Por que sua empresa deve ter uma plataforma de colaboração na nuvem

Microservice

“Duas cabeças pensam melhor do que uma”, diz o ditado popular. E essas palavras são tão verdadeiras que hoje fazem parte da rotina empresarial a partir da cultura colaborativa. Entretanto, manter uma equipe sintonizada e organizada em relação ao fluxo de tarefas nem sempre é muito fácil, pois exige sistemas operacionais específicos para facilitar as ações. A solução surge com a cloud computing, que abriu espaço para o desenvolvimento de uma plataforma de colaboração na nuvem, permitindo a criação, a distribuição e o controle de uma atividade por todos os profissionais com ela envolvidos.

Em outras palavras, essa ferramenta corresponde a um espaço no ambiente digital que permite o desenvolvimento colaborativo de projetos de modo que os funcionários possam trabalhar juntos e em sintonia mesmo estando locais diferentes. Com isso, são promovidas tanto a colaboração dentro da própria empresa como a integração entre parceiros, facilitando bastante o dia a dia dos colaboradores. Afinal, ao invés de trabalharem de forma independente para depois chegarem a uma solução final, eles conseguem desenvolvê-la juntos.

Sem dúvida a colaboração é uma das grandes vantagens da computação na nuvem, pois proporciona a agilidade nos negócios sem comprometer a qualidade dos processos. Ao permitir o rápido compartilhamento de informações, é possível inovar com maior facilidade, além de ajudar na escalabilidade do negócio. Esses resultados são alcançados porque os esforços são minimizados e o tempo de trabalho é otimizado. Consequentemente, consegue-se maior produtividade e engajamento.

O que uma plataforma de colaboração na nuvem deve ter

Antes de escolher uma das opções disponibilizadas no mercado é preciso ter cuidado com alguns aspectos considerados essenciais em uma boa plataforma:

  • Maior agilidade: com o aumento no uso de dispositivos móveis e a crescente necessidade de mobilidade durante o trabalho é importante que uma plataforma possa ser utilizada em diferentes aparelhos, independentemente do sistema operacional ou do fabricante. Essa característica proporciona flexibilidade e uma boa gestão no desenvolvimento dos projetos.
  • Convergência otimizada de canais adaptada para as diversas necessidades: com a possibilidade de elaborar documentos e materiais em formatos variados, convergindo para múltiplos canais, é importante contar com uma plataforma que ofereça um alto nível de desenvolvimento, viabilidade e segurança. Além disso, ela deve atender às demandas específicas de cada empresa de forma transparente, pois um escritório têm necessidades diferentes de uma grande organização, cuja base de usuários da plataforma é maior.
  • Opções flexíveis (online e local): as soluções na nuvem têm conquistado muitos empreendimentos por conta da praticidade, segurança, facilidade e flexibilidade no acesso às informações. Com isso, o setor de TI precisa gerir os diferentes tipos de hospedagem, sejam eles em servidores locais (da própria empresa), sejam na nuvem (privadas, públicas ou híbridas). Desta maneira, é imprescindível que a plataforma ofereça serviços em todos esses modelos, sem perder suas características originais.
  • Suporte integrado e global: contar com o suporte é fundamental para evitar que qualquer problema com a plataforma prejudique o fluxo de atividades da empresa. Considere essa informação e opte por soluções em que os fornecedores estejam disponíveis, garantindo apoio integral e um ponto de contato centralizado. Caso seja uma empresa grande com sede em outra cidade, é importante ter parceiros ou representantes onde você está para que deem suporte quando necessário.

 

Como o SharePoint ajuda na escalabilidade do seu negócio

Dentre as plataformas de colaboração disponíveis no mercado, o SharePoint é uma das mais indicadas. Por ser uma solução da Microsoft, conta com a credibilidade e a qualidade dos produtos da companhia para reduzir o tempo de trabalho em um projeto a partir da configuração de espaços colaborativos, do compartilhamento de informações, do gerenciamento de documentos e da publicação de relatórios para a tomada de decisões.

Além disso, essa plataforma de colaboração na nuvem viabiliza sites de intranet, extranet e internet de qualquer empresa. Para você entender melhor, vamos detalhar as funções mais importantes dela:

Colaboração

A colaboração é a principal característica do SharePoint, pois ele reúne os profissionais por meio de diferentes formas de sistemas de colaboração, como o Enterprise Content Management (ECM), Web Content Management e Social-Computing. De forma mais prática, permite criar intranet, sites institucionais (portais corporativos), blogs e feed de notícias, por exemplo. E o mais interessante é a possibilidade de facilitar o acesso a tudo isso por todos os colaboradores, dependendo da capacidade de informações da empresa ou do departamento.

Interoperabilidade

Nome difícil? Calma, vamos explicar. Ele corresponde à capacidade de diversos softwares e organizações trabalharem em conjunto, garantindo que pessoas, empresas e sistemas computacionais troquem informações de maneira eficiente. Em relação ao SharePoint, é possível fazer a integração web a partir de documentos do Office. Assim, os profissionais podem construir, publicar ou gerenciar arquivos e customizar a segurança deles a partir da integração entre a plataforma e o Office.

Extensibilidade

A plataforma tem uma variedade de ferramentas voltadas para o desenvolvimento. E a boa notícia é que a quantidade dessas ferramentas continua crescendo, aumentando as possibilidades dos desenvolvedores. O SharePoint também utiliza o modelo de desenvolvimento denominado App Model, permitindo que você construa seu próprio site dentro da plataforma a partir de uma nova forma de desenvolvimento, de distribuição e de hospedagem das aplicações.

Não tenha dúvida: utilizar plataformas de colaboração na nuvem reduz o tempo necessário para sua empresa crescer e é uma importante ferramenta para inovar os processos corporativos. Se você está interessado ou tem alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco. Estamos prontos para mostrar os benefícios do SharePoint e analisar o seu negócio para ver como implementá-lo da melhor forma.

 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072