Gestão unificada em TI: as vantagens de usar o System Center

Microservice

Um dos pilares do sucesso de qualquer negócio é, sem dúvida, uma boa administração. E isso envolve todos os setores de uma empresa, inclusive o de tecnologia da informação (TI). Mas como conseguir um bom desempenho quando os profissionais precisam estar atentos a tantos processos e sistemas? Com o Microsoft System Center, os gestores não precisam se preocupar com isso, pois a solução permite uma gestão unificada em TI, proporcionando maior eficiência ao disponibilizar todas as informações centralizadas em um único lugar.

A plataforma é uma das mais flexíveis do mercado, permitindo o gerenciamento eficaz de data centers tradicionais, de nuvens públicas e privadas, de computadores e de dispositivos dos clientes. Isso significa que é possível administrar múltiplos servidores de virtualização (hypervisors), recursos físicos e aplicações em um mesmo lugar, otimizando o tempo de trabalho e a precisão das informações.

Vantagens de uma gestão unificada em TI

Para você visualizar de forma mais clara, reunimos as principais vantagens de unificar a gestão em TI da sua empresa utilizando o System Center:

  • Monitore e obtenha insights: com o sistema é possível monitorar a integridade, a capacidade e o uso de aplicativos, o fluxo de trabalho e a infraestrutura para evitar que esses elementos se transformem em tempo de inatividade caro ou de baixa performance. O sistema gera análises e insights avançados das informações para que você identifique e solucione possíveis problemas.
  • Maior eficiência do trabalho: todas as tarefas de data center podem ser automatizadas, evitando erros e aumentando a velocidade de execução. São oferecidos recursos self-service em um portal online intuitivo, de modo que os profissionais têm um total controle sobre o gerenciamento de serviço.
  • Menos complexidade: o System Center possibilita a implantação, a configuração e o gerenciamento da infraestrutura de data center de forma bastante prática e simplificada. É possível realizar tarefas com rapidez utilizando recursos de fácil manuseio.

O que está incluso no System Center

Para garantir a gestão unificada em TI, o System Center tem ferramentas específicas para cada atividade a ser desenvolvida. Vamos explicar a seguir como cada uma delas acontece e de que forma o sistema ajuda a empresa no gerenciamento dos seguintes aspectos:

Gerenciamento

O Configuration Manager (SCCM) faz todo o gerenciamento de estações de trabalho e de servidores. Assim, são controladas as atualizações dos sistemas e instalados sistemas operacionais, aplicativos e antivírus, além de fazer o inventário de hardware e software, gerenciar conformidade e energia, medir o uso de softwares pelos usuários e elaborar relatórios das informações obtidas.

Monitoramento

O Operation Manager (SCOM) é a ferramenta responsável pela gestão do centro de dados em várias plataformas, podendo ser utilizado em diferentes sistemas operacionais e servidores de virtualização. Ele indica o estado, a saúde e o desempenho dos sistemas e envia alertas de acordo com a disponibilidade, configuração e segurança deles. Com o SCOM é possível monitorar em tempo real a infraestrutura, os dispositivos de rede e as aplicações. Outra vantagem é a possibilidade de criar relatórios com os dados obtidos.

Proteção de dados

Com o Data Protection Manager (DPM), você protege as instalações particulares na nuvem bem como os aplicativos e os clientes. Também é possível recuperar as cargas de trabalho da Microsoft, do Exchange, do SQL Server, do SharePoint, do Hyper-V, de servidores de arquivos e de computadores dos clientes. Ele também é capaz de fazer a granularidade, ou seja, dividir um sistema em partes menores.

Fluxo de trabalho

O System Center Orchestrator é a solução que permite a automatização das tarefas do fluxo de atividades. Desta forma, esse sistema de workflow automatiza a criação, a implementação e o monitoramento dos recursos na nuvem privada da empresa. Ele também oferece a integração dos processos de TI, de modo que todo o gerenciamento da infraestrutura é simplificado e o atendimento de possíveis incidentes é agilizado.

Serviços

A plataforma Service Manager (SCSM) permite a integração para automação e adaptação das práticas recomendadas no gerenciamento de TI, respeitando as necessidades da sua empresa. Ela embute processos e automatizações para a resolução de incidentes, mudança de controle e solicitações de serviços. O resultado é o aumento da eficiência e a melhoria do fluxo de atividades e da performance, além do uso de um portal de fácil usabilidade.

Data center virtualizado

A solução Virtual Machine Manager (SCVMM) é direcionada para a gestão de data center virtualizado. Com ela é possível configurar e administrar o host de virtualização, as redes e os recursos de armazenamento destinados à criação e à implementação de máquinas virtuais de serviços nas nuvens privadas. Para isso, suporta plataformas de virtualização (Hyper-V, VMWare e Citrix Xen), possibilita a criação de nuvens de acordo com as necessidades de cada departamento, simplifica o provisionamento e a automação de criação de máquinas virtuais (VM), garante o provisionamento de redes e de gerenciamento de armazenagem.

 

 

Contar com uma solução de confiança e que proporciona uma gestão unificada em TI gera resultados mais eficazes para a empresa, por isso, peça a ajuda de um profissional e adquira já essa solução. Microcervice, como parceira estratégica da Microsoft, está preparada para ajudar você a levar o System Center para sua empresa, adaptando-o para sua realidade e permitindo o crescimento do negócio no mercado. Entre em contato com a gente e veja como levar o System Center para sua equipe.

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