Seis dicas para ter uma boa relação com o seu fornecedor de TI

150 150 Microservice

Não é de hoje que a área de TI vem se mostrando uma importante peça para o crescimento de qualquer negócio, tanto na questão de conhecimento quanto nas facilidades que ela proporciona na hora de gerir a empresa. Por isso, ter um fornecedor de TI especializado é essencial para ajudar você a escolher os melhores recursos disponíveis no mercado, facilitando as tarefas diárias e contribuindo efetivamente na gestão do seu empreendimento. Porém, essa parceria não é conquistada da noite para o dia. Ela exige muito comprometimento, confiança, honestidade e capacidade de resposta para os problemas e preocupações de ambos os lados. Diante disso, elencamos seis dicas fundamentais para você manter uma boa relação com o seu fornecedor de TI. Confira!

1 – Restrinja

Quando uma empresa opta por ter mais de um fornecedor para serviços pontuais, por exemplo, fica difícil ter uma relação especial com algum. Por isso, é necessário restringir. Escolha um parceiro que atendas as suas necessidades como um todo e tenha capacidade de atender questões específicas que surgem ao longo do tempo. Desta forma, é possível otimizar os gastos, construir laços mais fortes que, certamente, resultarão em melhores serviços e priorização de demandas.

2 – Fique atento às condições estabelecidas

Antes de formalizar uma parceria, é ideal verificar pontos como: condições de entrega, prazos, forma de pagamento, preços, tudo que for relevante para a contratação. Isso não será só importante para você, mas também para o fornecedor. Desse modo, é possível trabalhar de maneira transparente e cada um estará ciente do seu compromisso para com o outro, o que contribuirá ainda mais para o estreitamento do relacionamento entre vocês. E lembre-se: depois de todos os pontos estabelecidos é importante fazer um contrato com todos os detalhes, que deve ser assinado por ambas as partes, pois isso dá mais segurança e evita problemas futuros.

3 – Reconheça a importância do fornecedor de TI

Um bom relacionamento também é baseado no reconhecimento. Então, sempre que tiver a oportunidade, elogie e demonstre o quanto está satisfeito com o trabalho executado. Além de mostrar sua gratidão, deixará seu prestador de serviço motivado, resultando em mais esforço e dedicação a você. Essa parceria, empresa e fornecedor de TI, deve ser uma relação ganha-ganha, pois ambos dependem um do outro e têm a oportunidade de crescerem juntos.

4 – Confie na expertise do seu parceiro

Ao contratar um fornecedor, você já pesquisou sobre ele e tem uma boa noção do que ele é capaz de fazer para ajudar no crescimento da sua empresa. Então, confie nessa expertise. Afinal, ele é o especialista no assunto e poderá mostrar os melhores caminhos a serem seguidos de acordo com os seus objetivos. Além disso, na hora em que o contrato é fechado é muito importante deixar alinhadas as expectativas de modo claro para evitar problemas futuros e, principalmente, dar ao seu fornecedor de TI um feedback constante. Isso contribuirá para uma evolução nos trabalhos executados, deixando ambos satisfeitos com os resultados.

5 – Crie uma estrutura ágil para atender as demandas

Em um momento de crise, por exemplo, um gerente de TI precisa de agilidade e disposição do fornecedor para atendê-lo. Afinal, toda operação do negócio pode estar em risco. Portanto, ao contratar um fornecedor, certifique-se que ele possa oferecer uma estrutura pronta para auxiliá-lo no que for preciso e manter todas as regras do contrato, sem tentar aproveitar o seu momento de vulnerabilidade para tirar vantagens.

6 – Compartilhe seu plano de negócios com o fornecedor

Para melhorar ainda mais o relacionamento, nada melhor do que o fornecedor estar ciente dos seus objetivos para, então, poder auxiliá-lo com mais eficiência. Sendo assim, sempre que fechar um contrato tenha a prática de compartilhar o seu plano de negócio com o prestador de serviço, por mais que já tenha falado sobre ele em reuniões. É importante ter esse tipo de material documentado e disponível para consulta. Assim, é possível que o seu fornecedor traga soluções que muitas vezes você sequer havia imaginado.

 

 

Agora que você já sabe como estreitar o relacionamento com os seus fornecedores de TI, conte com a Microservice para ser sua parceira nesta jornada para o sucesso. Disponibilizamos profissionais de altíssima qualidade que poderão levar sempre as melhores soluções para a sua empresa. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui no blog que nós iremos ajudá-lo.

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072