Backup na nuvem como serviço para garantir economia e versatilidade

Microservice

Nós já falamos por aqui sobre a questão do backup, que é algo essencial e feito desde sempre pelas empresas, até por uma questão de organização e segurança. Também entendemos um pouco sobre como a tecnologia de armazenamento online é algo muito comum no nosso dia a dia, mesmo que não nos demos conta disso. Agora chegou a hora de falar um pouco sobre a utilização desse recurso efetivamente como algo estratégico em um negócio, ou seja, o backup na nuvem como serviço.

Você já deve ter entendido ao ler o nosso texto anterior que o cloud computing (computação na nuvem) não é um hardware, ou seja, não se trata de um equipamento que você precisa comprar e manter para armazenar os dados necessários. Um sistema na nuvem é, na verdade, um serviço. Então não é necessário comprar esse maquinário, estruturar um espaço adequado para mantê-lo e contratar um funcionário com o objetivo de fazer a manutenção. Ao contrário, só será necessário um valor para garantir esse serviço e todas as vantagens que ele tem a oferecer. Sobre essa questão de manutenção, nós vamos nos aprofundar melhor ainda.

O fato é que, desse modo, em vez de ter um computador local que armazena todos os seus e-mails, documentos e programas, uma estrutura, que funciona pela internet, é que irá garantir tudo o que você precisa, de forma prática, segura, móvel e acessível. É uma proposta muito mais condizente com a realidade de profissionais liberais e micro e pequenos empresários, não é verdade? Muito além da questão do espaço de armazenamento, no entanto, o backup na nuvem é interessante pela questão da escalabilidade. Tem dúvidas sobre este conceito? Calma! Vamos falar melhor sobre isso.

Escalabilidade no backup na nuvem como serviço

Pode até ser uma palavra difícil e talvez você nem tenha se dado conta de que essa característica é um diferencial importante para a qualidade do que você oferece. Mas escalabilidade é algo muito importante e desejável, porque tem a ver com a capacidade de uma empresa se expandir, é sinônimo de estar preparado para crescer.

Uma empresa pode ser escalável, assim como processos, sistemas, enfim. Se a intenção é que o seu negócio tenha essa característica, e assim tenha a habilidade de administrar o crescimento da demanda de maneira uniforme, sem perder a qualidade, então o backup na nuvem é a solução ideal para lhe atender.

Quando alguém investe em um sistema local de armazenagem, esse equipamento tem uma capacidade, como a memória do seu computador e do seu celular. Se a demanda for aumentando e surgir a necessidade de modificar esse limite, será necessário comprar outro equipamento ou trocar por algum que atenda a essa nova demanda. Tal operação exige investimentos e planejamento, o que, muitas vezes, não é conquistado com a rapidez que gostaríamos, não é verdade?

O formato na nuvem funciona diferente. A empresa paga apenas por aquilo que usa. Então conforme a realidade for mudando, o serviço e os recursos investidos nele vão alterando na mesma medida. Além disso, como dissemos, não é preciso gastar com hardware ou licenças. Em resumo, é possível expandir ou reduzir a capacidade de maneira rápida, prática, sem a preocupação com despesas adicionais.

Custo baixo com manutenção

Um sistema de backup na nuvem, como não exige uma aparelhagem fixa e física, também não  demanda a contratação de alguém especializado para fazer a manutenção desse recurso. Na verdade, qualquer necessidade pode ser resolvida diretamente com o provedor do serviço contratado.

Então, uma vez que você investe para ter um backup na nuvem, esse valor já inclui a segurança (que falaremos melhor em outro post), o armazenamento, escalabilidade e, também, o gerenciamento da solução, ou seja, a manutenção da infraestrutura para tornar tudo possível. No entanto, esse tipo de preocupação não vai passar por você.

A única indicação, para que a sua empresa possa aproveitar de forma plena todas as vantagens e possibilidades do backup na nuvem, é ter uma internet de boa qualidade, com uma velocidade compatível com as suas necessidades para que o trabalho de download dos documentos, por exemplo, quando você precisar reavê-los, possa ser facilitado. Como tudo estará on-line, é importante considerar essa característica com o objetivo de garantir que tudo funcione conforme a sua expectativa.

Com uma internet de qualidade e um provedor de serviços que ofereça essa solução em etapas estratégicas, você terá muito mais tranquilidade no armazenamento dos seus documentos e todos os materiais da sua empresa. Essas etapas devem atender a três fases essenciais: o planejamento, que permite saber o que exatamente precisa de backup e qual é a melhor forma de fazê-lo; a operação, que livra você da responsabilidade de fazer qualquer tipo de configuração, monitoramento e acompanhamento, proporcionando muito mais tranquilidade e profissionalismo neste trabalho; e a restauração, que é o acesso a essas informações sempre que necessário.

Mas os benefícios não param por aqui! Tem muito mais a se falar sobre o backup na nuvem. É só ficar atento ao nosso blog que vamos continuar trazendo atualizações para você entender ainda melhor sobre essa tecnologia. E se você tiver alguma dúvida sobre a contratação dessa solução como serviço, deixe um comentário ou entre em contato com a gente! Estamos aqui para ajudar!

 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072