Não é novidade que a tecnologia trouxe muita facilidade para o nosso dia a dia, certo? Está cada vez mais comum ver pessoas trocando seus computadores por dispositivos móveis, possibilitando ter um mundo de informações na palma das mãos. De acordo com dados divulgados recentemente pelo We Are Social: 91% da população utiliza celulares, sendo que 53% destes são smartphones. E mais: o tempo gasto na internet usando smartphones já ultrapassa três horas e meia por dia. Portanto, uma alternativa para acompanhar a evolução do mercado e estar sempre próximo ao seu público é se adaptar a ele. Sendo assim, ter um aplicativo móvel da sua empresa é uma boa maneira de se conectar aos consumidores e fidelizá-los.
Mas o que é um aplicativo móvel?
Muito conhecido pela sua abreviação “app”, trata-se de uma software desenvolvido e instalado em um dispositivo móvel, como um smartphone, tablet ou leitor de MP3. Ele pode ser baixado de modo pago ou gratuito pelos usuários por meio de lojas online especializadas (Apple Store, Google Play e Windows Phone Store) e deve ser compatível com o modelo do celular.
As possibilidades de segmentação dos aplicativos são infinitas e vão desde soluções simples para resolver algum problema do cotidiano até uma maneira de entretenimento. Além disso, quando inseridos no meio empresarial, eles trazem diversas vantagens que contribuem para o crescimento do negócio. Pensando nisso, elencamos quatro motivos que farão você repensar a sua comunicação e não perder mais tempo para desenvolver um aplicativo móvel. Confira!
1. Oferece alcance ilimitado
A partir do momento que a sua empresa lança um aplicativo, ela entrega um produto que pode alcançar milhares de pessoas por muito tempo, diferentemente de uma campanha publicitária, que tem prazo de validade. Quando a ferramenta é aliada a uma boa divulgação inicial, depois de um tempo, todo esse processo se torna autônomo — já que os próprios usuários passam a promovê-la. Os ganhos para o seu negócio são claramente notáveis: aumento da visibilidade, construção de uma identidade digital, engajamento do público-alvo e fidelização de clientes.
2. Possibilita segmentação de alto nível
Ter um aplicativo móvel é como ganhar na loteria do marketing digital. Isso porque, à medida que os usuários vão baixando a solução, ele passa a disponibilizar informações que ajudarão você a traçar um perfil do seu público de maneira ainda mais qualificada. Desse modo, é possível se comunicar e criar campanhas personalizadas de acordo com o interesse de cada um, o que trará resultados rápidos e satisfatórios para o seu negócio.
3. Entrega valor ao consumidor
Em um mercado em que o consumidor é impactado por diversos conteúdos, sai na frente aquele que se promover oferecendo algo de valor ao público. Logo, o fato de estar sempre perto do cliente e conhecer cada passo dele possibilita que você disponibilize informações na hora e no local certo. Pode ser por meio de um texto, vídeo ou até mesmo uma piada bem feita: o importante é entregar algo relevante que gere apreço e engajamento.
4. Proporciona uma experiência única
O aplicativo não deve ser apenas uma reprodução do conteúdo do site, ele deve trazer benefícios extras ao usuário, como solucionar algum problema eventual de forma mais ágil e prática. O app precisa proporcionar uma experiência única aos usuários, permitindo que eles continuem usando a solução e interagindo com a sua marca. Para isso, criar funcionalidades que se encaixam no dia a dia deles é o primeiro passo para conquistá-los.
Como criar um aplicativo móvel para a sua empresa?
O primeiro passo para ter acesso a todas essas vantagens é encontrar o parceiro certo para o desenvolvimento do aplicativo. Ele deve estar sempre preocupado em entender o seu negócio e suas particularidades para oferecer a melhor solução. Assim, é possível entregar um aplicativo de qualidade, confiável e escalável para atender às suas demandas de modo que acompanhe o crescimento da empresa.
O Microsoft Azure, por exemplo, é um conjunto de serviços ofertado pela Microservice que permite a execução dos seus aplicativos na nuvem, possibilitando maior elasticidade, segurança, economia e inteligência na criação. E ainda oferece uma manutenção facilitada, deixando a ferramenta sempre atualizada para que seus clientes percebam a sua preocupação em exibir conteúdo qualificado de maneira inovadora.
Agora que você já conhece a importância de ter um aplicativo móvel da sua empresa, que tal incluir essa ferramenta nas suas estratégias? Conte com a Microservice para auxiliá-lo desde o planejamento até o gerenciamento dessa tecnologia. Ficou com alguma dúvida? Não tem problema. Deixe um comentário aqui embaixo que nós vamos ajudá-lo.