Backup em nuvem

8 vantagens do backup em nuvem

902 310 Microservice

Com o avanço da tecnologia, o backup passou a contar com uma aliada que vem ganhando espaço e se consolidando cada vez mais pela segurança que oferece: o backup em nuvem. Ele permite um processo praticamente igual ao dos formatos tradicionais, com a diferença de que o armazenamento das informações passa a ser remoto, não há mais o manuseio e direto dos arquivos e existe um ganho de produtividade, entre outros benefícios. Confira.

Entenda mais sobre tecnologia em nuvem aqui.

As vantagens do backup em nuvem 

  1. Acesso remoto. O backup em nuvem permite um processo praticamente igual ao dos formatos tradicionais, com a diferença de que o armazenamento das informações passa a ser remoto e não mais em HDs externos, fitas magnéticas, pen drives, CDs ou dentro do próprio data center, no caso das empresas. Dessa forma, não há mais o manuseio direto dos arquivos e existe um ganho de produtividade.
  2. Informações criptografada. Só podem ser acessadas por quem está envolvido no processo. Terceiros não conseguirão interceptar os dados sem as chaves de segurança.
  3. Investimento menor que o tradicional. No modelo tradicional, é necessário dedicar servidores, sistema operacional, espaço físico, manter um funcionário responsável e softwares específicos para a função de cópia, compactação e restauração dos dados. Para quem não conta com equipes e estruturas de tecnologia da informação, essa opção torna-se quase inviável. Por outro lado, mesmo quem tem colaboradores dedicados a esse serviço acaba não realizando algumas operações importantes, como testes periódicos de restauração das informações. Soma-se a isso o fato de que o custo desses profissionais poderia ser aproveitado para questões estratégicas.
  4. Profissional especializado. Com uma solução baseada na nuvem, o backup pode ser contratado como um serviço. Isso significa que uma empresa terceirizada fornecerá servidores externos em um data center seguro e disponibilizará um funcionário para fazer o monitoramento e o gerenciamento de todo o processo. Isso por meio de rigorosos procedimentos de segurança. Como este trabalho é oferecido em escala, o custo-benefício é um dos melhores encontrados no mercado.
  5. Foco no seu negócio. Quem tem um negócio sabe o quanto é difícil cuidar do core business e ainda ter que dar conta de outras questões, como a segurança das informações. Com um serviço de backup na nuvem, o empreendedor consegue manter o foco em seus clientes e não precisa se preocupar em perder seus preciosos arquivos por conta de um incidente qualquer. Tudo estará preservado e nas mãos de especialistas no assunto.
  6. Escalabilidade. Na prática, quer dizer que o contratante do serviço pode pagar apenas pelo que usar. Dessa forma, se a empresa começar a crescer e a demanda por armazenamento também aumentar, não é necessário adquirir mais equipamentos, basta apenas alterar o contrato. Por outro lado, se a demanda reduzir, a empresa ou o profissional não ficará com servidores ociosos, apenas diminuirá o uso.
  7. Agilidade. Como está tudo armazenado online, o acesso pode ser feito a qualquer momento e de qualquer lugar, bastando apenas ter acesso à internet. Não é necessário ir à empresa ou utilizar um computador específico para conseguir resgatar o backup dos arquivos. E sabemos que nos dias de hoje essa rapidez faz toda a diferença para os negócios.
  8. Segurança. Se antes os backups armazenados geralmente em mídias tradicionais conviviam com o risco de roubo, perda de dados, falhas técnicas e outras adversidades, na nuvem eles estão mais seguros.Com essa tecnologia, os dados são enviados para servidores externos e contam com pouca ou quase nenhuma intervenção humana.Os dados são criptografados no envio e no armazenamento. Assim, mesmo que alguém consiga interceptar, não conseguirá acessar os arquivos sem as chaves de segurança certas. Outro ponto importante é que o backup é replicado, ou seja, é espalhado por diversos servidores.

A importância do backup em nuvem como garantia de segurança

O backup nada mais é do que uma cópia de segurança. Em vez de ficarem armazenados em um único local, os dados são copiados e guardados em algum outro dispositivo ou espaço externo. A ideia é que, assim, se imprevistos como falhas técnicas, incêndios, roubos ou sequestros comprometerem os originais, as informações continuem disponíveis e possam ser acessadas após um processo de recuperação.

Essa é uma das principais garantias de que os arquivos não serão perdidos. Para as empresas, representa a sobrevivência do negócio. Afinal, perder os dados dos clientes pode causar um prejuízo enorme, talvez irreversível.

Por realizarem os procedimentos de backup da forma que conhecem, ou seja, amadora, muitas empresas ficam com a falsa sensação de que estão seguras. Não é difícil encontrar realidades em que são utilizadas mídias não adequadas, como pendrives, HD externos, cópias manuais e serviços pessoais. Além disso, dependem de pessoas que possuem boa intenção, mas não são especializadas no assunto segurança.

Bom, como podemos ver, uma empresa não pode mas se dar ao luxo de não se preocupar com a integridade de suas informações. Os resultados do negócio e a imagem dela estão diretamente ligadas a isso. Fazer um backup é praticamente uma obrigação e um compromisso com os clientes.

Benefícios de uma parceria

Diante das caraterísticas do backup na nuvem que citamos, os profissionais precisam ter em mente a importância dessa solução, mas também a relevância da escolha do parceiro. Precisa ser uma empresa confiável, com experiência de mercado e boas referências de clientes.

Entre as vantagens de uma boa parceria está o acompanhamento próximo do processo. O ideal é que a empresa que oferece o serviço entregue relatórios periódicos para informar a situação do backup e, além disso, mantenha um suporte sempre disponível para apoio ao cliente.

Conheça a solução Microservice Cloud Backup. 

SP (11) 4063-8108 | RJ (21) 4063-3343 | MG (31) 4063-7161 | PR (41) 4063-7161 | SC (47) 3322-2343 | RS (51) 4063-7161 | PE (81) 4062-9072