Os ataques cibernéticos estão cada vez mais frequentes e com níveis de gravidade cada vez maiores. Não é à toa que as empresas se preocupam e investem cada vez mais em segurança da informação. Elas aplicam recursos em tecnologias para proteger suas informações e também para garantir uma imagem positiva e de credibilidade no mercado.
Um estudo, divulgado pelo especialista Gartner, mostra que os gastos mundiais com segurança da informação podem chegar a US$ 96,3 bilhões neste ano de 2018. A estimativa deste valor indica um crescimento de 8% em relação aos investimentos de 2017.
Os volumes de investimento são um fato concreto. Mas será que as empresas estão direcionando corretamente os recursos destinados para a segurança da informação?
Muitas organizações ainda cometem erros na hora de fazer os investimentos nesta área. Confira se na sua empresa ainda existem algumas destas falhas nos gastos com segurança:
1- Não tem gestão completa da segurança
Antes de partir para investimentos, é preciso que a empresa tenha um planejamento para uma gestão mais completa de toda a sua segurança da informação. Isso inclui primeiro ter o conhecimento de onde estão as vulnerabilidades, a quais riscos estão expostos e o que seria necessário fazer para eliminar ou mitigar esses riscos.
Quem sai comprando ferramentas e gastando muito, sem fazer uma gestão da segurança da informação já está errando logo de início. Dessa forma, os investimentos acabam sendo feito de maneira incoerente e sem um propósito adequado com as necessidades da empresa.
Entenda a segurança da informação de maneira estratégica.
2- Não utiliza ferramentas adequadas
Os ataques geralmente ocorrem por brechas que são deixadas em softwares e hardwares. Por isso, é importante investir em ferramentas adequadas e estruturas mais completas para garantir a segurança. Ter somente um firewall ou apenas antivírus está fora de cogitação atualmente.
É preciso contar com soluções que oferecem proteção em várias camadas de segurança, que ampliem sua atuação, agindo desde a identificação da suposta ameaça, controle e ações reativas. Para isso, existem ferramentas de nova geração, com combinação de diversos mecanismos integrados que aumentam a proteção e justificam um grande investimento.
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3 – Não investe em treinamento dos colaboradores
Não adianta aplicar recursos consideráveis em ferramentas e esquecer dos usuários de todos esses recursos. Os colaboradores precisam estar cientes de que suas atitudes responsáveis são fundamentais para a segurança da informação da empresa onde trabalham.
Então, é preciso investir em treinamentos, palestras para que todos possam saber como devem agir para contribuir dentro de um processo mais abrangente de gestão de segurança da informação. É preciso explicar na prática que simples ações do dia a dia, como um compartilhamento de senhas, por exemplo, pode ser prejudicial.
Além de treinar, deve ser estipulada e divulgada também uma política clara de segurança, para que todos saibam o que é permitido ou não dentro da organização. Assim, todos passam a ter mais consciência da responsabilidade coletiva em relação à proteção dos dados da empresa.
4 – Não conta com serviços de especialistas
Muitas empresas não podem contar com uma ampla estrutura interna de TI. Por isso, é fundamental investir na contratação de especialistas, que podem contribuir com uma visão mais completa de todas as soluções que podem ser oferecidas para garantir a segurança das informações.
Assim, a empresa pode manter o foco no sua estratégia principal do negócio e mesmo que tenha funcionários na área de TI, eles conseguem se direcionar melhor para os assuntos relacionados à empresa, e deixar a segurança na mãos de quem realmente entende.
Afinal, a segurança da informação precisa evoluir e se atualizar na mesma velocidade rápida em que acontecem os ataques, e isso dificilmente é conseguido somente com uma equipe interna de colaboradores.
Confira as 7 vantagens de contratar um serviço especializado.
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