backup em nuvem

Backup em nuvem: o que é, quais são as vantagens e como fazer?

Tempo de leitura: 14 minutos

Sem tempo para ler? Ouça este post ou baixe para ouvir mais tarde

Fitas, discos, servidores, HDs externos: a cópia de dados convencional, realizada em dispositivos físicos, já é considerada por muitos uma coisa do passado. Embora esse procedimento de backup ainda seja interessante para muitas organizações – especialmente no modelo híbrido -, a verdade é que o backup em nuvem é a modalidade mais alinhada com as demandas atuais de segurança da informação.

Ao diminuir os custos (não há necessidade de investimento em infraestrutura física), oferecer escalabilidade, segurança e alta disponibilidade dos dados, o cloud backup é a principal tendência do segmento para as empresas. 

Mas afinal, o que significa apostar no processo no ambiente da nuvem? Como funciona? Quais são as vantagens? A seguir, esclareça suas dúvidas sobre o backup em nuvem e descubra por que ele é a opção da grande maioria dos negócios! 

Explorando o backup em nuvem: o que é e como funciona? 

backup em nuvem
Créditos: stories

Em primeiro lugar, vale a pena resgatar a revolução desencadeada pela cloud computing, que abriu as portas para os procedimentos modernos em backup. 

Quando falamos sobre a nuvem, estamos nos referindo ao principal catalisador da transformação digital nas empresas – trata-se de um serviço baseado na internet que permite utilizar recursos de TI sob demanda, com acesso remoto e sem a necessidade de investimentos em equipamentos

A partir daí, é possível lançar mão de soluções como armazenamento de dados, aplicações e redes compartilhadas em cloud, além, é claro, do backup em nuvem. Vamos à definição: 

O backup em nuvem – também conhecido como backup online, backup remoto ou cloud backup – consiste no envio e no armazenamento de cópias de segurança dos dados em servidores remotos na nuvem. 

Dessa forma, as informações são preservadas em caso de falhas técnicas ou desastres que atinjam a infraestrutura, além de permanecerem disponíveis a qualquer hora e local, bastando estar conectado à web. 

Geralmente, o serviço é hospedado e gerenciado por parceiros especializados, que estabelecem um modelo de pagamento baseado nos recursos ou espaço de armazenamento utilizado. 

Confira também ? Investimento em segurança da informação: por onde começar? 

Como funciona? 

De acordo com a famosa regra 3-2-1 do backup corporativo, é indicado manter pelo menos 3 cópias dos dados, armazená-las em ao menos 2 tipos de mídia e deixar uma das cópias em um servidor remoto. 

Nessa perspectiva, o backup em nuvem entraria como o servidor remoto via web, garantindo a integridade das cópias e mantendo-as disponíveis para restauração caso ocorra um problema com os servidores e equipamentos locais. 

É importante destacar, aqui, as múltiplas vulnerabilidades que expõem as empresas de todos os portes à temida perda de dados. Incêndios, desastres naturais, erros/ação humana mal-intencionada, picos de energia, pane nos servidores, ciberataques, falhas, roubo, perda, avarias… de fato, contar apenas com dispositivos tradicionais na realização do backup é um risco e tanto – e pode até mesmo levar os negócios à falência. 

Virtualizados em ambiente cloud, os dados são armazenados em segurança e permanecem sob o monitoramento contínuo de profissionais especializados. Além de blindar as informações contra os desastres naturais e as falhas técnicas que acometem a infraestrutura local, o backup em nuvem oferece uma série de vantagens inegáveis para as organizações, como veremos a seguir. 

Backup em nuvem: afinal, por que é tão vantajoso investir? 

Se você ainda não se convenceu sobre a importância-chave do backup em nuvem corporativo e seus benefícios, esta é a hora. Confira 6 vantagens imbatíveis que levaram a modalidade a figurar no topo da preferência de gestores de todo o mundo: 

1. Potencialização da segurança e recursos de criptografia 

Em ambiente cloud, como mencionamos, as informações não correm riscos de perda devido a incêndios, enchentes, panes, roubos, avarias e demais incidentes relacionados à infraestrutura física. Trata-se, assim, de uma proteção adicional de alto nível para as rotinas de backup. 

Vale ressaltar, ainda, que o backup em nuvem oferece criptografia ao longo de todo o processo, desde a realização de cópias até o armazenamento. Dessa forma, ainda que consigam acesso aos dados, cibercriminosos e pessoas não autorizadas não conseguirão se aproveitar do conteúdo sem a posse da correta chave criptográfica. 

2. Automação e monitoramento contínuo 

O backup em nuvem também oferece a praticidade da automação, o que possibilita programar backups recorrentes e periódicos, de acordo com o RPO (Recovery Point Objective) e o RTO (Recovery Time Objective) dos negócios. 

Uma vez que o processo é automatizado, as cópias de segurança deixam de ser suscetíveis a esquecimentos e falhas humanas, aumentando sua confiabilidade. 

Além de garantir a realização periódica do procedimento, contar com parceiros especializados também significa promover um monitoramento contínuo de eficácia. Testes de restore, verificação de conexão estável à internet e o check-up geral da “saúde do backup” estão entre as atividades fundamentais para assegurar o sucesso da recuperação de dados, sempre que ela for necessária. 

