ambiente cloud

Ambiente cloud: 6 dicas para aumentar a performance da nuvem

Tempo de leitura: 10 minutos

Sem tempo para ler? Ouça este post ou baixe para ouvir mais tarde

 

Se sua empresa optou pela migração para a nuvem, provavelmente já conhece as grandes vantagens e a otimização de recursos trazidas pelo ambiente cloud. Além de acelerar a cultura de inovação, reduzir custos e promover flexibilidade, a nuvem é uma vantagem competitiva fundamental para a maioria dos negócios. 

Nesse sentido, vale lembrar que a nuvem tende a promover a melhoria do desempenho da infraestrutura, uma vez que possibilita aumentar ou diminuir a capacidade dos serviços de acordo com as necessidades da organização. Mas e quando a dúvida é como aumentar a performance em cloud computing

A seguir, saiba por que é importante se preocupar com o bom desempenho da nuvem, além de conferir 6 dicas eficazes para conquistar melhores resultados na prática. Acompanhe! 

Por que é importante focar no melhor desempenho do ambiente cloud

ambiente cloud
Créditos: fullvector

Em poucas palavras, as empresas que investem na melhor performance do ambiente cloud são aquelas que conseguem extrair o máximo da tecnologia. Isso impacta na redução dos custos com TI, na otimização da infraestrutura e no uso inteligente dos aplicativos mais significativos para as atividades corporativas. 

Na prática, essas vantagens também permitem que os negócios direcionem o tempo e os esforços da equipe no core business, ou seja, nas operações estratégicas que podem gerar inovação e diferencial no mercado. 

O “lado B” da má performance na nuvem 

Os benefícios do alto desempenho na nuvem são claros e até mesmo óbvios. Mas e quando há problemas e gargalos relacionados à performance?  

De fato, os impactos podem ser sérios. Falhas de processamento e armazenamento no ambiente cloud podem acarretar períodos de instabilidade e até mesmo queda completa no funcionamento de aplicações. Isso, por sua vez, afeta a imagem da organização no mercado e a credibilidade junto aos clientes. Afinal, quem confia em uma empresa cujos sistemas são sempre instáveis? 

Com isso em mente, podemos afirmar que a má performance na nuvem provoca redução de produtividade (principalmente devido à velocidade no acesso aos dados), perda de clientes e, em última instância, manchas na reputação e quedas no faturamento da organização. 

Diante de todo esse contexto, é essencial garantir a alta performance no momento da migração para o ambiente cloud, além de lançar mão das medidas que abordaremos para tirar o máximo proveito da nuvem. 

guia-do-inovador

Ambiente cloud: 6 dicas práticas para aumentar a performance no seu negócio

Em primeiro lugar, é importante destacar que uma tendência recorrente das empresas em casos de problemas com performance na nuvem: aumentar os custos junto ao provedor para maximizar o volume de recursos. 

Nessa perspectiva, os negócios ampliam espaço de armazenamento, memória, processadores e outras ferramentas. Entretanto, a verdade é que nem sempre a questão pode ser solucionada somente por essa “via fácil” – é preciso analisar as aplicações de perto e verificar outros pontos da engenharia de desempenho do ambiente cloud

Confira nossas dicas: 

Cheque os aplicativos em si 

Como mencionamos, é comum que os negócios atribuam o mau desempenho da cloud à insuficiência de recursos. Na prática, o problema frequentemente está na própria arquitetura dos aplicativos, o que exige verificação. 

Portanto, diante de baixas na performance, analise possíveis aplicações mal projetadas, com erros de programação ou implementação. Por vezes, simples modificações em códigos ou mesmo de design podem gerar as correções ( e a produtividade) desejadas. 

O melhor de tudo, aqui, é que o processo demanda poucos recursos da própria nuvem, sem impactar o orçamento do negócio. 

Refatoração de aplicativos: conte com uma equipe multidisciplinar 

Na mesma linha da dica anterior, vale ressaltar que há situações em que vale a pena apostar na refatoração ou reconstrução completa dos aplicativos corporativos mais relevantes – mesmo que isso demande mais tempo. 

Nesse contexto, nossa orientação é reunir profissionais de diferentes áreas da empresa para a jornada de reformulação, formando uma equipe multidisciplinar. Desenvolvedores, designers, gestores da nuvem e até mesmo usuários são importantes para correções de usabilidade e desempenho, partindo de uma visão global do ambiente cloud

Vale destacar, ainda, que extrair o máximo dos recursos de cloud computing demanda o comprometimento de todos os departamentos da organização

Redesenhe os processos 

Essa dica é relevante especialmente para as empresas que acabaram de concluir seu processo de migração para a cloud – ou mesmo aquelas que estão planejando sua transição.

É necessário ter em mente que o negócio está transitando de um processo baseado na infraestrutura física para uma nova solução. Não é de surpreender, assim, que é fundamental redesenhar todos os processos de trabalho para a adequação na nuvem. 

Esse cuidado básico de planejamento para um modelo inovador, vale mencionar, é crucial para evitar falhas nas rotinas do time e assegurar uma maior produtividade. 

Concentre-se nos aplicativos corporativos mais importantes 

Como não poderia deixar de ser, garantir produtividade e performance no ambiente cloud passa necessariamente por priorizar os aplicativos mais críticos para a empresa. 

Enquanto falhas e lentidão de acesso tendem a não representar grandes prejuízos para aplicativos secundários, esses mesmos problemas podem comprometer seriamente a confiabilidade do negócio quando se trata dos programas corporativos mais relevantes. 

Nesse ponto, contar com um parceiro especializado para a implementação da cloud faz toda a diferença. Esse apoio permite potencializar a disponibilidade dessas aplicações, reduzindo ao máximo seu período de inatividade. 

Elimine as complexidades e conte com um bom parceiro especializado 

Sim, maximizar a performance da nuvem pode ser um desafio e tanto. Vale a pena, portanto, frisar a importância do apoio de parceiros especializados

Essa ajuda profissional não apenas orienta os negócios na escolha da melhor plataforma de nuvem, como também planeja toda a jornada de migração e desempenho em conformidade com as demandas específicas da empresa. 

É interessante destacar que a consultoria profissional também é definitiva para a construção de um ambiente cloud que prepare a organização para um crescimento sustentável, aproveitando ao máximo os recursos e as vantagens da nuvem. 

Invista em treinamento para a equipe 

É comum se deparar com as queixas dos colaboradores a respeito do mau desempenho e do baixo funcionamento do ambiente cloud – e o problema, na verdade, consistir na falta de conhecimento dos mesmos sobre os recursos. 

Por esse motivo, uma jornada de migração eficaz para a nuvem também envolve o treinamento de todo o time acerca da solução, inclusive no que diz respeito à comunicação interna (com a promoção do diálogo entre a TI e as demais áreas do negócio). 

Esse know-how, vale lembrar, também será útil para que os colaboradores ajudem os gestores a identificar e solucionar possíveis falhas e problemas com aplicativos cloud no dia a dia. 

Concluindo 

É inegável que a transição para a nuvem é imprescindível para incorporar a transformação digital e a cultura da inovação em negócios de todos os portes. Otimização de recursos, infraestrutura inteligente, escalabilidade e acessibilidade estão entre as vantagens valiosas dessa adaptação. 

Para tirar o máximo desses benefícios, no entanto, é preciso lançar mão de gerenciamento contínuo para potencializar os resultados, manter a produtividade e garantir a alta performance dos processos de trabalho no ambiente cloud. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Conte com o apoio dos especialistas da Microservice nessa etapa e fique de olho nas atualizações do blog! 

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail