Com o avanço da tecnologia, o backup passou a contar com uma aliada que vem ganhando espaço e se consolidando cada vez mais pela segurança que oferece: o backup em nuvem.
O backup nada mais é do que uma cópia de segurança. Em vez de ficarem armazenados em um único local, os dados são copiados e guardados em algum outro dispositivo ou espaço externo.
A ideia é que, assim, se imprevistos como falhas técnicas, incêndios, roubos ou sequestros comprometerem os originais, as informações continuem disponíveis e possam ser acessadas após um processo de recuperação.
Essa é uma das principais garantias de que os arquivos não serão perdidos. Para as empresas, representa a sobrevivência do negócio. Afinal, perder os dados dos clientes pode causar um prejuízo enorme, talvez irreversível.
Confira agora as vantagens de modernizar sua empresa e utilizar tecnologia avançada com o uso de backup em nuvem.
Entenda mais sobre tecnologia em nuvem aqui.
As vantagens do backup em nuvem
1 – Acesso remoto
O backup em nuvem permite um processo praticamente igual ao dos formatos tradicionais, com a diferença de que o armazenamento das informações passa a ser remoto e não mais em HDs externos, fitas magnéticas, pen drives, CDs ou dentro do próprio data center, no caso das empresas.
Dessa forma, não há mais o manuseio direto dos arquivos e existe um ganho de produtividade.
2 – Informações criptografadas
Só podem ser acessadas por quem está envolvido no processo. Terceiros não conseguirão interceptar os dados sem as chaves de segurança.
3 – Investimento menor que o tradicional
No modelo tradicional, é necessário dedicar servidores, sistema operacional, espaço físico, manter um funcionário responsável e softwares específicos para a função de cópia, compactação e restauração dos dados.
Para quem não conta com equipes e estruturas de TI, essa opção torna-se quase inviável. Por outro lado, mesmo quem tem colaboradores dedicados a esse serviço acaba não realizando algumas operações importantes, como testes periódicos de restauração das informações. Soma-se a isso o fato de que o custo desses profissionais poderia ser aproveitado para questões estratégicas.
Você também pode se interessar por este conteúdo: Como otimizar custos com cloud
4 – Profissional especializado
Com uma solução baseada na nuvem, o backup pode ser contratado como um serviço. Isso significa que uma empresa terceirizada fornecerá servidores externos em um data center seguro e disponibilizará um funcionário para fazer o monitoramento e o gerenciamento de todo o processo.
Isso tudo, por meio de rigorosos procedimentos de segurança. Como este trabalho é oferecido em escala, o custo-benefício é um dos melhores encontrados no mercado.
5 – Foco no seu negócio
Quem tem um negócio sabe o quanto é difícil cuidar do core business e ainda ter que dar conta de outras questões, como a segurança da informação.
Com um serviço de backup na nuvem, o empreendedor consegue manter o foco em seus clientes e não precisa se preocupar em perder seus preciosos arquivos por conta de um incidente qualquer.
Tudo estará preservado e nas mãos de especialistas no assunto.
6 – Escalabilidade
Na prática, quer dizer que o contratante do serviço pode pagar apenas pelo que usar.
Dessa forma, se a empresa começar a crescer e a demanda por armazenamento também aumentar, não é necessário adquirir mais equipamentos, basta apenas alterar o contrato.
Por outro lado, se a demanda reduzir, a empresa ou o profissional não ficará com servidores ociosos, apenas diminuirá o uso.
7 – Agilidade
Como está tudo armazenado online, o acesso pode ser feito a qualquer momento e de qualquer lugar, bastando apenas ter acesso à internet.
Não é necessário ir à empresa ou utilizar um computador específico para conseguir resgatar o backup dos arquivos. E sabemos que nos dias de hoje essa rapidez faz toda a diferença para os negócios.
8 – Segurança
Se antes os backups armazenados geralmente em mídias tradicionais conviviam com o risco de roubo, perda de dados, falhas técnicas e outras adversidades, na nuvem eles estão mais seguros.
Com essa tecnologia, os dados são enviados para servidores externos e contam com pouca ou quase nenhuma intervenção humana.
Os dados são criptografados no envio e no armazenamento. Assim, mesmo que alguém consiga interceptar, não conseguirá acessar os arquivos sem as chaves de segurança certas.
Outro ponto importante é que o backup é replicado, ou seja, é espalhado por diversos servidores.
Benefícios de uma parceria
Bom, como podemos ver, uma empresa não pode mais se dar ao luxo de não se preocupar com a integridade de suas informações. Os resultados do negócio e a imagem dela estão diretamente ligadas a isso. Fazer um backup é praticamente uma obrigação e um compromisso com os clientes.
Diante das caraterísticas do backup na nuvem que citamos, os profissionais precisam ter em mente a importância dessa solução, mas também a relevância da escolha do parceiro. Precisa ser uma empresa confiável, com experiência de mercado e boas referências de clientes.
Entre as vantagens de uma boa parceria está a atuação de especialistas e o acompanhamento próximo do processo.
O ideal é que a empresa que oferece o serviço entregue relatórios periódicos para informar a situação do backup e, além disso, mantenha um suporte sempre disponível para apoio ao cliente.
Precisa de ajuda para aumentar a segurança dos seus dados e uso de tecnologia?
Entre em contato e conheça a solução Microservice Cloud Backup.