Itil nas operações de T.I

Desafios para implantar ITIL na operação de T.I.

Fazer a implementação de ITIL não é uma tarefa simples. Ela exige a participação de toda a organização e envolve uma série de fatores.

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma biblioteca com boas práticas para aplicação na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação.

O modelo ITIL engloba um amplo conjunto de processos e procedimentos gerenciais, divididos em cinco fases, incluindo desde a estratégia e desenho de serviços de TI, transição, operação, até a melhoria contínua dos serviços.

Com essas práticas, as organizações conseguem maior eficiência em seus serviços de TI e os transformam em vantagem competitiva para seus negócios.

Leia também Como a transformação digital impacta a gestão de T.I.

Nosso objetivo aqui neste post não é detalhar o que é ITIL e todos os procedimentos previstos, afinal, este é um conceito bastante claro para profissionais da área, mas sim mostrar quais alguns desafios na hora de implantar as boas práticas incluídas na biblioteca.

1- Apoio dos gestores

Um dos grandes desafios é conseguir o apoio completo dos gestores para a implantação da ITIL. Muitas vezes, os gestores aprovam a implantação, mas depois não dão o suporte suficiente para que todas as áreas cooperem e se engajem nesse trabalho. Por isso é preciso uma liderança forte, e que tenha consciência da importância da ITIL para os resultados da empresa.  A implantação de todo o processo deve ser feita de acordo com o conceito top-down, ou seja, de cima para baixo, e envolver todos, incluindo desde a diretoria, gestores, coordenadores, até chegar ao demais colaboradores.

2- Resistência dos participantes

Mudanças organizacionais, em geral, são sempre difíceis. Como a implementação de ITIL exige transformações significativas, muitos colaboradores resistem a aceitar os novos processos e, às vezes, até boicotam os novos procedimentos. Isso pode ser evitado com uma explicação correta de todo o projeto e até com treinamentos específicos. Para que a implantação ocorra com sucesso, é importante envolver toda a equipe e até mesmo clientes e outras partes que terão que participar do desenvolvimento de todo esse processo.

3 – Conseguir os investimentos necessários

A implantação de ITIL exige investimentos e nem sempre a organização consegue entender a necessidade desse aporte de recursos e como eles poderão impactar positivamente nos resultados da empresa. Por essa razão, é essencial conseguir mostrar aos gestores os benefícios diretos que a ITIL pode trazer para os negócios.

Incluir a necessidade da aquisição de ferramentas de mercado que atuam bem forte no processo de TI.

4 – Manter e aprimorar o ITIL

Como falamos lá no início, ITIL é um conjunto de boas práticas. Não é um projeto com começo, meio e fim. É algo que precisa ser implantado e mantido. E isto é um grande desafio para muitas empresas, que até chegam a iniciar algumas práticas, mas que não conseguem conservá-las. É preciso estar ciente que a implementação do ITIL é um processo de melhoria constante e deve acompanhar o desenvolvimento e evolução da empresa.

Um argumento comum para o abandono dos projetos é que no dia a dia a prioridade  acaba sendo o processo em si da empresa e não a melhoria que a TI pode proporcionar para ele. Mas é possível melhorar o processo e ainda sim mantê-lo em andamento, sem prejudicar as operações. O que precisa é fazer tudo de forma bem planejada e dentro das melhores práticas, como prega a ITIL.

Veja também as Preocupação dos Negócios na Transformação Digital.

Para que todos esses desafios sejam superados com mais facilidade, é importante buscar um parceiro para a implantação da ITIL. Tentar fazer tudo sozinho, apenas com uma equipe interna, e sem conhecimentos específicos sobre o tema, pode trazer ainda mais dificuldades e inviabilizar completamente a implementação de todos os processos.

Como está a implantação de ITIL na empresa onde você trabalha? Quer saber mais sobre como enfrentar esses desafios? Conheça nossa solução Microservice Smart Operations ou fale com os especialistas da Microservice.

Nosso objetivo é proporcionar a solução mais eficaz para as demandas de nossos clientes, garantindo o uso das melhores tecnologias para a conquista de resultados expressivos e sustentáveis.

Newsletter

cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail

Criação de Sites por Vale da Web