Como evitar a perda de dados na sua empresa

Perda de dados é algo sério, pois hoje vivemos em um tempo de conectividade, interação e troca de dados, fatos que melhoraram a produtividade das empresas, mas aumentaram significativamente sua vulnerabilidade.

Garantir a integridade dos dados de uma organização, principalmente os considerados críticos para a operação do negócio, tornou-se uma tarefa crítica e essencial, pois a perda destas informações pode trazer resultados desastrosos para a sua empresa.

Existem diversos agentes que podem ocasionar a perda de dados na sua empresa, como desastres naturais, incêndios, roubos, ou até mesmo erro humano, o qual é o mais recorrente dos casos.

Veja abaixo alguns casos de perda de dados

Outro exemplo gravíssimo de perda de dados foi o atentado ao World Trade Center, nos Estados Unidos, onde as torres gêmeas foram atingidas pelos ataques aéreos. Muitas empresas tiveram que encerrar completamente seus negócios em função da completa perda de dados, pois faziam seus backups no local ou na torre ao lado.

Alguns casos podem parecer distantes da nossa realidade, mas o Brasil também sofre com desastres naturais que podem ocasionar a perda de dados de forma inesperada, como as fortes chuvas, ocorridas no Rio de Janeiro que provocaram alagamentos, além de enchentes e tempestades com grande concentração de raios.

Por último, mas não menos importante, temos que destacar a falha humana, que está entre os principais agentes na perda de dados pelas empresas. Os casos variam entre falhas involuntárias e ações intencionais, contudo todas elas têm impacto crítico no negócio, os quais podem resultar em custos exorbitantes com a recuperação das informações, quando possível.

Listamos aqui 5 pontos onde a perda de dados vai comprometer o seu negócio

1 – Produtividade

A perda de disponibilidade ou integridade dos dados pode refletir diretamente na produção da empresa, em tempos da Indústria 4.0 as máquinas que dependem de informações irão certamente parar funcionar. E, em muitos casos, podemos ter um colapso do processo produtivo como um todo.

2 – Timing

Além das perdas de produtividade, podemos ter impacto direto sobre a venda. Pois, ao não cumprir a agenda definida junto ao cliente estaremos sujeitos a multas, devoluções e até o cancelamento da compra.

3 – Experiência de usuários e clientes

A perda de dados pode interferir no funcionamento dos sistemas e aplicações, o qual pode trazer uma experiência negativa ao cliente. Por exemplo, um usuário de um site ou sistema quer adquirir um determinado produto e não consegue acessar o ambiente ou incluir um item que desapareceu do sistema. Isso pode fazer com que a pessoa não realize uma nova tentativa de compra com aquela empresa.

4- Imagem da empresa no mercado

Uma companhia que não consegue produzir seu produto adequadamente por falhas no processo ou não consegue atender seus consumidores com eficiência por falhas nos sistemas logo acaba tendo sua imagem afetada no mercado. Além de utilizar serviços e comprar, os consumidores também costumam compartilhar suas experiências, e se a ocorrência foi negativa, certamente será multiplicada na rede e vai atingir a credibilidade da organização.

5- Fechamento das operações

O impacto mais extremo seria o fechamento completo das operações. São casos onde uma empresa tem a perda total dos seus dados, sem backup e/ou possibilidade de resgate destas informações, afetando diretamente o funcionamento da organização e sua imagem. Em alguns casos o impacto pode ser grave ao ponto de não ser possível restaurar a marca no mercado.

O que você pode fazer para se proteger?

Em primeiro lugar é preciso agir com antecedência. Os gestores não podem esperar que aconteça algum evento catastrófico para tomar esta decisão. Pensar em um plano de recuperação somente depois que o problema ocorrer pode ser tarde demais.

A empresa precisa definir o nível de importância das aplicações e qual o impacto que as falhas de sistema podem trazer para o seu negócio. É necessário estabelecer ações e protocolos que devem ser colocados em prática imediatamente quando a organização enfrentar algum desastre, suprimindo ao máximo suas perdas.

Saiba mais como evitar prejuízos com o vazamento de informações.

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Adote práticas para a proteção de dados

  • Integre uma solução de backup ao seu ambiente.
  • Tenha claro seu RTO (Recovery Time Objective: Tempo de Recuperação) e o e RPO (Recovery Point Objective: Ponto de Recuperação).
  • Tenha mapeada a criticidade de cada solução.
  • Tenha controle do que entra e do que sai do seu ambiente.
  • Monitore e aprimore sempre a eficiência do seu backup.
  • Use um processo claro para tornar a gestão mais simplificada e dinâmica.
  • Adote processos documentados, de fáceis ajustes e atualizações.
  • Tenha controle dos backups.
  • Faça validações periódicas.

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Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

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