Se você é profissional de TI já deve saber na prática a quantidade de atividades rotineiras que é preciso fazer no dia a dia de trabalho. Por isso, a automatização de T.I. pode significar um pouco de alívio na sobrecarga e ainda trazer outras vantagens operacionais.
Estas automatizações estão se tornando uma possibilidade real com a chegada de novos recursos como a Inteligência Artificial e o Machine Learning. O uso dessas tecnologias para a automatização de TI pode proporcionar um ambiente mais ágil e eficiente.
Por conta desta tendência de automatização de atividades de TI existe até um termo específico chamado AIOPs (Artificial Intelligence for IT Operations) ou Inteligência Artificial para Operações de TI, conceito criado pela especialista Gartner.
A Inteligência Artificial é a capacidade de uma máquina imitar o comportamento humano e podemos considerar que isso é possível em uma série de procedimentos. Estas ferramentas inteligentes podem emitir alertas, fazer análises, registrar dados e outras ações de maneira automática.
A automatização reduz significativamente o tempo de determinadas tarefas e contribui para liberar a equipe de TI para atividades de maior valor agregado ao negócio da empresa.
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Confira 4 atividades que você pode automatizar e talvez ainda nem sabia disso:
1- Healthcheck de ambiente
Um Healthcheck de ambiente, tradicionalmente é executado por um técnico, que faz uma varredura de vários itens. Ele identifica como está a saúde destes itens para tomar ou não alguma ação. Mas ao depender de uma pessoa para fazer uma tarefa, que é repetitiva e processual, perde-se escalabilidade. Além disso, se essa pessoa, no momento que em que deveria fazer o Healthcheck, for colocada para resolver algum outro problema, pode-se perder esse procedimento, que é uma rotina de extrema importância para todo o ambiente de TI.
Ao colocar Machine Learning para fazer essa ação, além de resolver a questão da dependência da pessoa, é possível executar o procedimento de forma muito mais rápida, muito mais profunda, e com uma periodicidade muito maior.
2- Resposta a incidentes
Outra situação para a questão de automação é dar a resposta em incidentes. Este procedimento pode ocorrer de duas formas: utilizando uma análise dos dados de uma maneira muito mais proativa, identificando possíveis incidentes e corrigindo antes mesmo que aconteçam; ou já com o incidente de fato ocorrido no ambiente, pode haver uma automatização de resposta a esse incidente e resolvê-lo em um tempo hábil, ou até melhor que o tempo visto até então. Isto impacta diretamente nos negócios, porque ambiente parado é ambiente improdutivo, ou seja, é dinheiro que a empresa está perdendo.
3 – Capacity Plan
Outro caso de aplicação é no Capacity Plan. Tradicionalmente, é feito o Capacity Plan ou muito pontual, para identificar novos cenários, quando tem que fazer um refresh de Data Center, uma ida para Cloud, ou então um Capacity Plan recorrente de espaço em disco.
Porém, quando o Capacity Play é feito aliado à Inteligência Artificial consegue-se uma gama muito maior. Pode-se fazer uma comparação de workload versus a capacidade de processamento de servidores físicos, medir serviços de Cloud que se tem contratado. Nesta situação, a Inteligência Artificial pode ajudar a identificar qual o workload correto para a configuração correta, sempre numa ótica de performance e custo. Podem ser acrescentadas inúmeras situações para que a máquina ajude nas decisões para as melhores escolhas.
4- Detecção de anomalia
Na detecção de anomalias, quando há algum problema no ambiente, principalmente aqueles críticos, elas podem ser detectadas em tempo recorde com a automatização. Isto pode acontecer antes mesmo de qualquer percepção do usuários, e com a correção antes mesmo de gerar qualquer impacto.
Com a implantação de pequenas automações, quando houver a necessidade de intervenção técnica, o profissional já estará munido de todas as informações e saberá qual o caminho correto, mais rápido e mais efetivo para atuar sobre essa anomalia.
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