3. Redução de custos e pagamento on demand 

O custo-benefício e o modelo de pagamento do serviço de backup em nuvem estão entre as vantagens mais interessantes da modalidade. Isso porque, ao se utilizar de servidores virtuais baseados na cloud, os gastos com infraestrutura física (que incluem altos custos com novos equipamentos, aluguel de espaço, refrigeração e manutenção, entre outros) são eliminados. 

No modelo on demand, as empresas arcam somente com o espaço e os recursos que efetivamente utilizam, com a liberdade de reduzir ou ampliar a demanda a qualquer momento. 

Confira também 👉 Webinar: como otimizar custos com cloud 

4. Escalabilidade 

Como se sabe, “escalabilidade” é palavra-chave quando o assunto é o crescimento sustentável das organizações. 

Flexível e elástica, a nuvem se adapta ao crescente volume de dados das empresas com facilidade, inclusive em períodos de pico. É possível, por exemplo, que seu negócio demande mais espaço de armazenamento com a grande adesão de novos clientes.

Nesse contexto, os negócios adquirem grande tranquilidade em relação à previsibilidade do armazenamento futuro (diferente do backup tradicional, que exige o investimento em mais equipamentos e espaço físico para ampliar a capacidade). 

Por outro lado, caso haja a necessidade de redução dos recursos na nuvem, o mesmo pode ser feito com rapidez. 

5. Acesso remoto

Na ascensão do modelo home office que vivenciamos, a acessibilidade aos dados críticos para a rotina de trabalho nunca foi tão essencial. 

Com o backup em nuvem, as informações podem ser acessadas com rapidez, de qualquer lugar e a qualquer momento pelos usuários autorizados. Além de agilizar os processos e contribuir para a produtividade, isso também garante a continuidade do trabalho em diferentes contextos.

Vale lembrar que os arquivos também podem ser restaurados de maneira remota com baixa margem de erros. 

6. Mais colaboração e facilidade de compartilhamento 

Ao impactar positivamente a produtividade, a nuvem também abre espaço para mais colaboração entre o time. É possível, por exemplo, que diversas pessoas trabalhem simultaneamente no mesmo documento, usufruindo de recursos de edição, compartilhamento, comentários e comunicação em tempo real. 

Backup na nuvem x Backup convencional 

Vale lembrar que muitas empresas, infelizmente, só se conscientizam sobre o papel da cloud como medida de segurança preventiva após a ocorrência de um desastre. 

Ao apostar todas as fichas em fitas, HDs externos, servidores locais e outros dispositivos, as organizações – além de ignorarem a recomendação 3-2-1 – frequentemente são vítimas de ameaças cibernéticas destrutivas como o ransomware ou mesmo acidentes, a exemplo de queda de energia e incêndios. 

Nesse cenário, sem uma cópia segura e remota dos dados, informações críticas (da própria empresa e dos seus clientes) podem se perder irremediavelmente. 

É preciso ter em mente que o backup convencional é capaz de atender a um nível mais superficial de replicação de dados, mas é uma solução muito mais vulnerável a erros humanos e técnicos, além de desastres naturais. 

Não por acaso, o backup em nuvem se consolidou como uma modalidade fundamental para negócios de todos os portes, reduzindo os riscos de perda de informação, minimizando os gastos com hardware e ampliando a disponibilidade de arquivos críticos para as rotinas de trabalho

Saiba Mais 👉 Backup corporativo: 10 dicas para melhorar o processo no seu negócio

Como implementar a solução de backup em nuvem? 

Esclareça metas e as etapas de migração 

Implementar uma solução de cloud backup envolve toda a jornada de migração para a nuvem. Nesse sentido, é essencial traçar um planejamento e os objetivos do negócio com esse processo tão crucial para a transformação digital. 

Identificar brechas de segurança, falhas, pontos fracos e as possíveis soluções trazidas pelo backup em nuvem é um ponto crítico nesta etapa. Outros tópicos a serem considerados incluem os custos envolvidos, os ganhos em produtividade e a estimativa de ROI (retorno sobre o investimento). 

Escolha um fornecedor confiável 

Para auxiliar no planejamento anterior e no mapeamento das demandas  específicas da empresa, contar com um parceiro confiável é fundamental. 

Um bom fornecedor de backup em nuvem, ao disponibilizar a solução como modelo de serviço, será responsável por implementar, monitorar e fazer a manutenção contínua do procedimento. Dessa forma, é possível garantir a proteção total dos dados e a tranquilidade do seu negócio em relação à disponibilidade e a integridade das cópias de segurança. 

Conclusão 

Menos vulnerável a erros humanos e técnicos, o cloud backup reduz a complexidade, otimiza os custos e assegura a continuidade das operações ao complementar uma estratégia sólida de segurança. 

Sem dúvidas, trata-se da opção mais compatível com as necessidades de proteção cibernética atuais, marcando um passo essencial rumo à competitividade e à cultura de inovação tão indispensáveis ao mercado de hoje. 

E então, gostou do conteúdo? Esperamos que nossas dicas te ajudem a maximizar a segurança do seu negócio com todos os benefícios do backup em nuvem. Conte com nosso apoio nessa transição. Até a próxima! 

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail