A importância do backup para o seu negócio

1024 352 Microservice

Sabemos que o tempo de inatividade de aplicações representa perda de produtividade e dinheiro. Esse já é motivo suficiente para entender a importância do Backup.

Para a empresa não ser apanhada desprevenida, os gestores não podem esperar que aconteça um incidente evento imprevisto para agir e proteger o seu negócio.

Pensar num em um plano de backup só depois uma situação de risco pode ser tarde demais.

Neste post trazemos algumas dicas para ajudar você no desenvolvimento deste plano.

Como definir um plano de backup?

O primeiro passo é entender que quem define a importância das aplicações é a empresa, não a TI. A partir desse entendimento, você deve analisar e definir:

  • Quais perdas que podem afetar o negócio;
  • Qual o impacto de cada perda;
  • Qual o plano de ação em caso de incidente;

Existem ferramentas para essa atividade, como o BIA – Business Impact Analysis (Análise de Impacto nos Negócios) – que estabelece protocolo e ações para enfrentar um desastre pensando no impacto para os negócios se um serviço falhar.

O BIA apresenta todos os prováveis impactos com os processos do negócio mapeados e entendidos, é construído por meio de entrevistas com os gestores e análises para identificar o tempo de interrupção permitido, os impactos financeiros e de imagem da empresa. Resumindo, BIA é uma parte importante do plano de continuidade de negócios.

Mais alguns itens que devem ser considerados para um backup funcional:

  • Ter um sistema de backup confiável;
  • Uma ou mais mídiasconfiáveis;
  • Um processo de controle de backups;
  • Políticas de backupalinhadas a necessidade da organização;
  • Testes de restore e validação de dados periódicos;

Para isso, antes de tudo pense em RTO e RPO.

  • RTO: Recovery Time Objective. Tempo de Recuperação. Quantidade de tempoque as operações levam para voltar ao normal, após uma parada.
  • RPO: Recovery Point Objective.Ponto de Recuperação. Quantidade de informação que é tolerável perder, no caso de uma parada nas operações

Para definir o RTO e RPO é importante:

  • Entender a necessidade do seu negócio;
  • Entender a importância de cada aplicação;
  • Estar alinhado com onegócio;
  • Documentar os passos;
  • Documentar as regras;
  • Validar com as áreas e deixá-las cientes;

É importante ter ênfase na recuperação que é o RPO, o qual determina quantos dados a empresa pode perder e, portanto, a frequência dos backups.

Por exemplo se o backup for realizado todos os dias às 2h e acontecer uma parada às 18h, o RPO será de 48 horas. Isso atende o requisito do negócio da empresa?

Tenha um plano de backups consistente:

 5 Melhores práticas de backup

  1. Tenha uma recuperação 3-2-1. Considerada umas das melhores práticas de backup e consiste em: 3 cópias diferentes dos dados, 2 tipos diferentes de mídia física, 1 tipos diferentes de mídia física;
  2. Backup e recuperação será a linha de defesa. Por isso, invista na infraestrutura, procedimentos e políticas eficientes;
  3. Gestão eficiente é ferramenta para a proteção dos dados. Ter conhecimento das mudanças que ocorrem e fazer o controle efetivo. Por exemplo: instalada aplicação nova no ambiente e precisa ser incluída no backup.
  4. Performance indica em quanto tempo as operações da empresa serão restabelecidas. Verifique os indicadores de desempenho para verificar em quanto tempo é possível retornar as operações.
  5. Fornecedores de proteção de dados precisam se adaptar aos ataques de ransomware. Adote ferramentas com recursos necessários para prevenção.

Achou todas essas informações complicadas? Quer saber mais sobre planos de backup? Nós podemos ajudar!

Nossa equipe de especialistas desenvolveu a melhor solução de backup para sua empresa, ela será formatada de acordo com as necessidades do seu negócio.

Entre em contato com a Microservice e conte com a experiência dos nossos especialistas para o desenvolvimento do plano adequado à sua empresa.

Case Bellevue: Mais segurança com o backup como serviço da Microservice

 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072