Entenda a Segurança da Informação de maneira estratégica

896 312 Microservice

Manter os dados em segurança pode ser um fator determinante para os negócios. Proteger as informações da empresa significa resguardar números estratégicos da própria companhia e de seus clientes e assim garantir credibilidade e confiança no mercado.

Assista o webinar Eleve o nível do seu backup e garanta o armazenamento dos dados.

Na lista de itens que merecem um cuidado especial de segurança dos dados estão diversos pontos estratégicos como tabelas de preços, contratos com clientes e fornecedores, desempenhos de vendas e faturamento, e até mesmo dados fiscais relativos a impostos ou projetos de novos produtos e outras inovações.

Guardar essas informações não é uma questão que envolve somente a empresa, mas também uma relação de confiança com seus parceiros, sejam eles clientes, fornecedores, prestadores de serviço, que disponibilizam seus dados com a certeza de que serão adequadamente utilizados e protegidos.

Veja também Como evitar prejuízos com o vazamento de informações 

O que significa a segurança dos dados?

Manter os dados ou informações em segurança significa estar de acordo com alguns princípios estabelecidos por padrões internacionais:

  1. Confidencialidade: a informação está disponível e restrita somente para as pessoas que estão autorizadas a ter acesso a ela.
  2. Integridade: a informação preserva suas características originais, sem alterações ou violações indevidas.
  3. Disponibilidade: a informação está disponível no exato momento em que as pessoas autorizadas a acessá-la precisam.
  4. Autenticidade: a informação é proveniente da fonte anunciada como a emissários.
  5. Conformidade: assegura que as leis e regulamentos associados à segurança da informação sejam seguidas.
  6. Irretratabilidade: impede a metade uma autoria de alguma ação feita previamente como a criação de um determinado documento.

Entenda mais sobre a Governança da Segurança da Informação.

Como garantir a segurança dos dados

O que fazer então para que esses princípios sejam seguidos e assim garantir a segurança dos dados da sua empresa?

Primeiro, é preciso entender que quando falamos em segurança da empresa ela precisa envolver três partes:

  • Física: envolve os hardwares como computadores, servidores, e outros dispositivos físicos.
  • Lógica: abrange os softwares ou aplicativos que são utilizados nesses hardwares.
  • Humana: inclui as pessoas que operam os mecanismos físicos e lógicos.

Para que a segurança seja completa é preciso definir um plano de ação que enfoque ao mesmo tempo essas três abordagens.

Leia também Análise de Riscos: Como evitar problemas

Começando pela parte física, é preciso ter estruturas de proteção que limitem o acesso a determinados equipamentos, como por exemplo, um servidor. Também é importante estar preparado para eventuais desastres naturais e outros sinistros como incêndios e roubos, caso ocorram na empresa.

A parte lógica é bastante abrangente, pois envolve monitoramento e controle de softwares para que as atualizações sejam feitas no momento adequado, implantação de ferramentas de defesa como firewalls, antivírus, antimalware, filtros e detectores de intrusos, etc, além de realização de backups para armazenamento seguro das informações.

Quer saber mais sobre como está a sua segurança da parte lógica? Podemos lhe apresentar uma análise de vulnerabilidade juntamente com um plano estratégico para mitigação dos riscos.

E para que tudo isso dê certo, é preciso também não esquecer da parte humana, onde devem ser criadas políticas de segurança para definição dos procedimentos corretos por parte dos usuários, e ainda treinamentos constantes para que esses processos sejam revistos e atualizados de tempos em tempos.

Saiba mais em 9 vulnerabilidades que as empresas tem e nem percebem 

Na sua empresa, os dados estão devidamente protegidos? Quer saber mais sobre como aumentar a segurança das informações do seu negócio? Entre em contato com os nossos especialistas para apoia-lo a direcionar as melhores tratativas para a segurança da informação.

Conheça o Sonar Shield, a solução de segurança da Microservice.

 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072