A importância da comunicação empresarial para a produtividade

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Você já deve ter vivenciado na sua empresa uma situação em que um pequeno fato transformou-se em um grande problema simplesmente porque a equipe não tinha as informações necessárias para solucioná-lo. Infelizmente essa realidade não é incomum no ambiente corporativo, sendo um verdadeiro empecilho para o desenvolvimento das atividades e para o crescimento dos negócios. E é principalmente em momentos como esses que se percebe facilmente a importância da comunicação empresarial. Afinal, quando os colaboradores estão bem informados conseguem encontrar as melhores soluções, o que reflete diretamente na produtividade deles.

Além do mais, uma comunicação eficaz faz com que o relacionamento entre a organização e os funcionários seja estreitado, permitindo também o conhecimento e o acompanhamento do impacto das tarefas realizadas em relação aos objetivos traçados. O resultado é que as pessoas tornam-se mais motivadas, ajudando a alcançar as metas, pois se sentem parte da empresa. Esse é, inclusive, um fator essencial para o bom desempenho do profissional. Isso acontece porque apenas uma visão ampla do negócio é que realmente vai engajá-lo e fazê-lo “vestir a camisa da empresa”.

A comunicação interna é essencial para promover a integração e a interação no ambiente corporativo. Para você entender melhor, confira os objetivos dela na prática:

  • Informar os funcionários sobre a empresa e o ambiente de trabalho;
  • Valorizar a colaboração de todos no andamento dos negócios;
  • Estimular o relacionamento interpessoal;
  • Construir uma imagem positiva da organização diante dos profissionais.

Este último tópico é importante, inclusive, porque quando uma organização é bem-vista pelas pessoas que nela trabalham, será essa imagem que eles vão transmitir para a sociedade. Desta forma, uma boa estratégia de comunicação faz com que os próprios funcionários tornem-se embaixadores da sua marca. Daí a necessidade de incentivá-la em todos os níveis hierárquicos, envolvendo desde os gestores até os subordinados. É isso que evita ruídos na transmissão das informações e conflitos que impeçam o bom relacionamento entre os colaboradores.

Comunicação empresarial e inovação

Uma das consequências do investimento na comunicação empresarial é a mudança de atitude nos processos internos. Aliás, caso essa comunicação fique limitada à teoria sem que haja uma mudança efetiva na forma de agir das pessoas durante a realização do trabalho, é porque ela não está sendo realizada corretamente e de forma estratégica. O compartilhamento de informações estimula a criatividade dos funcionários, torna-os mais flexíveis e proativos, os faz trabalhar melhor em equipe, além de comprometê-los com as atividades, estimulando-os a entregar sempre o melhor possível.

Esses elementos são peças-chave para valorizar o capital humano dentro da empresa, ou seja, o conhecimento, as habilidades e as competências adquiridas pelas pessoas por meio da experiência e do estudo. Eles são importantes para estimular a inovação, permitindo, assim, o desenvolvimento de soluções cada vez melhores e impulsionando o crescimento corporativo.

 

 

Skype for Business: mais comunicação e produtividade para seu negócio

Para facilitar o compartilhamento de informações, foram desenvolvidos softwares que atuam nas mais diferentes necessidades da comunicação empresarial. Um deles é o Skype for Business, que proporciona mais qualidade ao processo, simplificando a troca de mensagens instantâneas, as reuniões online e o compartilhamento de tela em uma única plataforma.

O Skype for Business é um produto da Microsoft e , por isso, pode ser integrado a outros serviços da empresa, de modo que é possível ver o status dos contatos de forma online, agendar reuniões diretamente do Outlook e aproveitar as vantagens dos aplicativos do Office, como Word e PowerPoint. Dentre os benefícios dessa ferramenta está o aumento imediato da produtividade. Sabe por que isso acontece? Porque ela permite que os colaboradores estejam em contato independentemente da distância entre eles — o que é muito importante no caso de existirem várias filiais, por exemplo — e dá maior liberdade na escolha do horário da reunião.

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