Tempo de leitura: 11 minutos
Sem tempo para ler? Ouça este post ou baixe para ouvir mais tarde!
As constantes ameaças virtuais e o aprimoramento contínuo de cibercriminosos obrigam empresas em todo o mundo a investir cada vez mais em soluções de cibersegurança. Diante dessa realidade, o firewall é um importante aliado para proteger redes corporativas e garantir a segurança de dados e da informação.
A busca por soluções de firewall é impulsionada por uma série de fatores, como avanço da transformação digital, aumento da demanda por segurança e privacidade de rede, regulamentações administrativas, dentre outros. Com um mercado em crescimento, é preciso conhecer e analisar as opções disponíveis para fazer a melhor escolha para sua organização.
Pensando em ajudar nessa missão, separamos algumas tendências de firewall para você ficar de olho em 2023. Acompanhe!
Afinal, o que é firewall?
O firewall é um programa de proteção responsável por monitorar o tráfego que entra e sai da sua rede. O objetivo é impor uma política ou um método de controle de acesso à rede e aos sistemas para garantir a segurança corporativa.
Os firewalls protegem os computadores contra softwares maliciosos, criando uma barreira entre redes internas seguras e redes externas não confiáveis. Para isso, a solução utiliza filtros específicos, visando determinar se um pacote de informações, por exemplo, é seguro ou perigoso.
Os firewalls também contam com um sistema integrado de prevenção de invasões que bloqueiam ataques de malware e da camada de aplicativo. Além disso, eles reagem com rapidez e perfeição para detectar ataques em toda sua rede.
Na prática, o firewall é considerado a primeira linha de defesa para proteger uma rede ou sistema contra um ataque hacker. É possível encontrar soluções que ofereçam diferentes níveis de proteção, de acordo com as necessidades da empresa.
O valor dos firewalls na segurança cibernética
Créditos: Rawpixel.com
As redes que não possuem proteção são frequentemente vulneráveis a ataques. Caso não haja proteção adequada, quando os colaboradores conectam computadores aos sistemas de TI ou à internet, eles abrem as portas para muitas ameaças em potencial. A combinação de recursos e colaboração online simplificada pode acarretar o risco de invasão de rede.
Empresas de todos os portes e segmentos estão sujeitas às ações de hackers, sobretudo roubo de dados e informações sigilosas, quando expõem seus dispositivos a outras redes. Conexões de internet facilmente acessíveis aumentam o risco de tais ataques de rede.
Os firewalls oferecem proteção proativa, permitindo que você navegue pela rede corporativa com maior grau de segurança. É por isso que esses programas desempenham importantes funções para a segurança da informação, oferecendo uma série de benefícios, como:
Monitorar o tráfego de rede:
Todos os benefícios da segurança do firewall começam com a capacidade de monitorar o tráfego de rede. Ao monitorar e analisar o tráfego de rede, os firewalls utilizam regras e filtros preestabelecidos para manter seus sistemas protegidos e não comprometer suas operações.
Interromper ataques de vírus:
Nada pode encerrar suas operações digitais com mais rapidez e força do que um ataque de vírus. Por isso, um dos benefícios mais visíveis dos firewalls é a capacidade de controlar os pontos de entrada do seu sistema e interromper os ataques de vírus.
Evitar ataques hackers:
Com o aumento do roubo de dados e criminosos mantendo sistemas como reféns, os firewalls se tornaram ainda mais importantes, pois impedem que hackers obtenham acesso não autorizado a seus dados, e-mails, sistemas e muito mais. Afinal, um firewall pode parar um hacker completamente ou impedi-lo de escolher um alvo mais fácil.
Interromper o spyware:
Uma das maneiras mais comuns pelas quais cibercriminosos obtêm acesso é empregando spyware e malware — programas projetados para se infiltrar em seus sistemas, controlar seus computadores e roubar seus dados. Os firewalls servem como um importante bloqueio contra esses programas maliciosos.
Promover a privacidade:
Um benefício abrangente é a promoção da privacidade. Ao trabalhar proativamente para manter seus dados e os dados de seus clientes seguros, você cria um ambiente de privacidade confiável para todos os membros internos e externos da organização.
Veja também 👉 Tendências para backup em nuvem em 2023
5 tendências de firewall para 2023
Para acompanhar a crescente necessidade de proteção das redes corporativas, novas soluções de firewall estão surgindo no mercado. Confira as principais tendências para o próximo ano!
Next Generation Firewall
O Firewall de Última Geração ou Next Generation Firewall (NGFW) é uma das soluções mais modernas e completas, sendo indicado para garantir níveis elevados de proteção. Esse tipo de firewall inspeciona as transações de dados e conexão, verifica as sessões TCP e o nível de superfície, além de examinar profundamente os pacotes de dados.
Um dos principais benefícios da solução é sua flexibilidade para acompanhar as necessidades de cada empresa. Isso porque o Next Generation Firewall cria uma base de proteção desde o início das operações e permite escalar sua capacidade de proteção ao longo do tempo.
Firewall com inteligência artificial
O firewall com Inteligência Artificial (IA) é uma das grandes tendências que devem crescer nos próximos anos. A adaptação da IA para uso em firewalls permite realizar análises de ataques avançados, otimizando mecanismos de defesa inteligentes para uma proteção aprimorada.
Esse tipo de firewall consegue detectar, mitigar e prevenir ameaças de rápido movimento. Essa função é feita com base em amostras que conseguem explorar a vulnerabilidade da rede.
Firewall de inspeção de estado
É um tipo de firewall que inspeciona o estado de uma conexão do começo ao fim. A conexão permite criar um banco de dados para armazenar importantes informações, como IP e porta de origem e destino para cada conexão.
O objetivo é criar regras dinâmicas de tráfego e inspecionar os dados reais, e não apenas o cabeçalho dos pacotes. Assim, é possível garantir maior controle e proteção para toda a rede, fornecendo uma segurança mais avançada.
Firewall baseado em software
O firewall baseado em software, também chamado de firewall host, é executado em um servidor ou outro dispositivo. Essa solução precisa ser instalada em cada dispositivo que requer proteção, mas oferece algumas vantagens significativas.
Esse tipo de firewall fornece alta proteção aos dispositivos individuais contra vírus e outros conteúdos maliciosos. Eles são capazes de discernir diferentes programas em execução no host, enquanto filtram o tráfego de entrada e saída, o que garante um nível de controle refinado.
Firewall gerenciado
O firewall gerenciado pode ser considerado um serviço de assinatura em que sua empresa se beneficia com todas as funções de um firewall graças ao acompanhamento de especialistas terceirizados. Nesse caso, toda a operação é feita na nuvem.
Dessa forma, é possível aliar gestão, controle e proteção de dados de forma contínua atrelados ao conhecimento e à expertise de profissionais que atuam na área. O resultado pode ser observado na maior capacidade de resposta a incidentes de segurança, minimizando riscos e eventuais prejuízos.
Conclusão
Antecipar-se às novas ameaças cibernéticas é fundamental para evitar roubo de dados e qualquer outro tipo de prejuízo. Portanto, fique atento às novas tendências de firewall, conheça as necessidades da sua empresa e escolha a solução que mais se adequa à sua organização.
Com o firewall adequado, todas as operações ficam mais seguras graças à maior proteção que essas soluções oferecem à rede corporativa. Não deixe para depois, comece 2023 com a segurança que você precisa!
👉 Conheça nossos serviços e conte com o apoio dos especialistas da Microservice na sua jornada!