Como ter alta performance em TI com redes estruturadas

Microservice

Como ter alta performance em TI com redes estruturadas

Toda organização necessita de uma infraestrutura de rede estruturada para garantir a performance do seu ambiente. A grande demanda de informações, a exigência por um ambiente de TI que garanta o desempenho e reduza o risco em relação aos incidentes de segurança, é maior ainda, seja tanto na rede interna (LAN e WLAN), quanto na externa (WAN). É necessário estar atento, saber como a sua rede está preparada para o tráfego, acessos e dimensionamentos.

Você sabe como está a saúde da sua rede?

Para observar se a sua infraestrutura atual tem capacidade para suportar todas as informações que hoje a sua empresa gera, o ponto de partida é a verificação do ambiente por meio de ferramentas de análise de rede. Esse diagnóstico é realizado por um profissional que faz o raio X para o entendimento da situação atual da infraestrutura.
Após este estudo, o importante é a elaboração de um plano de ações em conjunto, o qual suportará as demandas geradas pela análise do diagnóstico. Serão apontados os ajustes necessários e em alguns casos os investimentos para que a sua rede esteja adequada as necessidades de sua organização.
Um grande ponto que atualmente as organizações não levam em conta é a documentação da sua rede, saber qual equipamento, quais as configurações que  possui e se está ou não com as atualizações de fabricantes em dia, facilitará muito na solução de problemas no dia a dia.
Equipamentos obsoletos ou mal dimensionados poderão causar grandes transtornos na produtividade e segurança das informações de sua empresa.
Outra prática comum ainda, é a utilização de equipamentos de rede wireless que foram projetados para redes domésticas, sendo utilizadas em organizações, esses equipamentos não são feitos para este fim, acabam prejudicando a performance da sua rede. Eles não possuem uma gerência adequada para o ambiente corporativo, sendo impossível diagnosticar exatamente onde está o problema, o que leva muitas vezes os administradores de rede a utilizar uma técnica não muito favorável, que é a da tentativa e erro.
Hoje existem várias soluções empresariais que atendem desde pequenas até grandes corporações que disponibilizam uma gerência sobre os equipamentos e com apenas alguns clicks é possível bloquear usuários indesejados ou até mesmo desativar a porta de um switch que está gerando problemas.
A rede é a estrada de suas informações e não adianta nada você investir em equipamentos (servidores, storage e softwares) de última geração se ela não é saudável e confiável, sendo nela onde as informações vão trafegar.
“Algumas práticas recomendadas devem ser seguidas para que se possa atingir um nível de excelência e realmente ter as informações de uma forma rápida e segura. Para isto, contar com um especialista em redes, pode fazer toda a diferença para manter a alta performance e saúde de sua rede ”, destaca José Márcio de Sousa, especialista em Rede e Segurança da Microservice.

Jose-Marcio-Blog

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072