Brasil na mira dos ataques hacker em 2019!

907 312 Microservice

Pesquisas nacionais e internacionais têm demonstrado que o Brasil está na mira de ataques hacker como nunca se havia visto anteriormente. Os números são realmente preocupantes, pois em 2019 subimos para 2º lugar entre os países que mais recebem ransomwares em escala global.

Fonte Trend Micro – 03/2019

 

O que também tem alarmado usuários e empresas é a evolução do quadro de ataques, que teve um aumento de mais de 50% nos últimos 10 anos, colocando o Brasil entre os 7 países mais vulneráveis do mundo.

Principais ciber-ameaças

Malwares, que podem ser subdivididos em adwares, spywares, ransomwares, worms, rootkits, trojans e vírus;
Phishings, principal forma de roubo de dados bancários da atualidade;
– Ataques a clouds públicas e privadas.

Outro dado que vem despontando nas pesquisas é o aumento de ataques de ransomwares bem sucedidos, os quais tem aterrorizado pequenas e grandes empresas com o sequestro de equipamentos e dados sigilosos.

Em sua pesquisa anual, sobre segurança de TI, a Unisys constatou que 85% dos brasileiros entrevistados já foram vítimas ou conhecem pessoas que sofreram algum tipo cibercrime. Além disso, 75% dos entrevistados temem que seus dados financeiros e cartões bancários sejam fraudados.

Mas o que podemos fazer para nos proteger?

Um mantra entre os especialistas é: “sempre desconfie de conteúdos, executáveis e páginas desconhecidas”. Mas isso é apenas a ponta do iceberg, por isso reunimos 5 dicas de profissionais de segurança que podem te ajudar a mudar este cenário. Veja abaixo:

  1. Comece cuidando dos seus dispositivos móveis
    Celulares, tablets e notebooks pessoais são um grande perigo para redes empresariais. Por isso, devemos ter um olhar crítico com todos os dispositivos dentro deste ambiente. Então comece pelos seus equipamentos e leve esta cultura para toda a empresa. Nunca instale app de desenvolvedores desconhecidos, valide as informações destas empresas em sites de confiança; não clique em links de SMS e WhatsApp desconhecidos; e mantenha seu sistema operacional atualizado.
  2. Nunca abra um link desconhecido em seu e-mail
    Sempre desconfie e de e-mails não solicitados, mesmo que o remetente seja de um serviço ou empresa conhecida, isso porque hackers se usam desta falsa sensação de credibilidade para abrir brechas de segurança. Para validar se o link enviado é seguro passe o mouse por cima do link, sem clicar, e confira se é o mesmo endereço de destino. Valide também o remetente dando dois cliques sobre o seu e-mail, se os endereços não coincidirem descarte o mesmo sem clicar nos links internos.
  3. Atualize seu antivírus e mantenha uma agenda de verificação
    Evite o uso de programas gratuitos. Busque informações das ferramentas mais atualizadas do mercado, principalmente as marcas que tem apostado em IA para segurança. Programe uma agenda de escaneamentos recorrentes.
  4. Atualize seu sistema operacional
    Lembre-se de instalar as atualizações de segurança dos seus disponíveis. Uma dica importante é sempre criar um backup ou ponto de recuperação. Esta rotina de segurança permite que você restaure seu dispositivo caso haja alguma incompatibilidade na atualização.
  5. Mantenha seu backup atualizado
    Defina uma agenda de backup recorrente. Se seu backup ainda é efetuado em mídia física, lembre-se sempre de desconectá-lo ao fim do processo, pois, em um possível ataque hacker seu backup poderá ser criptografado também.

Dica bônus

Em estruturas empresariais é muito importante uma gestão de segurança integral executada por um profissional de TI capacitado. Ele deve definir um plano de segurança e gerenciamento de catástrofes, que será essencial em caso de ataques hacker, problemas com hardware ou desastres inesperados. Não esqueça, ações de segurança bem coordenadas são um recurso precioso que irão proteger a sua empresa e poupar valores expressivos.

Se você precisa de mais informações ou ajuda para proteger sua empresa de ataques hacker, clique aqui e contate um de nossos especialistas.

Saiba mais sobre a Microservice em:

www.microserviceit.com.br
Instagram – @microserviceit
Facebook – @microservice

Fonte e matéria completa: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/06/brasil-e-o-7o-pais-com-mais-invasoes-hackers-no-mundo-proteja-se.ghtml

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072