Tendências do Gatner para segurança da informação

4 tendências para segurança e gestão de riscos

902 309 Microservice

Garantir a segurança da informação da empresa onde você atua envolve a utilização de diversas ferramentas, aliadas também a outras ações e procedimentos.  Ter somente um firewall para se proteger não é mais uma opção possível para quem precisa de fato assegurar seus dados e até mesmo o funcionamento e a imagem da empresa no mercado.  A cada ano, surgem novidades e tendências para segurança e gestão de risco. É preciso estar atento ao que está vindo por aí para não ficar para trás. Para lhe ajudar, vamos mostrar neste artigo 4 tendências para segurança da informação que merecem estar no foco principal, com base na avaliação e indicação da consultoria Gartner, especialista internacional no assunto.  

Leia também os 4 desafios atuais das empresas em relação a segurança. 

 1 – Segurança é preocupação estratégica  

A cibersegurança não é mais uma preocupação somente de empresas de tecnologia ou de profissionais ligados a esta área específica. Este assunto já começou a se tornar estratégico nas organizações e, cada vez mais, os principais executivos passam a ter consciência da necessidade de focar na segurança como um assunto fundamental para a continuidade do negócio e garantia da reputação no mercado.  

 Isso porque, quando ocorre um ataque e há vazamento de dados importantes da companhia, não representa somente uma perda de informações, mas sim um risco para a imagem da empresa e sua credibilidade junto aos clientes e demais parceiros.  

 Esta mudança de visão que começa a acontecer com os executivos é resultado de alguns fatos recentes que tiveram impactos financeiros expressivos em diversos negócios como o vazamento de dados da Equifax, o ataque WannaCry e até o desconto de milhões de dólares que a Verizon recebeu na compra do Yahoo! em função da violação de informações.  

Veja também Preocupações do negócio na transformação digital.  

 2 – Novas legislações exigem adaptações  

 A proteção de dados dos usuários está se tornando fator cada vez mais essencial para os negócios. Escândalos como o do Facebook e da Cambridge Analytica levantaram a importância dessa proteção, que veio também com o surgimento de novas legislações como a GDPR (General Data Protection Regulation) ou Regulamentação Geral de Proteção de Dados, da União Europeia.  

Confira  5 ações para GDPR que você pode aplicar no negócio hoje

 Com isso, as empresas precisam estar atentas à necessidade de ferramentas que assegurem a proteção dos dados dos clientes, considerados vitais para os negócios digitais. Neste novo cenário, os programas mais completos de gerenciamento de dados passam a ser essenciais, assim com a conscientização sobre todas as responsabilidades relacionadas ao uso e armazenamento desses dados.  

 Esta questão de segurança dos dados dos usuários é fundamental para garantir uma imagem positiva da empresa, mas também para que a organização não tenha prejuízos financeiros, já que a legislação europeia prevê multas pesadas para quem não cumpre as regras. E vale lembrar que isso pode afetar companhias que estão foram da UE, mas lidam com dados de usuários daquela região.  

 3 – Soluções na nuvem com mais agilidade 

 As novas tecnologias estão ampliando os serviços e atividades localizadas na Nuvem. Como consequência, as soluções voltadas para a segurança também passam a ser entregues na Nuvem, para garantir agilidade de atendimento em tempo real e maior capacidade de adaptação.  

 Os ataques são cada vez mais sofisticados e cada vez mais rápidos, por isso aumenta a exigência de ferramentas que bloqueiem essas ameaças e impeçam maiores problemas com a mesma agilidade.  

 É importante então não fazer investimentos em soluções desatualizadas e que não garantam uma proteção mais completa.  

 4 – O crescimento da Machine Learning 

 A especialista Gartner prevê que até 2025 o Machine Learning ou aprendizado da máquina será uma parte normal das soluções de segurança e poderá resolver vários problemas como autenticação adaptativa, ameaças internas, malware e invasores avançados.  

 Este tipo de tecnologia consegue perceber ataques de segurança em tempo real, de maneira mais rápida e adaptável, o que garante proteção ainda mais eficiente para as empresas.  

Quer saber mais sobre as tendências tecnológicas? Confira nosso post com os principais apontamentos da Microsoft no Microsoft Inspire 2018.

Você já está buscando soluções adequadas para essas novas tendências de segurança? Quer conhecer algumas opções? Saiba mais sobre a nossa solução Sonar Shield ou entre em contato com a equipe especializada da Microservice.  

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072