Case de sucesso | John Richard recupera operações com solução de backup em nuvem Microservice

A John Richard é a maior empresa de aluguel de móveis para escritórios e residências do Brasil, e é pioneira no segmento. Fundada em 1998, a empresa acumula experiência única de locação de móveis, trazendo qualidade e agilidade na transformação de espaços seja para necessidades temporárias ou soluções de mobiliário de longo prazo.  

O problema 

A relação da John Richard com a Microservice começou com um projeto de migração de e-mails para o Office 365. A partir de então, outras soluções Microservice foram incorporadas aos ambientes da empresa ao longo dos anos. 

Com a chegada do novo gestor de TI, Weber Vieria, em julho de 2020, foram projetadas melhorias na infraestrutura de TI da companhia e uma das soluções contratadas foi o Microservice Cloud Backup, solução da Microservice de backup em nuvem gerenciado, com monitoramento 24×7.  

Na época, a infraestrutura de TI da John Richard possuía 3 servidores de autenticação que armazenavam os arquivos de trabalho da empresa. Conforme o plano de melhorias proposto por Weber e segundo orientação de uma consultoria de segurança da informação, era necessário que o sistema operacional dos servidores fosse substituído por uma versão atual.  

Na semana escolhida para realizar a atualização dos sistemas operacionais, Weber recebeu um alerta de atividade anormal no ambiente e logo constatou: a infraestrutura estava sendo criptografada.   

A solução 

Weber agiu rapidamente e isolou as partes não afetadas da infraestrutura, que representavam dois terços dos servidores. A partir daí, seguiram para a recuperação de dados salvos no backup feito por meio da solução de backup em nuvem da Microservice.  

A recuperação foi executada com auxílio dos especialistas Microservice e foi concluída com êxito. No ocorrido, a consultoria de segurança da informação contratada pela John Richard apontou que, conforme o modelo de incidente, outras soluções de backup oferecidas no mercado poderiam facilmente ter sido corrompidas, mas o da Microservice possui uma camada de segurança extra e foi preservado 100%.  

Resultados 

No ocorrido, 70% dos colaboradores da empresa estavam em regime de trabalho remoto e seria de grande impacto para a operação se eles perdessem o acesso aos servidores, mas devido ao monitoramento constante, a recuperação rápida e o backup efetivo, o incidente não teve impacto nas atividades da empresa e todos os colaboradores permaneceram produtivos e seguros.  

Para Weber, a solução de backup em nuvem da Microservice é moderna e atualizada, preparada para os desafios de segurança da informação que só crescem diariamente.  

Além de oferecer soluções conforme a necessidade da John Richard, a Microservice se destaca pela qualidade no atendimento, conhecimento das soluções, suporte eficaz para todas as demandas. Além disso, a parceria de nível Gold com a Microsoft viabiliza melhores preços das soluções Microsoft.

Afirma Weber Vieria, Gerente de TI da John Richard.

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail