Como uma nuvem bem gerenciada pode aumentar a produtividade

Tempo de leitura: 8 minutos

Sem tempo para ler? Ouça este post ou baixe para ouvir mais tarde

Por muito tempo, a cloud computing foi somente uma alternativa para as empresas aumentarem a capacidade de servidor. Entretanto, hoje, a carga corporativa não é mais formada apenas por hardware local e software licenciado.

Junto à evolução tecnológica, a cloud passou a oferecer acesso a uma ampla gama de recursos sob demanda, como redes, servidores, kubernetes, armazenamento, aplicativos e serviços que podem ser rapidamente provisionados.

Com esse pool de recursos, por meio de uma gestão de nuvem assertiva e eficaz, as empresas garantem aumento de produtividade, além de otimização na infraestrutura e mais agilidade na operação.

Confira também 👉 Veja as tendências de computação na nuvem para 2022.

Nem todas as cargas de trabalho são adequadas para migrar para a computação na nuvem. Porém, a maioria das empresas pode iniciar o processo de migração de uma forma ou de outra. Por menor que seja o passo a dar, a cloud garante diversas vantagens para a operação.

Créditos da imagem: Starline

Confira como a gestão de nuvem é crucial para garantir aumento de produtividade na sua empresa. Acompanhe:

Big Data e Analytics mais simples

Estamos na era da informação e hoje, de acordo com o estudo The Data Paradox, da Forrester Consulting, mais de 70% das empresas utilizam Big Data para elevar os resultados. Contudo, os métodos tradicionais de armazenamento nem sempre fornecem uma forma ágil para análises avançadas. No caso de grandes empresas, esse processo pode levar semanas.

Nesse contexto, a gestão de nuvem fornece as ferramentas e processos essenciais para classificar dados estruturados e não estruturados de maneira rápida e fácil, o que ajuda a otimizar processos da operação e garante mais agilidade para o data analytics.

Escalabilidade e Flexibilidade

No mundo dos negócios em constante mudança é preciso se adaptar rapidamente às novas circunstâncias do mercado. A gestão de cloud eficaz garante resiliência com mais flexibilidade do que uma infraestrutura on premise. Além de se adaptar às condições externas, a escalabilidade da cloud também permite respostas rápidas às demandas internas.

Em cenários de transformações radicais, como ocorreu durante a pandemia do novo coronavírus, as empresas podem obter mais serviços e aplicações em nuvem para atender às novas demandas. Isso elimina problemas de superprovisionamento ou sobrecarga de sistemas de TI.

Equipe integrada com segurança

Com a alta adoção do home office ou modelo de trabalho híbrido, os funcionários precisam acessar sistemas, arquivos, dados e documentos relevantes de onde quer que estejam com segurança.

Desse modo, a cloud disponibiliza serviços de acesso e recursos de integração, como espaço virtual para reuniões, ferramentas de trabalho remotas e redução de armazenamento de arquivos em cópia impressa. Um sistema de colaboração mais eficiente que torna a rotina de trabalho mais ágil e gera aumento de produtividade.

Melhor governança de TI

A necessidade constante de solucionar problemas de rede e gerenciar vários ativos para uma solução local significa mais carga e problemas para o departamento de tecnologia da informação. Um provedor de nuvem pode cuidar de tudo, desde atualizações e segurança até manutenção de rotina

Ao utilizar a cloud, as empresas concentram seus recursos técnicos em impulsionar a inovação em vez de solucionar problemas e podem continuar a aumentar a produtividade, além de elevar sua capacidade e recursos sem comprometer os esforços que trazem mais sucesso para os negócios.

Disaster Recovery

Não importa o domínio que uma organização possa ter sobre seu ecossistema de negócios, sempre haverá coisas que podem causar desastres e interromper a operação. Hoje, qualquer tempo de inatividade tem efeito negativo nos resultados da empresa, além de afetar a produtividade, receita e reputação da marca.

Apesar de não ter uma solução para prevenir certos tipos de incidentes que prejudicam a operação, a cloud pode ajudar a se recuperar de desastres, pois serviços baseados em nuvem fornecem recuperação rápida de dados para todos os tipos de cenários de emergência, desde desastres naturais até quedas de energia.

Mais agilidade

A agilidade nos negócios é extremamente importante para uma empresa obter sucesso. Hoje, o mercado é altamente competitivo e para obter longevidade efetivamente é preciso estar preparado e ser ágil.

Neste cenário, a gestão de nuvem ajuda a reduzir a complexidade de uma organização e aumentar a produtividade, pois simplifica a operação e melhora a entrega de serviços, implementa rapidamente novas tecnologias ou iniciativas de negócios e aprimora a capacidade de reagir às adversidades do mercado.

Veja também 👉 Descubra como a empresa Hoya conquistou mais estabilidade e performance com a cloud.

É importante ressaltar que a migração para a nuvem exige definição de regulamentos claros e treinamento para a equipe sobre como usá-la com segurança e aproveitar todos seus recursos. Para integrar adequadamente a infraestrutura da empresa, o caminho mais apropriado é adotar a nuvem em etapas, a fim de evitar gargalos.

Além disso, as empresas precisam realizar um mapeamento a fim de identificar potenciais obstáculos, como largura de banda, aplicativos legados, compatibilidade de dados, entre outros desafios.

Os projetos de migração para a cloud não são simples, mas também não devem ser vistos como uma iniciativa nebulosa. Desse modo, a ajuda de uma empresa especialista é essencial para garantir que a implementação seja eficaz e assertiva.

👉 Fale com um de nossos especialistas e descubra como transformar o seu negócio com a cloud.

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail