Preconceitos contra segurança na nuvem

1024 352 Microservice

Mesmo com o fortalecimento da computação em nuvem no mercado mundial, muitas empresas permanecem com desconfianças a respeito deste modelo de serviço. A principal dúvida ainda é em relação à segurança.

São diversos questionamentos que surgem sobre o assunto, muitos deles baseados em preconceitos, em ideias concebidas sem fundamento. Confira então neste post algumas destas questões e quais as respostas corretas para elas:

 

O data center físico não é mais protegido?

Alguns profissionais ainda acreditam que os dados armazenados na nuvem estão mais vulneráveis do que se estivessem em data centers localizados na própria empresa. Afinal, parece mesmo mais fácil acreditar que ali pertinho, em uma sala que você sabe onde fica, em um data center bem guardado, os dados estarão mais seguros. Mas esta lógica não é verdadeira. O data center físico pode ficar muito mais vulnerável a acidentes e desastres naturais, incluindo incêndios, roubos, enchentes e vendavais. Na nuvem os dados estão mais seguros em razão dos backups automatizados, que garantem a preservação das informações, independentemente de problemas que possam ocorrer no local da empresa.

 

Os ataques não ficam mais fáceis com a nuvem?

Esta é outra pergunta clássica, já que muita gente pensa que ao colocar seus sistemas e dados na nuvem eles vão ficam mais vulneráveis aos ataques dos criminosos cibernéticos. No entanto, o que ocorre é que na nuvem a proteção disponibilizada pode ser ainda mais intensificada. Isto porque os provedores de serviços na nuvem são grandes players do mercado, com soluções de segurança muito mais eficientes do que aquelas que as empresas poderiam adotar individualmente.

 

Na nuvem pública outras empresas podem acessar meus dados?

A nuvem pública, onde um servidor concentra dados de várias empresas existe o questionamento sobre qual a possibilidade de um cliente conseguir acessar os dados de outra organização usuária. Isto não é uma possibilidade real, já que existe um isolamento seguro entre os espaços de cada cliente, que não podem ser ultrapassados por um ou outro.

 

A resposta a incidentes não é mais rápida dentro da empresa?

Sempre podem ocorrer falhas e indisponibilidades quanto se fala em TI. Isto é inevitável até mesmo entre os grandes nomes do mercado. Então, é importante ter planos de recuperação rápida a incidentes para diferentes situações. Muitas empresas ainda acreditam que seus planos internos podem ser mais eficientes, caso ocorra alguma interrupção. Mas aqui vale a mesma lógica do alto preparo dos grandes players, já que estas organizações conseguem ter ações muito mais ágeis e efetivas quando acontecem invasões e outros transtornos.

É claro que dúvidas sempre irão existir. Mas é preciso ter consciência que a segurança na nuvem é eficiente. Para garantir esta proteção adequada basta fazer uma escolha assertiva na hora de definir qual provedor vai contratar e também adotar procedimentos internos que contribuam com a segurança.

 

Ainda não migrou para a nuvem por desconfianças em relação à segurança? Entre em contato com a equipe de Microservice e saiba como fazer isso da forma correta.

 

 

MATRIZ - BLUMENAU / SC (47) 3322-2343   |  DEMAIS LOCALIDADES:   SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 MG (31) 4063-7161 PR (41) 4063-7161 RS (51) 4063-7161 PE (81) 4062-9072