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6 razões para contratar um firewall como serviço

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O firewall ainda é um dos principais mecanismos de proteção para o ambiente de TI das empresas. Para as organizações que precisam contar com suas aplicações de modo ininterrupto e sem falhas, existe um atendimento ainda mais completo e eficiente: o firewall como serviço (FWaaS).

Esse modelo de contratação – também conhecido como outsourcing – fornece o acompanhamento contínuo de especialistas para obter o máximo desempenho, tornando-se uma opção de cada vez mais organizações. 

Vale lembrar que o firewall tem uma atuação valiosa na detecção de ameaças, impedindo seu avanço. Ao oferecer uma visão global dos incidentes e permitir o controle de recursos, a solução é uma aliada indispensável dos negócios no fortalecimento da cibersegurança

Saiba mais sobre a ferramenta e confira 6 motivos para contratar um firewall como serviço! 

O papel-chave do firewall nas empresas 

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Créditos: rawpixel.com

Em primeiro lugar, vale a pena retomar o conceito de firewall e sua função nas organizações. Vamos lá: 

O firewall é um dispositivo de segurança que monitora o tráfego de entrada e saída da rede corporativa. Dessa forma, a solução habilita ou bloqueia determinados tráfegos com base em um conjunto de regras pré-definidas. 

Nesse sentido, o firewall (ou “parede de fogo”, na tradução) atua no estabelecimento de normas de segurança para o tráfego de dados, definindo o que pode ser enviado e o que pode ser recebido da web. 

Em outras palavras, a ferramenta impõe uma barreira entre as redes internas e controladas e as redes externas potencialmente perigosas, como a própria Internet.

Na prática, os firewalls protegem computadores, servidores e redes locais contra as ciberameaças, permitindo detectar o vazamento de informações, monitorar links e bloquear aplicações específicas, além de promover mais agilidade e produtividade nas rotinas críticas para o negócio. 

Vale acrescentar que essa solução tecnológica é uma tradicional “linha de frente” na defesa da rede empresarial, sendo disponibilizada em software ou hardware.

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Firewall como serviço (FWaaS): entenda o modelo de contratação

Antes de passarmos para as vantagens do firewall como serviço, é importante esclarecer no que consiste essa modalidade de contratação que tem sido cada vez mais demandada pelos negócios.

Navegando pelo universo da TI, é provável que você já tenha se deparado com o sufixo “as a service”. Essa categoria de oferta descreve os serviços que são fornecidos em um modelo de assinatura, no qual as empresas arcam com uma taxa mensal ou anual para a contratação – o que abrange também o apoio especializado do fornecedor. 

Nesse contexto, o firewall as a service ou outsourcing de firewall define a locação de todas as funções dessa solução atreladas ao gerenciamento e à manutenção da ferramenta. Dessa forma, além de usufruir dos recursos da tecnologia em si, as organizações também contam com a gestão especializada por parte do parceiro contratado, o que garante o nível adequado de segurança e “desafoga” a equipe interna de TI. 

A partir daí, redução de custos, apoio qualificado de acordo com as demandas do negócio, monitoramento em tempo real e diminuição da complexidade são vantagens próprias dessa forma de contratação, conforme veremos a seguir. 

6 razões para contratar um firewall como serviço

Alta disponibilidade

Mais do que nunca, as empresas exigem alta disponibilidade constante dos seus serviços. Afinal de contas, qualquer falha de operação ou interrupção de acesso pode resultar em perda de produtividade, deslizes com os clientes e prejuízos financeiros.

De fato, muitos problemas relativos à TI nas organizações ocorrem por interrupções causadas por falhas na segurança de dados, dificuldades nos controles de acessos aos usuários e falta de atualizações em softwares e sistemas de proteção de dados.

Para garantir que tudo funcione de maneira contínua, sem que as empresas precisem paralisar suas atividades e reduzir a performance, contar com o serviço completo de firewall faz toda a diferença, não limitando a solução apenas ao uso de um equipamento e determinados controles.

Garantia de segurança 

Os firewalls gerenciados como serviço incluem equipamentos de última geração em suas ofertas, disponibilizando recursos mais avançados de segurança. Assim, é possível lançar mão da gestão de controle de acessos de acordo com as aplicações e os usuários. 

