Computação na nuvem: seu escritório contábil seguro e produtivo

Microservice

Usar cloud computing (computação na nuvem, em português) é uma opção para quem deseja mais segurança e produtividade em seu negócio. Ela pode ser utilizada em empresas de qualquer segmento e porte, desde escritórios e agências até lojas físicas e virtuais. Praticamente não há restrições. Para provar isso, vamos mostrar como um escritório contábil pode lucrar e aumentar a produtividade usando as facilidades de um serviço disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Como sabemos, o contador já não é mais só aquele profissional responsável pelo fechamento das contas e controle dos impostos, que os empreendedores enxergavam mais como um adversário do que como um aliado. Hoje, o contador é visto como um parceiro, que dá dicas de negócios, de investimentos e de ferramentas de gestão, por exemplo. Afinal, se ele lida com vários tipos de operações e conhece o mercado, ninguém melhor para dar conselhos, não é mesmo?

Nesta evolução de “somente contador” para um “contador-consultor”, os escritórios passaram a usufruir da tecnologia disponível no mercado, agregando ainda mais valor ao seu trabalho. Desta forma, além de eles manterem o negócio seguro e em crescimento, também aumentam a confiabilidade dos clientes, fidelizando-os, e ainda conquistam novos.

Aliás, tecnologia é o que não falta para estes profissionais. Para o trabalho interno há, por exemplo, ferramentas para armazenar documentos fiscais, organizar o registro dos clientes e controlar os pagamentos e recebimentos. Para o externo, o contador dispõe de soluções para integrar seu escritório ao cliente, criar apresentações e fazer publicações mesmo longe do escritório.

Cada uma das soluções, por estar na nuvem, traz inúmeras vantagens para o contador e seu escritório. As principais são: mobilidade, redução de custos, agilidade e segurança. Vamos explicar cada uma delas a seguir.

 

 

Mobilidade e agilidade

Para qualquer negócio, independentemente do segmento, é essencial ter as informações sempre por perto. Com a computação na nuvem, essa situação foi potencializada, uma vez que você pode acessar qualquer documento 24 horas por dia, sete dias por semana. Tudo o que for necessário sempre estará ao alcance de suas mãos.

Imagine que você tem uma reunião marcada com um cliente e fez uma apresentação sobre os gastos com impostos e tributos nos últimos seis meses. Antes, precisaria salvar em um pen drive ou enviar por e-mail para o cliente antes de ir para o encontro. Hoje, basta salvar o arquivo na nuvem e acessar de qualquer computador ou dispositivo com internet e pronto! Sem falhas, sem atrasos e sem necessidade de ficar carregando equipamentos para cima ou para baixo.

A mobilidade dos contadores e a agilidade no atendimento estão garantidos. Desta forma, eles só precisam se preocupar em organizar e prestar o melhor serviço possível aos seus clientes.

Segurança

Manter os arquivos da própria empresa e dos clientes em segurança é prioridade para qualquer empreendedor em todos os segmentos do mercado. Quando falamos em uma contabilidade, esta tarefa se torna imprescindível, uma vez que as informações armazenadas, além de tratarem do financeiro, que pode ser considerado o coração de um negócio, também são aquelas que devem ser apresentadas ao governo nas prestações de conta e em casos de fiscalização. Ninguém quer sofrer penalidades, certo?

As soluções na nuvem oferecem toda a segurança que o seu escritório contábil precisa, basta escolher um fornecedor idôneo, que conte com os melhores parceiros e os programas mais modernos. Hoje, a maioria deles tem parceria com as gigantes do mercado da tecnologia, como Microsoft e HPE, por exemplo. Ter um nome desses por trás do serviço que a sua empresa vai usar já é um ponto positivo.

Além disso, as opções disponíveis no mercado contam com os mais variados recursos de segurança, desde bloqueios de malware tradicionais até backups automáticos. Você só precisa ter bem claro quais são suas necessidades e procurar a solução mais aderente ao seu negócio.

A Microsoft, por exemplo, tem o Advanced Threat Protection (ATP), um serviço complementar de segurança que é oferecido junto com o Office 365 e outras soluções em nuvem. Ele filtra e-mails e fornece ao seu negócio mais proteção contra tipos específicos e avançados de ameaças.

Como você pode ver, optar por soluções na nuvem traz, além de mais agilidade e redução de custos, muito mais segurança para as informações do seu escritório e dos seus clientes. Se quiser saber mais sobre esta tecnologia e como implantá-la na sua contabilidade, nós podemos ajudar. Entre em contato conosco, estamos sempre à disposição!

 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072