Reestruturação de banco de Dados da Link

Microservice

Com projeto de reestruturação de banco de Dados a Link reduz as paradas em seu ambiente de TI

Com a necessidade de alta disponibilidade e performance a Link faz a reestruturação do seu banco de dados Microsoft SQL Server.

A Link reestruturou o banco de dados Microsoft SQL Server com o objetivo de proporcionar alta disponibilidade e maior performance no dia a dia de mais de 300 usuários. A alteração foi feita também para obter uma operação estável e de acordo com as melhores práticas e necessidades exigidas pela empresa.

Um ganho inicial obtido pela área de TI foi a possibilidade de criar um ambiente de desenvolvimento que permite fazer os testes e pré-produção, sem o envolvimento com o ambiente de produção. Somente com isso, a Link já percebeu a redução de custos com seus terceiros. A mudança também gerou maior produtividade, porque não há mais impacto a cada nova parametrização do seu sistema.

A nova reestruturação trouxe outros benefícios importantes, como a redução imediata de paradas inesperadas, mais produtividade, maior performance no sistema de faturamento e mais qualidade no desenvolvimento de customizações.

A Microservice desenvolveu o projeto de atualização do ambiente SQL Server da versão 2008R2 para versão 2014, envolvendo implementação de alta disponibilidade com AlwaysOn Availability Groups, distribuição de carga em 2 servidores SQL Server e implantação de ambientes de Desenvolvimento, Testes e Pré-Produção, alinhados com ambiente de Produção.

Para o ambiente de Produção foram implementados 2 novos servidores virtuais, com dois grupos de disponibilidade, e no ambiente de Desenvolvimento, Testes e Pré-Produção foram implementados 3 novos servidores virtuais..

Todos os 5 novos servidores SQL Server foram implantados na versão 2014 com os últimos patches disponíveis.

O ambiente de Produção utiliza SQL Server Enterprise Edition, aproveitando licenciamento na modalidade Software Asurance e o ambiente de DEV/TST/PREPRD utilizou SQL Server Developer Edition, reduzindo drasticamente os custos de licenciamento.

“Desenvolvemos este ambiente para a Link porque nosso principal objetivo, alinhado com a equipe de TI, era a alta disponibilidade e mais performance. Com o novo ambiente, não só garantimos o objetivo, mas também maior qualidade no desenvolvimento de customizações, redução de custos. E, principalmente, maior agilidade na geração de informações por meio de relatórios, que era uma dificuldade em razão do cenário anterior”, explica o DBA da Microservice, Fernando Eggert.

Equipe do Projeto: André Mengarda – Gerente de Projetos, Fernando Eggert – Analista de Banco de Dados/DBA, Felipe Justino e Maurício Cordeiro de Carvalho – Analistas de Infraestrutura.

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072