Tempo de leitura: 9 minutos
Sem tempo para ler? Ouça este post ou baixe para ouvir mais tarde!
O home office e a modalidade híbrida já são uma realidade no mundo corporativo e devem ser implementados por cada vez mais organizações. Esse cenário fez surgir uma nova tendência que está crescendo gradativamente nos mais diversos segmentos empresariais: o BYOD.
A prática traz importantes benefícios para as empresas e colaboradores, mas por outro lado exige uma política de segurança da informação eficiente e muito bem executada. Isso porque essa tendência pode favorecer a ação de cibercriminosos e resultar em grandes prejuízos para as organizações despreparadas.
O que é BYOD?
BYOD é uma sigla para “Bring Your Own Device”, ou em português, “Traga Seu Próprio Dispositivo”. Trata-se de uma política na qual os colaboradores de uma empresa trabalham diretamente de seus próprios dispositivos móveis, como notebooks, tablets e smartphones.
Nesse modelo de trabalho, os dados e sistemas da empresa passam a ser acessados por dispositivos pessoais dos colaboradores. A ideia é dar mais liberdade e autonomia para o trabalho de diferentes membros de uma organização.
Essa prática é adotada especialmente por empresas que optaram pelo modelo home office ou pela modalidade híbrida.
Quais as vantagens do BYOD?
A implementação do BYOD pode trazer uma série de benefícios, especialmente em termos de eficiência e economia para as empresas, e praticidade e conforto para os funcionários. Confira as principais vantagens:
Aumento da produtividade
De acordo com a Dell, 61% dos profissionais da geração Y acreditam que utilizar os mesmos dispositivos para tarefas pessoais e profissionais garante mais produtividade na rotina de trabalho. Esse fato é justificado uma vez que os funcionários podem centralizar todas as suas atividades em um único dispositivo, sem precisar carregar dois celulares para onde forem, por exemplo.
Economia de tempo
Um levantamento realizado pela Frost & Sullivan revelou um dado interessante: o uso de dispositivos móveis para tarefas corporativas é capaz de economizar até 58 minutos por dia do tempo de trabalho dos colaboradores. Essa economia de tempo permite que os funcionários reduzam o foco em atividades operacionais e se dediquem mais às atividades estratégicas.
Economia financeira
Em um cenário onde os colaboradores utilizam equipamentos próprios, a manutenção e troca destes aparelhos também fica sob responsabilidade dos colaboradores. Para as empresas, isso se reflete na diminuição com custos gerais dos setores de TI. Um estudo feito pela Cisco mostrou que, com a implementação do BYOD, as empresas podem economizar até US$350 por ano para cada funcionário.
Leia também 👉 Como desenvolver uma política de segurança da informação?
O outro lado da moeda: os perigos do uso BYOD
Se por um lado o uso de dispositivos móveis pessoais traz benefícios para empresas e colaboradores, por outro lado é preciso reforçar as medidas de segurança da informação das organizações.
Os smartphones e outros dispositivos móveis podem se tornar verdadeiras armas de propagação de malware, escuta e espionagem de usuários, captura de imagens e áudios e diversos outros riscos que podem resultar em roubo de dados valiosos e informações sensíveis.
Nesse cenário, a segurança da informação pode se tornar um grande desafio, uma vez que a detecção de ameaças é dificultada em função da escassez de ferramentas que possam analisar e proteger os dispositivos em todos os níveis, o que inclui chips, placas, firmware, sistemas operacionais e aplicativos.
Para que a organização não seja vítima de nenhum tipo de ação criminosa, é importante analisar o nível de proteção que o negócio exige e quais dados ficam vulneráveis com a adoção do BYOD.
Como implementar o BYOD com segurança?
A implementação do BYOD é uma tendência que veio para ficar no mundo corporativo. Por mais que haja riscos, com as práticas certas é possível garantir a segurança adequada e aproveitar todos os benefícios que esse modelo de trabalho pode trazer. Confira o que você pode fazer:
Invista em segurança da informação
A segurança da informação deve ser a preocupação número um quando falamos em BYOD. É importante criar políticas de acesso aos softwares remotos da empresa, adquirir licenças de antivírus para instalar nos dispositivos móveis dos colaboradores, especificar claramente a posição da empresa em relação ao tema e direcionar a área de TI para gerenciar os dispositivos.
Treine os colaboradores
A política de segurança da informação só será realmente eficaz quando for cumprida por todos os membros da organização. Por isso, é importante orientar e conscientizar os colaboradores para que eles cumpram certas obrigações a fim de prevenir o vazamento de dados. Além disso, é indicado que os funcionários criem senhas fortes e sejam orientados a deslogar dos sistemas sempre que terminarem o expediente de trabalho.
Utilize o armazenamento em nuvem
Os serviços de cloud são grandes aliados para o armazenamento de dados em uma realidade de BYOD. Além de facilitar o acesso e compartilhamento de informações, as soluções em nuvem oferecem mais segurança para as organizações, especialmente porque os arquivos não ficam armazenados em um hardware específico. O armazenamento na nuvem também possui autenticação, controle de acesso, criptografia e backup automático. Tudo isso também contribui para aumentar a segurança de dados.
Otimize o controle de acesso
O controle de acesso é fundamental para que as informações fiquem disponíveis somente para quem precisa visualizá-la ou modificá-la. Isso ajuda a evitar que colaboradores tenham acesso a dados que possam ser roubados de alguma forma. Também é importante que as informações sejam criptografadas antes de serem compartilhadas entre os colaboradores.
Conclusão
A implementação do BYOD traz mais agilidade e competitividade para o mundo corporativo, além de mais praticidade para quem prefere usar seu próprio dispositivo no home office ou na mobilidade híbrida.
Por mais que seja benéfico, a prática expõe dados a novos riscos e exige maior atenção em relação à segurança da informação.
No entanto, você não precisa deixar de aproveitar os benefícios do BYOD, afinal existem medidas de segurança capazes de oferecer a proteção necessária para que os colaboradores possam trabalhar de onde estiverem sem comprometer a segurança dos dados da sua empresa. Fale com nossos especialistas e conheça mais!