Novidades nas versões de Banco de Dados do SQL Server 2017 e SQL Server 2016

895 308 Microservice

O SQL Server é o banco de dados mais completo do mercado, reconhecido pelo Gartner e considerado o mais seguro do mundo nos últimos 3 anos. A solução está em constante evolução e aperfeiçoamento. E muitas vezes surge a dúvida de quais são as diferenças entre as versões e atualização. Neste post você conhecerá as principais novidades no SQL Server 2016 e SQL Server 2017 e tirar as suas dúvidas.

Você também pode conferir o webinar ou baixar o material completo abaixo.

Novidades do SQL Server 2016 

O SQL Server 2016 trouxe diversas novidades, porém focaremos nas novidades trazidas no Service Pack 1 do SQL Server 2016, onde diversas funcionalidades antes disponíveis somente na Edição Enterprise agora estão disponíveis também em edições menores (Standard, BI, Web e Express).

  • Alta disponibilidade. A partir do SQL 2016 SP1 o recurso de Grupo de disponibilidade Básico Always On está disponível em edições menores. Existem algumas limitações, porém é possível utilizá-lo. Este é a principal novidade de Alta Disponibilidade para SQL Server 2016.
  • Performance. O SQL Server 2016 adicionou aprimoramentos importantes para melhorar o desempenho e flexibilidade dos índices columnstore. Esses aprimoramentos melhoram os cenários de datawarehouse e habilitam a análise em tempo real. Função Compression que realiza a compressão e descompressão do dado em tempo real. A nova função reduz o volume necessário de armazenamento e a quantidade de IOPS necessária para buscar/armazenar os dados com algum revés em CPU.
  • Desempenho. OLTP in-memory é a tecnologia do SQL Server para melhoria de desempenho do processamento de transações. Na versão SQL Server 2016 foi incluso o suporte a tabelas de até 2TB, o que gerou significativo aprimoramento de índice de armazenamento de coluna para classificação e suporte ao Grupo de Disponibilidade AlwaysOn. Outra novidade é Partitioning (particionamento), um recurso que faz uma separação física de uma mesma tabela em diversos arquivos, o que aumenta a escalabilidade e a performance.
  • Segurança: o SQL Server 2016 trouxe várias melhorias como o Always Encrypted, um recurso criado para proteger dados importantes e confidenciais (números de cartão de crédito, identificação nacional), armazenados no banco de dados. Esta função permite que os clientes criptografem os dados confidenciais em aplicativos e nunca revelem as chaves de criptografia para o banco de dados. Outra novidade, o Dynamic Data Masking limita a exposição de dados confidencias para os usuários, mascarando a quantidade de dados especificada na configuração isso com o mínimo de impacto na camada de aplicativo. Row Level Security também é uma função que assim como a citada segue uma configuração especificada para controlar o acesso as linhas em uma determinada consulta carregada pelos usuários. Ela simplifica o design e a codificação de segurança. Fine Grain Auditing é uma possibilidade de auditoria de LOGs mais completa e mais específica, elas agora podem ser feitas a nível de banco de dados, servidor, objeto, etc, antes as auditorias eram somente feitas a nível de servidor, relevante também pontuar que o recurso não causa contenção no banco.

Principais novidades do SQL Server 2017

Confira algumas das novidades da versão SQL 2017

  • Disponibilidade: a novidade para esta edição é o suporte sem cluster. O que facilita ter um ambiente on premisse, um ambiente na nuvem e realizar as transições entre eles. Para complementar, a versão traz o Cross data base Transactions que possibilita as transações entre os bancos de dados de uma mesmo grupo de disponibilidade.
  • Performance: uma das novidades, o “Resumable online index rebuild”, permite a operação ser retomada online após a falha, ou até mesmo parar o processo e retomá-lo quando for mais cômodo. Outra novidade é o Adaptive Query Processing”,  processamento adaptável de consulta o SQL Server, o qual  adapta seus planos de consulta conforme o aprendizado realizado com o decorrer das realizações das consultas anteriores.
  • Segurança: possui uma programação customizada, o CLR (Common Language Runtime), onde se insere logicas criadas através de dotnet e agora existe um novo recurso para inserir mais segurança.

Gerenciamento de banco de dados

Para aproveitar todas as funções do SQL Server é importante conhecer a ferramenta. Conheça a nossa solução de Gerenciamento de Banco de Dados.

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072