Case de sucesso | Hoya conquista mais estabilidade e performance com banco de dados na nuvem

A HOYA é a maior indústria óptica do Japão e está presente em mais de 50 países em todos os continentes. No Brasil, a empresa começou sua atuação em 1992, por meio da parceira Optotal. Em julho de 2007, a HOYA Corporation adquiriu participação acionária na Optotal e se tornou a maior acionista individual da nova empresa Optotal HOYA Ltda.

A partir da aquisição da Optotal, foi construído então no Rio de Janeiro, o HOYA LAB – Brasil, considerado o mais moderno centro de tecnologia em lentes de toda a América Latina.

O HOYA LAB – Brasil opera com um sistema de fabricação completamente computadorizado, controlado online pelos servidores da HOYA no Japão. As lentes, desenvolvidas com equipamentos de última geração, exclusivas da HOYA, são enviadas do Rio de Janeiro para todo o Brasil.

O desafio

A Hoya tinha em seu parque tecnológico servidores físicos e estes já somavam 7 anos de operação. Neles eram hospedados o banco de dados, o ERP e outras aplicações que já apresentavam perda de performance devido à obsolescência dos equipamentos. Ao surgir a oportunidade de renovar a infraestrutura, Rau Martins, Gerente de TI da Hoya, procurou pela melhor solução para migrar o banco de dados com ganho de performance, sem parar as operações e pelo melhor custo-benefício.

A solução

Ao fazer a comparação entre hospedar o banco de dados de forma on-premise ou migrar para a nuvem, a segunda opção apresentou melhores cenários em termo de continuidade do negócio, processos de backup, operação assistida e disaster recovery. Além disso, o custo da operação em cloud faria mais sentido para a Hoya.

Nesta época, a Microservice já era o parceiro responsável pela sustentação do banco de dados da empresa. Por isso, foi a escolhida para ser responsável pela migração.

“É mais do que natural que a empresa que faz a sustentação do banco de dados fosse a empresa envolvida para fazer a migração do datacenter”.

Rau Martins, Gerente de TI na Hoya

Juntos, Microservice e Hoya fizeram um plano detalhado para a migração, determinando atividades, prazos e responsáveis. Rau passou as dores e recomendações e a Microservice entrou com a orientação de especialistas para realizar a migração da forma mais segura e rápida possível.

Os resultados

Após a migração, os ganhos mais expressivos relatados por Rau foram de performance e estabilidade:

“Passamos para servidores com 4 vezes mais memória que os anteriores. Tivemos um aumento absurdo de velocidade de processamento.”

Juntos, o projeto foi executado e entregue do início ao fim em parceria entre a Microservice e a Hoya, dentro da janela de manutenção acordada, com a qualidade e os controles necessários, sem causar impacto na operação.

Para finalizar, Rau destaca:

“Foi um projeto muito bem sucedido, alcançamos todos os objetivos, com todos os controles e todas as evidências. Foram criados mecanismos de controle para assegurar que a cópia e a migração da base fosse feita com segurança. A equipe validou o ambiente, todos os dados, garantiu integridade e confiabilidade e caso não estivesse tudo certo, o plano de rollback estava feito e seria prontamente executado, mas não foi necessário”.

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail