Por que minha empresa precisa de um Banco de Dados?

Microservice

A sua empresa, provavelmente, já utiliza sistemas de gestão, como ERP, ou de relacionamento com cliente, um CRM, ou até mesmo um simples sistema financeiro. Mas você sabia que para o funcionamento de todas essas aplicações, elas precisam ter suas informações armazenadas em Banco de Dados?

 

Por isso, neste post, nós vamos lhe explicar o que é um Banco de Dados, as diferentes possibilidades que existem e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

 

O que é um Banco de Dados?

 

Um Banco de Dados ou SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) é uma ferramenta que armazena e administra as informações utilizadas por diversas aplicações de software. Todo sistema, por mais simples que seja, precisa acessar um Banco de Dados.

 

As informações que ficam guardadas no Banco de Dados podem ser dos mais variados tipos: nomes e endereços de clientes, lista de serviços prestados, volumes de vendas, resultados financeiros. Além de uma série de outros elementos que fazem parte da estrutura de empresas de todos os portes e setores da economia.

 

Décadas de experiência

 

Esse modelo de armazenamento não é exatamente uma novidade. Os dois grandes nomes desse mercado: o SQL Server da Microsoft e o Oracle Database já têm décadas de existência. O primeiro SGBD a ser utilizado no mundo, o Oracle, surgiu no final dos anos 70. Já o SQL Server foi lançado pela Microsoft em 1988.

 

Desde então, eles vêm sendo constantemente atualizados e adaptados às novas tecnologias. A cada atualização, os sistemas ampliam suas funcionalidades e aumentam as possibilidades de uso por um número ainda maior de empresas em todo o mundo.

 

As diferentes opções

 

Há diversas opções de Banco de Dados, direcionadas para públicos distintos e para diferentes demandas de volume de trabalho. Existem variações em relação a parte técnica (linguagens e compatibilidades com determinadas plataformas) e também funcional (modelos relacional, plano ou hierárquico). Eles podem ser, por exemplo, para trabalhos locais ou em nuvem, e oferecem edições de acordo com o porte e as necessidades específicas das empresas.

 

Um empreendedor de pequeno porte, com um negócio que gera poucos arquivos e necessita de um nível de processamento mais limitado, pode optar por uma edição mais básica de um Banco de Dados, e assim não precisa fazer um investimento tão alto.

 

Já uma empresa maior, que precisa de serviços Big Data, ou seja, com imenso volume de dados, tem a necessidade de mais velocidade para processamento de mais informações e versões mais robustas do Banco de Dados.

 

 

Os benefícios de Banco de Dados

 

Com o uso do Banco de Dados, as informações de uma companhia podem ficar armazenadas de maneira mais segura e ser acessadas, atualizadas e gerenciadas com mais facilidade.

 

Ele é uma ferramenta fundamental para organizações que buscam disponibilidade, segurança e estabilidade e proporciona diversas vantagens:

 

1- Garantem mais segurança

 

As informações que estão alocadas nos Bancos de Dados ficam estão menos sujeitas a ataques e outras possibilidades de perdas.  As empresas que oferecem esse tipo de produto são grandes nomes do setor e operam com altos níveis de segurança. O SQL Server 2017 da Microsoft é considerado o banco menos vulnerável dos últimos sete anos, de acordo com testes feitos pelo NIST (National Institute of Standards and Technology), órgão dos Estados Unidos responsável por padrões e tecnologia.

 

2- Agilizam o acesso às informações

 

Um Banco de Dados eficiente permite a troca de informações sem falhas entre as diversas áreas da empresa. Os dados das diversas áreas estão ali armazenados de maneira segura e com alta disponibilidade, já que a maioria opera na Nuvem, o que permite o acesso de qualquer lugar a qualquer hora.

 

3- Permitem o alinhamento das estratégias

 

Com as informações disponíveis e com possibilidade de cruzamento de dados, os usuários do Banco de Dados pode ter uma visão mais completa do seu negócio e traçar estratégias mais alinhadas com a realidade, e não baseadas apenas em suposições ou estimativas.

 

4- Ajudam a aumentar a produtividade

 

Com os números da empresa mais organizados e com fácil acesso, outra consequência positiva é o aumento da produtividade. Isso porque, há mais agilidade em todas as rotinas e ganho de tempo nas operações. O que se traduz em melhores resultados.

 

 

Você já utiliza um Banco de Dados na sua empresa? Compartilhe esse texto e mostre para outros empresários as vantagens que essa ferramenta pode trazer!

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072