Tecnologia na nuvem

Mitos e verdades da Cloud

907 313 Microservice

A Cloud Computing é uma tecnologia que cresce cada vez mais em todo o mundo. Mas apesar desta expansão, ainda existem muitas dúvidas em relação a esse tipo de serviço.  

Para ajudar a desvendar o que é realmente fato e o que é uma ideia equivocada, vamos lhe mostrar alguns mitos e verdades sobre a Nuvem.  

 1- A Cloud não oferece segurança  

Mitos e verdades da Cloud Computing

 Muita gente ainda acredita que os dados e sistemas que ficam armazenados na Cloud estão mais vulneráveis aos ataques cibernéticos e perdas irreparáveis. Mas na verdade, a segurança é muito maior se comparada ao armazenamento em um Data Center físico, por exemplo. Este equipamento pode correr riscos ainda maiores, como a deterioração do próprio hardware, acidentes como incêndios ou roubos e ainda os desastres naturais como enchentes, enxurradas ou vendavais.  

Outro fator positivo em relação à segurança na Nuvem está nos backups que geralmente ocorrem de forma automática, o que evita perdas de informações por falha de backup que seria feita do modo tradicional por uma determinada pessoa.  

É claro que a segurança sempre será mais garantida dependendo da escolha correta do provedor de Cloud. Por isso, é importante avaliar bem o que está incluído no serviço e se as soluções de segurança são as mais apropriadas para as necessidades do seu negócio.  

 De modo geral, os provedores dos serviços de Cloud já adotam ferramentas de segurança bastante superiores que aquelas que as demais empresas usariam em seus próprios ambientes. Estas soluções são mais sofisticadas e atualizadas com rapidez para sempre ficaram um passo a frente em relação às ameaças que surgem a todo momento.  

 2- Ajuda a reduzir custos 

 Mitos e verdades da Cloud ComputingComo o serviço de Nuvem é terceirizado, a empresa não precisa fazer investimentos significativos em equipamentos próprios para estruturar um Data Center. Se a companhia faz o armazenamento local, de tempos em tempos tem que gastar com a renovação dos hardwares que se tornam obsoletos, ou com manutenções e reparos.  

 Também não tem a necessidade de gastos constantes com licenças, atualizações de softwares e ainda tem redução de custos com grandes equipes para o suporte desses serviços, pois dos procedimentos de gestão ficam a cargo do provedor de Cloud. 

3- Não exige acompanhamento da equipe de TI  

Mitos e verdades da Cloud Computing

Como falamos no item 2, ao optar pela Cloud a empresa consegue reduzir seus custos com grandes equipes, mas isso não significa que os profissionais de TI da empresa não tenham mais uma função ou que seus empregos sejam colocados em risco.  

 O que acontece é uma mudança de demanda de trabalho para estes profissionais. Como não têm mais que se preocupar com tantas atividades rotineiras de segurança, backup e atualizações, este time troca muitas funções operacionais por atuações mais estratégicas.  

 Além disso, o serviço oferecido pelo provedor da Nuvem precisa ser acompanhado por profissionais adequados, que saibam avaliar se o que está sendo fornecido realmente atende às exigências da empresa. 

 4 – A Nuvem traz mais agilidade e flexibilidade  

Mitos e verdades da Cloud Computing

Quando a empresa usa a Cloud, seus dados podem ser acessados pela internet, de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que exista uma conexão. Isto agiliza o trabalho dos diversos departamentos da organização, pois a interação e colaboração entre todos pode ser muito maior.  

Com isso, os processos empresariais e as tomadas de decisão tornam-se muito mais rápidas, o que pode significar também mais produtividade e lucratividade.  

A Nuvem também possibilita diferentes modelos de trabalho, que pode ser em casa, em viagens ou em qualquer outro ponto que permita o acesso à internet e aos dados da empresa.  

 5 – Migrar para a Cloud é difícil  

Mitos e verdades da Cloud Computing

 É claro que a migração para a Nuvem exige um acompanhamento bastante detalhado e uma série de procedimentos com alto nível de conhecimento. Mas isto não significa que a mudança das aplicações e dados para o ambiente da Cloud vai trazer inúmeras complicações.  

Para que todo o trabalho seja feita de forma eficiente e sem trazer problemas é importante escolher um provedor de serviço com qualidade e experiência para lhe atender.  

 

Vai migrar seus negócios para a Cloud? Quer mais informações para fazer isto da melhor forma possível? Entre em contato com os especialistas da Microservice.  

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072