Vantagens e desvantagens das mídias para backup

Faça backup em pen drive e HD externo, se você acredita que assim está seguro

900 309 Microservice

Só quem já sentiu na própria pele sabe o transtorno que é perder algum documento importante por falta de um backup. Por isso, ter uma cópia de segurança dos arquivos não é mais uma questão de opção e sim uma necessidade absoluta para garantir a preservação de suas informações importantes.

O backup protege os dados contra possíveis perdas provocadas por ataques cibernéticos, falhas nos sistemas ou até acidentes físicos. Se para as pessoas, de modo geral, ele é um recurso fundamental para conservar vídeos, fotos e outros documentos, para as empresas, a garantia da manutenção de dados é um ponto ainda mais vital.

Leia também Plano de Backup: boas práticas para continuidade do negócio

Tanto para uso doméstico quanto empresarial existem diversas opções para a realização de backups, que podem ser em unidades físicas ou de modo virtual. Muita gente ainda se sente segura armazenando suas cópias em pen drives e HDs externos. Mas será que essas alternativas são realmente eficientes?

Neste post, vamos mostrar as vantagens e desvantagens do backup nas diferentes possibilidades existentes para que você faça a sua melhor escolha!

Pen drive

Os pen drives têm como vantagem o tamanho pequeno e a facilidade de serem carregadas de um lugar para o outro. Assim, são uma boa opção para quem precisa transferir com frequência seus documentos, planilhas ou fotos e vídeos.

Mas assim como essa facilidade da portabilidade é um ponto positivo, também acarreta a necessidade de outros cuidados, já que é mais fácil de perder o dispositivo. Uma boa dica é não usar o pen drive completamente solta e escolher aquelas que podem ser prendidas em algum chaveiro ou diretamente em uma mochila ou bolsa.

Se você tem várias delas, outra ideia interessante é identificar cada pen drive e até mesmo criar divisões de uso para assuntos pessoais e profissionais. E evite colocar ali informações confidenciais ou mesmo dados pessoais de cartões de crédito ou anotações sobre senhas, pois é fácil perder e alguém acessar o que está no dispositivo.

O custo varia de acordo com sua capacidade de armazenamento. As com pouco espaço têm preço bastante acessível, já as que permitem maior número de gigas podem custar um valor mais alto, que geralmente não justifica o investimento, se comparado com outras soluções como um HD externo, por exemplo.

HD externo

O HD externo é uma opção um pouco mais abrangente que uma pen drive, que costuma ter grandes capacidades de armazenamento. Mas ainda assim, o HD é uma alternativa positiva para uso doméstico, pois que em grandes empresas ele pode significar muitos riscos de perda.

Como também é um dispositivo portátil, pode ser levado de um lado para o lado e isso gera possibilidades de perdas, de roubo e até de extravio em incêndios ou desastres naturais. E esses são risco que as empresas não podem mais correr em relação aos dados estratégicos de seus negócios, mesmo que ainda sejam organizações de pequeno porte.

Um dos benefícios do HD externo está no seu custo, que vem caindo cada vez mais. Já foi super caro e hoje existem diversos modelos com boas opções de preço para quem precisa armazenar seus arquivo em casa. Outra vantagem é que, uma vez que ele é comprado, o custo termina ali, já que não é preciso pagar taxas mensais de uso ou manutenção.

 Nuvem

Para quem quer ficar tranquilo, sem ter que carregar objetos de armazenamento por aí, e ainda ter possibilidade de grandes capacidades, o backup na Nuvem tem se tornado a opção ideal. Isso vale tanto para empresas de todos os tamanhos e também para as pessoas que podem ter acesso a serviços de armazenamento gratuitos, oferecidos por grandes nomes do mercado.

Com dados armazenados na Nuvem, os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar e de qualquer dispositivo com acesso à Internet. O ponto negativo é somente que, se você estiver sem conexão naquele momento, e precisar de um dos seus documentos com urgência, vai ter que esperar um pouco até o acesso ser reestabelecido.

O backup na Nuvem elimina a preocupação com a estrutura física para o armazenamento dos dados. Com isso, desaparece também a possibilidade de problemas com roubos, acidentes e desastres da natureza como enchentes ou enxurradas.

A questão do espaço de armazenamento também é outro fator positivo, pois sempre existe possibilidade de ampliação da capacidade, de acordo com a necessidade do usuário.

Além disso, alguns modelos de serviço permitem a sincronização automática dos dados com o computador ou servidor local, o que evita a necessidade de fazer os backups programados manualmente, e que muitas vezes são esquecidos.

Por fim, a questão da segurança, que ainda é um argumento dos que não utilizam a Nuvem para fazer o backup. Mesmo com possibilidade de invasões, roubos de senhas de acesso e outros ataques, ainda assim a opção é bastante confiável, isso porque as empresas que oferecem esse serviço operam com soluções sofisticadas de segurança.

Veja 6 benefícios de contratar um backup como serviço. 

Quer conhecer soluções seguras para backup? Conheça nossa solução Microservice Cloud Backup ou fale com a equipe de especialistas da Microservice.

 

 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072