Quer saber as vantagens da Tecnologia na Nuvem?

150 150 Microservice

Tecnologia na Nuvem, Cloud Computing, Nuvem Pública, Nuvem Privada ou Nuvem Híbrida. Você já deve ter ouvido algum desses nomes no seu dia a dia. Essa tecnologia, que há muito tempo já vem sendo tratada como tendência, agora é uma realidade que pode ajudar as empresas em seus diversos processos. Mas o que é a Computação em Nuvem? Nós vamos lhe explicar e mostrar as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio!

O que é a Computação em Nuvem?

A Computação em Nuvem é uma modalidade onde os softwares e serviços de TI não ficam instalados nos computadores ou mesmo nos servidores físicos dentro das empresas. Todos os dados ficam armazenados em servidores localizados na web mantidos e administrados por gigantes do setor.

As informações das empresas, que utlizam esse tipo de serviço, ficam nesse espaço virtual, com mais segurança e facilidade de acesso aos seus usuários em qualquer lugar do mundo. Segurança que é garantida por alta disponibilidade de links de internet, armazenamento e data centers replicados geograficamente.

Essa tecnologia não faz parte apenas da vida empresarial. Você mesmo, na sua própria rotina diária, deve acessar inúmeras vezes serviços de Cloud Computing.

Isso acontece, por exemplo, quando entra com seu login e senha para acessar sua conta em uma rede social, seu e-mail ou serviços de mídia digital por assinatura. É o mesmo tipo de procedimento. Sua conta está longe do seu computador, em um servidor das empresas que fornecem esses aplicativos e estão a quilômetros de distância.

 Os benefícios da tecnologia

A Computação em Nuvem traz inúmeros benefícios para seus usuários, incluindo desde redução de custos até mais mobilidade e produtividade. Confira então as vantagens que essa tecnologia pode trazer para o seu negócio:

Diminui os gastos com infraestrutura

 Reduzir despesas faz parte das metas de qualquer empresa. E a Computação em Nuvem pode contribuir para esse objetivo. Ao optar por um serviço na Nuvem, a organização consegue eliminar gastos com infraestrutura de serviços, por conta da redução da necessidade de compra de equipamentos complexos e de valores mais altos, além de reduzir custos com energia. Geralmente, os servidores utilizados para armazenamento de arquivos são equipamentos mais sofisticados, que exigem grandes investimentos.

Também há diminuição de gastos porque não é necessário investir tanto em treinamento de colaboradores, manutenção de equipamentos instalados na empresa e atualizações constantes de softwares.

Além disso, nos serviços na Nuvem, a empresa costuma pagar apenas por aquilo que usa, o que torna os valores bastante adaptáveis e escalonáveis, dependendo do momento que a organização está vivendo, de acordo com suas vendas e eventuais sazonalidades.

 Permite alta disponibilidade

 Poder contar com sistemas de alta disponibilidade é fundamental. Afinal, ter qualquer serviço de TI parado significa perda de produtividade e de dinheiro.  Por isso, toda empresa tenta eliminar a possibilidade de falhas de equipamentos ou de conectividade.

A Computação em Nuvem pode ajudar nisso, pois existem serviços que fazem a replicação das máquinas virtuais para a Nuvem. Na prática, isso signfica que, se o seu negócio for atingido por algum tipo de desastre, como um vendaval, uma enchente, um incêndio, etc, você pode rapidamente continuar acessando os dados da sua empresa diretamente por meio do serviço na web.

 Garante maior segurança

Apesar de muitos empreendedores ainda terem receio de armazenar as informações de suas empresas na Nuvem, já é fato que esse tipo de serviço traz, na verdade, muito mais segurança e tranquilidade.  Os servidores virtuais oferecem o mais alto nível de proteção de dados exigidos pelas grandes organizações.

Existem serviços que podem proporcionar ainda mais segurança, pois eles têm recursos que incluem determinados tipos de autenticações, logins e até restrições de horários de acesso. A manutenção dos arquivos na Nuvem também se torna uma opção mais segura em relação aos ataques, que acometem diretamente os servidores das empresas.

 Possibilita  mais mobilidade

Como os arquivos não estão guardados nos servidores da companhia, e sim no servidor alocado na Nuvem, os colaboradores podem acessar os dados com agilidade e rapidez, em qualquer lugar onde tenham conectividade com a internet. Isso pode ser feito por um computador, tablet ou smartphone.

Essa facilidade de acesso e comunicação permite que profissionais de todos os segmentos agilizem seus trabalhos e ganhem mais produtividade. Quando se está em reunião externa, por exemplo, é possível acessar dados estratégicos da organização, e fechar um negócio ali mesmo, sem perder tempo e sem ter que voltar para a empresa.

Viu como a Tecnologia na Nuvem pode trazer vantagens para a sua empresa? Se gostou dessas informações, compartilhe esse post em suas redes sociais para que outros empreendedores também possam se beneficiar!

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072