Gerenciamento de Banco de Dados

4 fatores para escolha de uma solução de Gestão de Banco de Dados

884 319 Microservice

Uma boa gestão de banco de dados é parte importante da estrutura de TI das empresas, com o armazenamento e gerenciamento de informações essenciais para as diversas aplicações de informática utilizadas pela organização.

Se você ainda não tem uma Gestão, confira também o nosso post 7 motivos para ter uma Gestão de Banco de Dados 

Fazer a escolha correta de uma solução para gestão dessa ferramenta pode ser fundamental para conquistar os seus benefícios e até evitar prejuízos para o negócio. Por isso, investir um certo tempo na busca e definição da melhor opção pode ajudar a prevenir problemas maiores no futuro.

Caso você já tenha uma solução de Banco de Dados porém com baixa performance, quedas, indisponibilidade ou outros problemas que estão dificultando o desempenho, veja nosso post Tuning no Banco de Dados: Quando é importante fazer?

Neste post, vamos lhe mostrar 4 fatores que devem ser levados em conta na hora de definir qual solução de Gestão de Banco de Dados sua empresa vai usar.

1 – Oferece monitoramento e suporte constantes?

Verificar se o serviço de banco de dados inclui um monitoramento e suporte sem interrupções é essencial. O monitoramento constante faz o aviso de eventos de problemas e a equipe de suporte tem que ter a disponibilidade contínua para atuar sobre esses alertas.

No entanto, muitas empresas ainda oferecem somente o atendimento 8 ou 12 horas por dia, durante os 5 dias da semana. Mas isso não é suficiente para a maioria das organizações, já que as aplicações costumam funcionar continuamente em muitos negócios. Isto acontece, por exemplo, em fábricas onde os equipamentos alimentam as informações do banco de dados, ou em serviços de e-commerce, que operam 24 horas por dia. Se umas dessas aplicações tiver um problema durante a madrugada, com o serviço de atendimento limitado, a atuação da equipe de suporte só poderá ser feita no dia seguinte e podem haver prejuízos decorrentes da parada no processo.

Com um monitoramento contínuo, a equipe de banco de dados pode fazer intervenções proativas, até mesmo antes que os problemas aconteçam. Assim, evita que a operação da empresa seja paralisada ou, ao menos, minimiza o tempo que precisa ficar parada.

Se você já tem uma Gestão de Banco de Dados mas não lhe oferece a visibilidade dos dados, você poderá gostar da nossa solução Microservice Insigths.

2 – Garante previsibilidade de custo?

Ao optar por uma de gestão de dados com monitoramento ininterrupto e sem limite de horas de serviço é possível ter uma previsibilidade de custos, já que dessa maneira, não há necessidade de ampliação de número de horas de atendimento, dependendo dos problemas que ocorram.

Muitas empresas ainda consideram que têm previsibilidade de custo ao optar por um plano um número determinado de horas, afinal, contabilizam que irão pagar somente por aquele tempo fechado no contrato. Mas na prática, o que costuma acontecer é que nem sempre aquelas horas são suficientes para resolver questões que surgem naquele período. O que acaba sendo necessária a inclusão de hora extra no atendimento, para cobrir a demanda e manter a performance adequada do banco.

Além disso, escolher um serviço com um pacote fechado de quantidade de horas pode acarretar em não atuar sobre determinadas questões importantes, somente para não ultrapassar o limite de consumo de tempo estabelecido no contrato. Por isso, uma gestão sem limite de horas pode trazer mais benefícios, já que todos os problemas serão revolvidos sem impactar em custos que não estavam previstos no orçamento .

3 – Disponibiliza aplicativo para acompanhamento?

Um dos itens que não podem ficar de fora na hora da escolha do banco de dados é a disponibilização de algum aplicativo para o acompanhamento de todo o funcionamento da ferramenta. Com uma solução que garanta a mobilidade com acesso pela internet, é possível ver como está seu ambiente de banco de dados, se os backups estão sendo executados corretamente e quais eventos estão prejudicando a performance. A disponibilização das informações por meio de um aplicativo de acompanhamento permite uma visualização dos dados, com elementos importantes para definições estratégicas sobre investimentos e melhorias no banco de dados.

4 – Os profissionais são certificados e com experiência de mercado?

Outro ponto significativo na escolha da gestão de banco de dados é verificar se a equipe responsável pelo serviço é certificada e tem experiência relevante no mercado. Existem certificações específicas para cada fabricante como Oracle e Microsoft. Então é indispensável conferir se o técnico que vai atender sua empresa realmente tem a habilitação necessária para o seu banco de dados.

Gostou das dicas para escolher uma solução para gestão de banco de dados mais adequado para sua empresa? Então, compartilhe essas informações para que outros profissionais também fiquem atentos a esses fatores ao decidirem por uma ferramenta.

Conheça mais sobre a nossa solução de Gestão de Banco de Dados e as vantagens para o seu negócio

 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072