Análise de riscos: problemas que podem ocorrer e como evitá-los

4 riscos que podem estar presentes na sua empresa

906 309 Microservice

Depois de ler o segundo post da nossa série sobre Governança da Segurança da Informação você já deve ter percebido que sua empresa pode ter diversas vulnerabilidades que deixam abertura para a ação de ameaças. Mas você sabe a quais riscos sua empresa está exposta na área de segurança da informação? Neste post nós vamos lhe mostrar o que é a análise de riscos, 4 exemplos de riscos que podem estar presentes na sua empresa e como evitá-los.

O que é Análise de Risco?

A análise de risco de segurança da informação é um procedimento onde é feito um levantamento de todos os possíveis riscos de Segurança da Informação existentes na organização, qual a probabilidade deles, de fato, ocorrerem e quais os impactos que teriam na empresa.

Análise de riscos:

  • conhecer os riscos
  • ver a possibilidade que têm de ocorrerem
  • quais consequências provocam
  • classificá-los por nível de criticidade

Uma maneira de fazer a análise de riscos é definindo primeiro os cenários de riscos, ou seja, fazer um levantamento completo na empresa de tudo que pode dar errado. Existem fatores de risco ambientais, internos e externos. É importante ainda não esquecer dos riscos inesperados, os incidentes e desastres naturais. Além disso, os riscos devem ser definidos e reavaliados com regularidade.

Você pode gostar também de 9 vulnerabilidades que as empresas têm e nem percebem.

Vamos ver 4 exemplos de riscos que podem estar presentes na sua empresa:

1- Risco: ataques cibernéticos

Os ataques cibernéticos já estão entre as maiores preocupações dos empresários, pois os sistemas da empresas são invadidos.

Consequência: dados importantes podem ser roubados e até operações podem ser paralisadas.

 O que fazer para evitar: importante ter segurança nas redes, isso inclui desde uma rede wi-fi com autenticação de segurança adequadas, até o uso de fator duplo de autenticação, para evitar ao máximo a possibilidade de invasões.

2- Risco: Violação de dados.

O vazamento de informações indevidas pode ocorrer de várias formas. Desde por ataques externos e até mesmo por procedimentos negligentes por parte dos usuários dos sistemas.

 Consequência: informações confidenciais que se tornam públicas podem levar dados preciosos das empresa para a concorrência e trazer prejuízos comerciais.

 O que fazer para evitar: é preciso ter uma política de segurança definida, que estabeleça os métodos corretos para todos que lidam com as informações da empresa, com classificações adequadas, e procedimentos até para transporte e repasse de dados.

3- Risco: Desastres naturais ou incidentes

No dia a dia das empresas podem ocorrer diversos fatos inesperados como uma enchente na cidade que atinge as instalações físicas, um incêndio ou até um roubo de equipamentos na sede.

 Consequência: Dados são perdidos ou até divulgados sem permissão.

 O que fazer para evitar:  ter os negócios na nuvem e fazer backup com regularidade ajuda a evitar maiores problemas.

4 – Risco: Indisponibilidade do sistema

Hoje em dia os sistemas de TI são utilizados para as mais diversas operações da empresa. Por isso, uma parada inesperada pode afetar diretamente o funcionamento do negócio.

Consequência: reduz a produtividade e pode causar até a paralisação completa dos negócios por um determinado período.

O que fazer para evitar: preparar e avaliar pessoas, processos e a tecnologia para garantir a continuidade dos negócios críticos da organização, após uma interrupção abrupta e não programada de serviços essenciais.

Esses são apenas alguns dos riscos que podem existir nas empresas. Para ter uma ideia mais clara da situação no seu negócio, é preciso fazer um trabalho minucioso e analisar todas as possibilidades que podem ocorrer. Com isso, já se cumpre uma parte importante do processo de Gerenciamento de Riscos, que é o assunto do nosso próximo post!

Conheça a nossa solução Sonar Shield.

 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072