Transformação Digital

Preocupações dos negócios na transformação digital

899 309 Microservice

A transformação  digital já é um fato concreto no dia a dia das pessoas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil já tem 116 milhões de usuários de internet. Esta conectividade avançada faz parte da evolução tecnológica e trouxe mudanças na maneira de consumir.

A alteração na rotina e no comportamento das pessoas teve também impactos para o mundo dos negócios, que na mesma proporção, precisou se adaptar e adotar de vez a transformação digital em seus processos.

Mundo atual

A transformação digital está em todos os lugares

O que é a transformação digital?

A transformação digital é um processo onde as empresas passam a utilizar ferramentas de tecnologia para reformular seus procedimentos, melhorar seu desempenho e aumentar a possibilidade de conquistar mais produtividade e melhores resultados.

A tecnologia passa a ter papel fundamental e torna-se a base para os processos de inovação e reformulação dos negócios. Ela não fica mais restrita ao Departamento de Tecnologia de Informação e ao uso dos softwares e hardwares na empresa. Torna-se um projeto muito mais abrangente. E isso vale para companhias de todos os tamanhos e todos os segmentos, já que organizações de qualquer tipo podem ser transformadas com o uso de dispositivos e recursos digitais.

Podemos dizer que existem três principais motivadores para a transformação digital:

– um novo comportamento do consumidor

– a evolução tecnológica

– e a mudança no mercado, com a chegada das startups e novos players.

O cliente, que sempre foi importante, passou a ser ainda mais decisivo e é o centro principal do negócio. Com a transformação digital e a interação online de processos e disponibilização de informações, o cliente tem mais facilidade para encontrar o que deseja, comparar modelos e preços, escolher e obter os produtos e ainda para compartilhar sua experiência de compra.

Para atender esses clientes, cada vez mais conectados e cheios de informações, as empresas mudaram seu modo de trabalho. Os dispositivos móveis usados pelos consumidores, também passaram a permitir que os colaboradores das empresas passassem a trabalhar em casa, o que também trouxe benefícios para as organizações:

– redução de custos e melhoria na utilização de ativos,

– aumento da produtividade e eficiência,

– e mais possibilidade de inovação e criação de novas oportunidades de negócios.

 Quais as novas tendências de tecnologia?

O novo comportamento do consumidor e o novo modo de trabalho em razão da conectividade dos dispositivos é somente uma parte das mudanças tecnológicas e da transformação digital. Não podemos deixar de lembrar todas essas tecnologias que já estão invadindo o mundo atual: Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Big Data, robôs, aplicativos móveis, integração dos usuários, Nuvem e as criptomoedas.

Além disso, ainda vêm pela frente outras tendências de tecnologia:

AI Foundation: Fundamentos de Inteligência Artificial

Intelligent Apps and Analytics: BI para negócio/dados

Intelligent Things: Inteligência das coisas

Digital Twins: a combinação de dados digitais e operacionais de ativos industriais com uma plataforma de software, simulação e análise para obter informações sobre operações presentes e futuras.

Cloud to the Edge: com a utilização maior da nuvem, inteligência das coisas, gerando muita informação, aumenta o tráfego de informações, aumentando a latência, sendo necessário a implantação de uma solução de Gateway no meio, vindo aí o Edge Computing

Conversational Plataform: chat-bots, por exemplo

Immersive Experience: experiência imersiva, com óculos de realidade aumentada

Blockchain: um tipo de base de dados distribuída que guarda um registo de transações permanente e à prova de violação.

Event-Driven: o controle de fluxo de programas orientados a evento são guiados por indicações externas, chamadas eventos.

Continuous Adaptive Risk and Trust: Análise Contínua e Adaptável de Riscos e Confiança.

Confira as novidades apresentadas no Microsoft Inspire 2018.

 

Era digital: mudanças no consumidor

Os dispositivos móveis estão transformando a maneira como trabalhamos hoje.

Que preocupações a transformação digital traz para as empresas?

 Todas essas tecnologias que já chegaram e as que ainda vão chegar nas empresas vão trazer diversas conseqüências para os negócios, como já citamos: mais conectividade dos consumidores e também dos colaboradores que podem trabalhar de qualquer lugar.

Mas, independentemente da tecnologia que seja escolhida para aplicar no negócio, o fato é que todas elas aumentam muito o tráfego de informações. A todo momento são criados e trocados novos dados entre os usuários. Isso aumenta a agilidade, a produtividade, mas também aumentam os riscos e a possibilidade perder algo é muito maior.

Assim, as empresas passam a ter mais preocupações em relação a todas essas informações:

– Como vou proteger meus dados?

– Como aumentar a segurança dos meus sistemas?

– Como evitar procedimentos inseguros?

Entre outras dúvidas.

Confira também nosso post sobre Multi Factor Authentication

Como lidar com essas preocupações?

 Mais do que nunca é preciso garantir a integridade das informações. E dentro de todas as possibilidades de falhas, invasões e outros problemas que podem existir, fazer um backup eficiente e seguro ainda é uma das melhores maneiras de se prevenir e evitar perdas expressivas.

O backup pode garantir a integridades dos dados, de configurações, do bancos de dados e de arquivos de usuários. Ele é uma forma eficiente de prevenir que os arquivos sejam apagados, seja pode alguma falha física ou por erro humano.

 

Sua empresa enfrenta dificuldades para se adaptar à era digital? Conheça a nossa solução Microservice Cloud Backup. Fale com um especialista da Microservice e descubra soluções para lidar com essas preocupações.

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072