Análise de Dados com BI: Lucratividade e controle a um clique de distância.

Informações estratégicas são um recurso precioso, porém ainda mal explorado por grande parte das empresas. É por isso que a Análise de Dados – BI (Business Intelligence) se apresenta como uma ferramenta ímpar para o sucesso e a segurança do seu negócio, providenciando informações que poderão lhe posicionar muito à frente de seus concorrentes.

Pesquisas do Gartner (grupo referência na área de tecnologia e gestão) indicam que até 2020 a maior parte das empresas do mundo passarão a utilizar ferramentas como BI e Analytics, as quais serão decisivas para pautar decisões estratégicas e insights de negócios. O que lança uma pergunta muito importante: sua empresa está pronta para lucrar com a Análise de Dados?

Entretanto, existem algumas questões que precisam ser observadas para o uso assertivo dessas ferramentas. Listamos abaixo os 3 maiores cuidados que você precisa tomar na implementação da Análise de Dados em sua empresa:

Metas claras e objetivas

As empresas, em geral, demonstram dificuldade na definição de objetivos comerciais e gerenciais, o que pode impactar negativamente na coleta de dados estratégicos, resultando em informações inconclusivas. É sempre bom relembrar que um BI, quando utilizado corretamente, tende a revelar dados e insights que até então não eram previstos pela organização, prevenindo prejuízos e gerando oportunidades de negócio.

Prioridades

Definir qual objetivo deve ser alcançado primeiro é um dos maiores obstáculos em qualquer gestão. É aí que a Análise de Dados exibe seu grande potencial, nutrindo gestores e líderes com informações concretas sobre as atividades da empresa.

Os planos e metas deixam de lidar com variáveis infundadas para trabalhar com dados concretos e organizados, os quais servirão como um guia operacional, ordenando as prioridades de forma lógica e assertiva.

Uso efetivo dos dados

Nem sempre os dados separados e analisados são utilizados ou utilizados corretamente. Ter a visão de que a empresa deve quebrar paradigmas e acima de tudo estar disposta a empregar inovação e transformação, é o primeiro passo para o sucesso. Nisso a análise dos dados é ponto chave, apontando diversos caminhos a serem seguidos.

A sua empresa utiliza alguma ferramenta de Análise de Dados – BI (Business Intelligence)? Conte um pouco de sua experiência pra gente.

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail