Ferramenta para calcular a produtividade e o ROI em TI

Microservice

Ter mais produtividade e garantir que seu investimento realmente traga retorno é uma meta estratégica de empresas dos mais diferentes portes e segmentos de atuação.

 

Mas como saber se os investimentos em TI estão mesmo trazendo retorno e se a produtividade da empresa está, de fato, aumentando? Neste post, nós vamos lhe mostrar como funciona a ferramenta desenvolvida pela Microservice para calcular o retorno do investimento em TI, com base no ganho de produtividade.

 

Os recursos para aumentar a produtividade

 

Antes de falarmos da calculadora, é importante destacar que hoje existe uma série de recursos de tecnologia para ajudar a aumentar a produtividade das empresas. Com ferramentas colaborativas, as equipes conseguem ganhar tempo, agilizar os trabalhos e garantir mais benefícios para os negócios.

 

Dados da Microsoft mostram que nos últimos anos houve um significativo crescimento no trabalho colaborativo. Os funcionários trabalham em modelos de times colaborativos duas vezes mais do que cinco anos atrás. A utilização de recursos de produtividades em reuniões, chamadas telefônicas e e-mails, aumentou em torno de 50% nos times de trabalho.

 

Para facilitar esse trabalho colaborativo, existem ferramentas para coautoria e compartilhamento de documentos, para agendamento de reuniões, estabelecimento de projetos e tarefas, além de outros mecanismos de comunicação, como e-mail, mensagens instantâneas e também de voz e vídeo.

 

Como saber se a produtividade aumentou?

 

Você já usa vários desses recursos na sua empresa, mas não tem ideia se eles estão sendo eficientes e trazendo resultados? É aqui que entra então a Calculadora de Produtividade e de Retorno sobre Investimento (ROI) em TI.

 

Com a calculadora, sua empresa consegue visualizar e mensurar melhor os ganhos que está adquirindo ao utilizar determinadas ferramentas de TI.

 

A plataforma de cálculo mostra Dados de Produtividade:

– Produtividade correspondente em minutos por dia.

– Valor do ganho em produtividade/ano.

E também Dados do Investimento:

– Custo do produto anual

– Folha salarial/ano

– Retorno por funcionários/ano

– Retorno sobre investimento em valores

– Retorno sobre investimento em percentual.

 

Uma simulação na calculadora mostra que o usuário consegue ganhar em torno de 15 minutos por dia de produtividade, e o ganho de produtividade/ano chega a R$ 52 mil. Isso, considerando uma expectativa de produtividade de apenas 3%.

 

Mas, dependendo do cenário do cliente, se ele tiver muitos problemas, o ganho vai ser ainda maior. Neste caso, a expectativa de produtividade é colocada em 5%, e assim, a produtividade aumenta para 24 minutos por dia e o ganho de produtividade sobe para R$ 87 mil/ano.

 

A ferramenta faz o cálculo automático, mas os percentuais de expectativa de produtividade são estabelecidos a partir de conversas iniciais com os clientes, para entender sua realidade, com seus problemas e necessidades.

Não adianta só usar a ferramenta, sem ter conhecimento dos recursos que o usuário possui e, principalmente, se o ele o utiliza corretamente. Quanto maior o nível de uso dos recursos, maior será a produtividade.

 

E para que serve esse cálculo do ROI?

 

O ROI, do inglês: Return On Investment ou Retorno sobre Investimento, é um dos indicativos econômicos mais importantes para a empresa avaliar se o seu dinheiro está sendo utilizado de modo eficiente e também planejar os passos futuros e definir estratégias para novos aportes de valores em determinadas áreas da organização.

 

Por isso, não deixe de experimentar a Calculadora de Produtividade para ROI desenvolvida pela Microservice.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre essa ferramenta.

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072