Jornada para nuvem

Saiba como ter sucesso na jornada para a nuvem

903 310 Microservice

Migrar para a nuvem proporciona flexibilidade, controle de custos, escalabilidade rápida e muitos outros benefícios que podem gerar grandes resultados para a organização. No entanto, apesar das vantagens, muitas empresas ainda não ficam confortáveis em ter seus dados e serviços migrados. Ou, muitas vezes, a T.I e Diretoria estão prontas para migrar, mas sentem uma certa resistência das demais equipes. Estes cenários são frequentes nas empresas que apostam na transformação digital.

Neste post abordamos dicas para que você tenha sucesso na migração, e principalmente, consiga envolver as áreas do negócio.

  1. Entenda a migração como uma oportunidade de engajamento

O primeiro e principal passo para garantir uma jornada de sucesso que envolva toda a empresa é encarar o desafio como uma oportunidade de unir e engajar os setores e colaboradores no crescimento do negócio.

Apesar de ser uma solução tecnológica, a Cloud Computing é, acima de tudo, uma mudança de cultura dentro das empresas. Após uma migração bem realizada para a nuvem, muda também a forma como seus colaboradores trabalham, colaboram e a mentalidade com a produtividade em cada processo.

Aproveite o momento de mudança para quebrar paradigmas e preparar as equipes para a transformação digital, uma necessidade mercadológica nos dias atuais. Mostre aos colaboradores os benefícios e motivos da mudança principalmente para a continuidade do negócio. Reforce os pontos positivos e envolva o time no processo de migração.

  1. Busque parcerias internas para conscientização

Antes de iniciar qualquer processo da jornada para a nuvem, tenha o apoio da alta gestão da empresa. O processo deve iniciar-se de cima para baixo, para que todos entendam a importância da migração e estejam envolvidos no processo. O apoio da gestão contribui para a definição das prioridades, cronograma de implantação e na aderência dos colaboradores.

As áreas como Recursos Humanos, Comunicação Interna e Marketing podem apoiar na conscientização dos colaboradores por já possuírem expertise em campanhas de engajamento interno.

Conscientizar o colaborador sobre a importância da Cloud Computing, um processo da transformação digital, é uma mudança de cultura e por isso é tão importante o envolvimento de todos.

Profissionais destas áreas lhe ajudarão e apoiarão com ações de engajamento, campanhas internas e materiais de apoio para sensibilizar as equipes. Por ser algo similar a outras campanhas internas que envolvem mudança e precisam da colaboração da empresa, estes profissionais já possuem know-how no assunto.

 

  1. Envolva todas as áreas na jornada para nuvem

Além do sentimento geral de mudança e crescimento, é preciso criar um ambiente favorável por meio de atitudes pontuais antes, durante e depois da jornada para nuvem. O mais importante durante a migração é deixar claro que toda a empresa faz parte do processo. Não importa o setor ou função. E este é um deslize comum de muitas empresas que isolam a implementação à equipe de TI e causam confusão, diminuição de produtividade e frustração nos colaboradores.

Convide as áreas de negócio para reuniões sobre o assunto e envolva os no planejamento da jornada. Explique como será o processo e peça sugestões que possam ajustar o processo a determinadas tarefas mais específicas. Essa sensação de unidade será muito útil para uma migração tranquila e efetiva.

Independentemente da área de atuação, em qualquer equipe sempre existe aquela pessoa mais engajada em inovação e entusiasta de tecnologia. Essas reuniões são perfeitas para identificar e motivar esses perfis. Faça com que eles sejam os disseminadores da Cloud Computing para os colegas.

  1. Invista em treinamentos e facilite o processo de migração

O processo de envolvimento dos colaboradores não termina apenas no planejamento, após a implantação, vem a parte mais importante que é aderência da ferramenta pelas equipes. Aposte no treinamento das novas soluções, mesmo que determinado colaborador não utilize aquela ferramenta diretamente. Além de criar uma cultura da nuvem, o treinamento vai agilizar o sucesso da migração, diminuir a curva de aprendizado e garantir um retorno mais rápido do investimento.

Para lhe ajudar, além do apoio das áreas interna como o Recursos Humanos, converse com sua parceira tecnológica ou provedor do serviço para lhe ajudar no desenvolvimento do treinamento. Por possuir amplo conhecimento no assunto, geralmente estas empresas já possuem conteúdo que poderão ser customizados a realidade da sua empresa.

  1. Crie uma cultura de inovação

Ao iniciar o processo, vá além, pense nos próximos desafios que poderão surgir com a transformação digital e não apenas na jornada para a nuvem. Foque sua estratégia numa educação a longo prazo, na cultura da empresa e numa mudança de mindset voltada à inovação.

Falamos em cultura porque essa é a palavra-chave da transformação digital. E sabemos que, áreas com menos uso direto de tecnologia, costumam ter uma resistência maior a mudanças e dificuldades de adaptação. Para mitigar esse problema, a mudança de cultura é essencial.

Treine os seus colaboradores para que entendam o potencial das novas tecnologias para o crescimento tanto da empresa quanto do próprio profissional. Consequentemente, a jornada para nuvem, ou qualquer outra mudança tecnológica, será apenas mais um passo natural em direção ao sucesso.

 

Ainda está com dúvidas para realizar a jornada para a Cloud? A equipe da Microservice pode lhe ajudar a encontrar a melhor opção para a sua empresa. Conheça nossa solução aqui ou entre em contato com nossos especialistas.

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072