5 maneiras de usar a tecnologia para reduzir os custos na sua empresa

884 319 Microservice

Reduzir custos é uma meta que nunca sai da lista dos principais objetivos das empresas. É comum que os todos os departamentos sejam cobrados para cortar gastos e buscar soluções que aumentem a produtividade e melhorem sua performance.

Por conta dessa necessidade constante de otimização de recursos financeiros, o setor de TI, que durante muito tempo foi visto como área de suporte, passou a ser estratégico dentro das organizações.

A equipe de tecnologia pode ser fundamental para avaliar quais as alternativas mais adequadas para cada área na busca de mais resultados e menos despesas.

Neste post, nós vamos lhe mostrar 5 maneiras de usar a tecnologia para ajudar a diminuir os gastos no seu negócio:

 

1- Virtualize a estrutura da sua empresa

Se você ainda não fez isso, o primeiro passo pode ser virtualizar a empresa. A virtualização é uma tecnologia que desvincula o sistema operacional do hardware. Podem ser feitas virtualizações em diversos itens como:

– servidores,

– sistema operacional,

– storage,

– rede,

– aplicação e

– desktops.

Ao passar a usar esses recursos de forma virtual, a gestão é otimizada, trazendo redução de custos com energia ou compra de hardware e principalmente, o donwtime é menor, ou seja, diminui o tempo em que o computador fica em manutenção e ocioso. Isso garante uma redução de gastos com compra e manutenção de equipamentos, infraestrutura e serviços.

 

2- Invista em um serviço de Nuvem

Já que falamos primeiro em virtualização, não podemos deixar de falar na Nuvem, que é uma evolução desta tecnologia citada. Na Computação em Nuvem, ou Cloud Computing, os softwares e serviços de TI não ficam armazenados nos computadores e servidores físicos dentro das empresas. Eles ficam em servidores localizados na web, que podem ser acessados de forma online de qualquer lugar conectado à internet.

Essa tecnologia em Nuvem, além de trazer mais segurança para os dados, ainda ajuda a reduzir gastos com infraestrutura. Isso porque, ter hardwares de tecnologia avançada para o armazenamento dos sistemas e informações pode trazer altos custos.

Na Nuvem, é possível ter um serviço mais eficiente e com menores valores de investimentos. Além disso, no Cloud Computing, em geral, o usuário paga somente pelo que usa. O que permite que as empresas se adaptem conforme seus tamanhos e também de acordo com as sazonalidades dos seus negócios.

3- Tenha uma solução de comunicação eficiente

Viagens para reuniões externas e conversas por telefone com clientes fazem parte do dia a dia de todas as empresas. E este é um ponto que costuma sempre demandar grandes valores. Algo que pode ser facilmente revertido se a organização usar uma ferramenta de comunicação eficiente, que permita a realização de reuniões de forma online, sem a necessidade de deslocamentos e gastos com transporte, estadia e alimentação.

Com uma ferramenta adequada, é possível ter uma economia de até 60% na comunicação e cerca de 40% em despesas de viagem. Além de diminuir custos, a tecnologia na comunicação traz ainda outros benefícios para a empresa, como mais produtividade na troca de informações e eventualmente até no fechamento de novos negócios.

4 – Aposte em monitoramento e segurança

Muita gente talvez ainda pense que investir em monitoramento e segurança é um gasto. Mas na verdade, essa estratégia também pode trazer redução de custos. Hoje em dia, os ataques virtuais e a vulnerabilidade das informações é um problema constante. E isso pode trazer prejuízos financeiros para a empresa.

Em um ataque virtual podem ser roubados dados confidenciais que ajudam a favorecer a concorrência, por exemplo, e prejudicar as vendas da empresa. Também podem ser apagadas informações importantes, o que vai exigir retrabalho dos colaborados, mais tempo despendido e mais custos para essa tarefa. Por isso, ter ferramentas e serviços de tecnologia que garantam a segurança dos equipamentos e dados se torna tão importante nos dias de hoje.

5 – Conte com uma equipe de TI especializada e proativa

Para que as ferramentas de TI sejam realmente as mais eficientes para o seu negócio e tragam diminuição de despesas, é importante contar com uma equipe especializada que pode avaliar e determinar quais as soluções são mais adequadas para cada necessidade do negócio.

Com um time de profissionais qualificados, o serviço de TI pode se tornar estratégico dentro da sua empresa, como um fator gerador de soluções para economia nos diversos setores da organização.

Uma equipe especializada costuma fazer um atendimento proativo, ou seja, oferecer alternativas antes que os problemas aconteçam, e com isso, evitar prejuízos e gastos desnecessários por parte do cliente.

Viu como é possível reduzir os custos na empresa com o uso de tecnologia? Se gostou dessas sugestões, compartilhe esse texto em suas redes sociais para que outros empresários também possam se beneficiar dessas informações!

 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072