantagens desta nova estrutura, contudo, as principais e mais importantes são a consolidação de várias bases em um único container, a redução de custos de infraestrutura e hardware e a simplificação na administração do banco de dados como: aplicações de patchs e clonagens de bases de dados.
Esta nova feature da Oracle está disponível apenas para ambientes Enterprise Edition e deve ser adquirida como uma option separadamente.
Segundo profissionais mais influentes da Oracle, a tendência é que aos poucos tudo vire Containers Database. Quem optar por não utilizar a option de Multitenant, a Oracle disponibilizará a versão Single tenant, durante a instalação do software, onde haverá apenas um PDB (Pluggable Database), mas não será possível não utilizar a arquitetura de Container Database.
Hoje você ainda pode optar por utilizar a estrutura convencional conforme 11g e menores, durante a instalação do Oracle 12c, porém a sugestão é utilizar a versão Single tenant já disponível, e aos poucos se adaptar a novidade.