Backup na nuvem: tecnologia e segurança para cuidar das informações

Microservice

O hábito de empresas e profissionais de manter cópias de documentos importantes separadas das originais é algo que existe muito antes da internet virar rotina no nosso dia a dia. E como, apesar da tecnologia, muitas rotinas acabaram somente mudando de plataforma, com esta ação não foi diferente. O que chamávamos de cópias de segurança, hoje conhecemos como backup. E para facilitar ainda mais o armazenamento, temos o backup na nuvem. E é sobre ele que vamos falar daqui pra frente.

Serviços na nuvem ou em cloud computing já são oferecidos há bastante tempo e, com toda a certeza, você usa um deles, pode ser o e-mail, o internet banking ou o aplicativo de gestão financeira da sua empresa. Porém, a oferta do backup na nuvem é algo um pouco mais recente. Antes, as opções eram armazenar as cópias das informações do seu negócio dentro da própria empresa ou alugar um espaço fora, com toda a infraestrutura necessária.

Mas isso mudou, ainda bem! Com os avanços da tecnologia e a disseminação da computação na nuvem, a possibilidade de guardar cópias de dados e informações de forma remota tornou-se realidade. Com o backup on-line, documentos, relatórios, contratos, pesquisas, projetos e tudo mais que você achar necessário ficam armazenados de forma segura e com acesso integral.

 

 

Segurança: a principal vantagem do backup na nuvem

O backup está diretamente ligado à segurança das informações, afinal, nenhuma empresa ou profissional quer perder dados que levou anos para reunir ou ver desaparecerem projetos inteiros por causa de uma decisão errada, não é mesmo? Fazer cópias de segurança é praticamente uma obrigação de quem tem um negócio e a única forma de garantir que nada vai desaparecer de uma hora pra outra.

Quando alocados em espaços físicos dentro das empresas ou alugados, as informações estão sujeitas a diversos problemas e imprevistos, desde uma simples falta de energia, que tira tudo do ar e pode atrasar a recuperação de um documento, até um incêndio ou inundação, que danifica os equipamentos e pode destruir o que estava salvo ali. Neste formato, ainda há a questão da intervenção humana, que é muito mais frequente e pode ter falhas.

Na nuvem, nada disso acontece. A cópia é feita automaticamente e enviada para um data center externo sem a intervenção de ninguém. O responsável pelo trabalho só precisa mantê-lo funcionando.

Outras vantagens do backup na nuvem

A segurança é a principal, mas não é a única vantagem de optar pelo backup em nuvem. Outro benefício conquistado logo de cara é a agilidade, pois com apenas um usuário e uma senha, você pode acessar os arquivos a qualquer hora, de qualquer lugar, basta uma conexão com a internet. Da forma tradicional, reaver as informações depende de vários fatores, como ir até o local onde está o backup físico e ter um funcionário sempre disponível.

Junto à agilidade, destacamos a redução de custos. Para uma micro e pequena empresa ou um profissional liberal já é difícil ter uma infraestrutura mínima de TI para tocar o negócio, imagina ter que comprar mais equipamento para armazenar o backup. Com certeza o serviço seria abandonado antes mesmo de começar, não é mesmo? Com a nuvem, essa aquisição é desnecessária, levando com ela os gastos com manutenção e com um profissional especializado.

Entre as vantagens, você também pode optar por contratar um backup por demanda, pagando somente por aquilo que usar, como uma conta de telefone. Assim, é possível aumentar ou diminuir o uso conforme a necessidade de espaço para aquele período. Desta forma, evita-se também que equipamentos e softwares fiquem obsoletos e ociosos, o que acaba gerando ainda mais economia.

A importância de uma parceria confiável

Nos parágrafos anteriores apresentamos as principais vantagens do backup na nuvem e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. “Mas como implantar essa solução na minha empresa se eu mal tenho uma infraestrutura de TI?”, você deve estar se perguntando.

Quando se trata de uma micro e pequena empresa ou de um profissional liberal, a principal orientação é: encontre um parceiro de confiança para fazer este trabalho. Há algumas empresas no mercado especialistas em backup na nuvem, que vão dar o suporte necessário sem que você precise se preocupar com o assunto. Elas deixarão você livre para cuidar do seu negócio e dos seus clientes.

Isso não quer dizer que as médias e grandes empresas também não possam usar este tipo de serviço. Só que pra elas se torna mais fácil, uma vez que já tem uma área de TI estruturada e profissionais dedicados a isso na maioria da vezes.

Ainda há outros detalhes sobre a questão da segurança, em especial relacionados aos crimes cibernéticos. Também falaremos mais sobre o backup como serviço e sua escalabilidade. Mas isso são assuntos para outros posts. Continue acompanhando nosso blog e, caso tenha alguma dúvida, estamos aqui para ajudá-lo.

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072