6 sinais de que você precisa de uma gestão proativa de TI

Sua empresa já registrou muitos episódios de paradas de sistemas e prejuízos por conta disso? Muitas falhas do dia a dia podem aparecer em razão da falta de um serviço adequado de infraestrutura de tecnologia. Confira então 6 sinais que podem mostrar que sua organização precisa de uma gestão proativa de TI:

 

1- Já deixou de fechar uma venda por falta de dados sobre estoque

 

Era o final de uma difícil e lucrativa negociação e, bem na hora de fechar a venda, ela não foi concretizada, porque não foi possível acessar o sistema comercial e conferir a disponibilidade dos produtos em estoque! Sim, isso já aconteceu com muita gente. Também pode ocorrer na consulta a algum aplicativo financeiro, para negociar um determinado prazo de pagamento, por exemplo. E essas falhas acabam prejudicando negociações. Mas esses inconvenientes poderiam ser evitados se todos os programas estivessem operando com suas funcionalidades completas.

 

2- Não fez uma apresentação adequada em uma reunião por defeito no sistema

Você precisava fazer uma apresentação em um aplicativo e já estava com quase tudo pronto, mas na hora de terminar, o equipamento teve uma pane geral. O material não estava salvo na Nuvem, somente na máquina. E o jeito foi levar vários dados impressos, falar de improviso na reunião e perder pontos junto à diretoria! Mais um problema que não ocorreria, se a infraestrutura de TI estiver operando em sua melhor performance.

 

3 – Gastou muito com deslocamentos para reuniões presenciais

 

Despesas com viagens, refeições, diárias com funcionários que precisam participar de reuniões externas ainda causam grande impacto nos custos da sua empresa e acabam estourando o orçamento? Com automatização de determinadas áreas, poderia haver redução de valores, com a implantação de recursos para reuniões online, incluindo participantes de diversas localidade, assim agilizando os processos e diminuindo significativamente os gastos.

 

4- Seu sistema estava desatualizado e foi atacado por vírus

 

Softwares mais antigos, que tiveram seus suportes encerrados, colocam a empresa em risco, pois não recebem mais atualizações de segurança importantes. Mas mesmo com sistemas mais modernos, o problema também pode ocorrer, já que não adianta ter somente o suporte do fabricante e não manter o software atualizado. Por isso, é essencial ter um serviço para a gestão de atualização do ambiente, que evita possíveis ataques.

 

5 – Dados confidenciais da empresa foram roubados

 

Uma falha na segurança pode causar esse tipo de problema e expor dados de clientes, fornecedores e de colaboradores.  Isso pode acontecer quando um funcionário acessa informações indevidas e faz o repasse para frente. Com procedimentos que implantam permissões de entrada, de maneira adequada aos usuários dos sistemas, é possível ter um controle mais eficiente de como os dados são utilizados.

 

6 – Perdeu dados importantes por falta de backup

Você foi consultar dados importantes da empresa e descobriu que os números mais recentes estavam perdidos. Isso porque não foi feito qualquer backup das informações. Ou ainda, achava que o backup estava sendo executado, mas na verdade, ele já não operava há alguns dias e ninguém sabia disso, por falta de monitoramento ou gestão ativa desse procedimento.

O fato é comum em empresas que acham que estão economizando ao não investir em backup e ter suas informações somente nos computadores ou servidores físicos da companhia. Mas isso pode provocar sérios prejuízos, por  isso, um backup periódico é fundamental. E o controle de que esse processo está sendo feito com regularidade também é indispensável.

 

Como evitar os problemas

 

Se alguma dessas adversidades costuma acontecer na sua empresa, ou várias delas ao mesmo tempo, o que é ainda pior, então, já é mais do que hora de partir para uma solução de gestão proativa de TI.

Com esse tipo de gestão, é feito um trabalho preventivo, onde as ações são antecipadas e os problemas são evitados. Desse modo, a empresa não corre o risco de parar, por qualquer falha na área de tecnologia, e aumenta sua produtividade.

O que ocorre é um gerenciamento completo da estrutura de TI, para que seja feito um monitoramento regular das condições de todo o conjunto tecnológico da empresa.

Assim, mesmo que eventualmente aconteçam paradas nos servidores ou em algum sistema, o impacto dessas interrupções será bem menor do que se a empresa deixasse apenas para resolver o incidente somente depois que os prejuízos já estão instalados.

Além dessa visão de antecipação em vez de reação, o serviço de gestão proativa traz como vantagem o apoio de profissionais experientes, qualificados e focados nas melhores práticas de TI. Com esse suporte, a empresa pode colocar todas as suas energias no foco principal do negócio.

Também há redução de custos, já que a equipe responsável pela gestão proativa avalia se os recursos estão sendo aproveitados da melhor maneira possível, sem desperdícios e gastos desnecessários.

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