Tal modelo, vale lembrar, facilita o gerenciamento de logins e evita problemas de produtividade, uma vez que reduz as falhas na liberação do uso de aplicações que já são legítimas para determinada pessoa ou departamento.

Além disso, a solução assegura cuidados constantes de prevenção contra ciberataques e tentativas de invasão, que passam a ser uma responsabilidade do fornecedor. 

Monitoramento e suporte contínuos

Ao contratar um firewall como serviço, a empresa pode contar com um atendimento abrangente, que inclui monitoramento e suporte disponíveis em período integral, todos os dias do ano.

Isso representa tranquilidade e a confiança de que, quando necessário, o serviço será prestado de modo imediato, sem paralisar as atividades da empresa em função de um longo tempo de espera para a atuação do suporte.

É importante ter em mente, ainda, que a equipe parceira qualificada monitora continuamente o desempenho do equipamento, implementando as medidas necessárias para evitar possíveis incidentes, antecipando-se aos riscos.

Inclusão de atualizações automáticas

Quem opta por um firewall como serviço também pode ter a garantia de que as atualizações serão automáticas e diárias, com execução em tempo real. Desse modo, seu negócio estará blindado contra essa vulnerabilidade crítica para ações cibercriminosas.  

Vale ressaltar que as atualizações são um fator de extrema importância, uma vez que, de acordo com o IDC, 43% dos usuários não atualizam seus softwares e sistemas de segurança, o que impacta diretamente na eficiência desses mecanismos de proteção.

Apoio de equipe especializada e qualificada

Ter um firewall como serviço também significa contar com uma equipe especializada em segurança da informação. Com isso, sua própria equipe de TI pode direcionar seus esforços para outros pontos estratégicos, diretamente ligados ao core business e ao desenvolvimento da organização.

Redução de custos

Sem dúvidas, a redução de custos – aliada ao apoio qualificado – é uma das razões mais decisivas para a opção pelo firewall como serviço.  

Se a empresa decide pela solução, está apta a fazer uma previsão assertiva em seu orçamento (que nada mais é do que o valor acertado na contratação). Nesse sentido, elimina-se a preocupação com gastos extras em chamados urgentes para resolver problemas relacionados ao firewall. 

Não há, ainda, a necessidade de investimentos em tecnologias específicas, atualizações e manutenções, uma vez que isso geralmente já está incluso no pacote de serviços. O firewall as a service também dispensa a aquisição do equipamento ou software, apresentando um custo-benefício muito melhor do que investir  em profissionais especializados dentro do próprio time de TI. 

Firewall como serviço: devo optar pelo software ou pelo hardware? 

Como mencionamos, o firewall pode ser encontrado nas versões software ou hardware (e também na junção das duas modalidades, como tende a ser mais recomendado). 

Nessa perspectiva, o firewall por software permite configurar bloqueios e permissões de acordo com os perfis dos usuários, podendo ser alinhado com a política de acesso das empresas com base no sistema instalado nos computadores. 

Por sua vez, o firewall por hardware é acoplado a modems de banda larga e roteadores, sendo indicado para as redes com múltiplos computadores (contexto comum nas organizações). Nesse caso, é importante verificar se o(s) roteador(es) corporativos já contam com firewall incluso, ampliando a segurança dos dispositivos vinculados à rede.

Embora a abordagem da junção de ambas as versões seja a principal indicação, o ideal é contar com a orientação de especialistas na escolha do melhor caminho para cada empresa. 

Leia também:  Como reduzir custos com backup?

Conclusão 

É simples: todo negócio que faz uso de Internet deve contar com a proteção de um bom firewall. Sem esse cuidado primário, a companhia se torna vulnerável à invasão hacker de dados e sistemas corporativos, além do acesso cibercriminoso às informações valiosas dos clientes. 

Diante desse cenário, a opção por uma solução abrangente – que vá além dos simples recursos da tecnologia – é imprescindível para assegurar os corretos monitoramento, configuração e atualização do firewall, trazendo diversos benefícios para a segurança empresarial. 

Esperamos que tenha esclarecido suas dúvidas sobre a atuação e os benefícios do firewall como serviço. 

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Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

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